ESBOÇO SALMOS 40

DEDICATÓRIA

Eu primeiramente antes de tudo dedico está obra ao meu Deus, e também a minha família, esposa e filho, deixo aqui para todos o meu carinho e amor eterno

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos os que não desistiram de acreditar em mim, o meu muito obrigado a todos os amados amigos e colegas, vocês são o motivo desta e todas as minhas outras obras, Obrigado.

Copyright © 2012 Autor Pr. Cidinei da Rosa

All rights reserved.

ISBN:

ISBN: Independently published

ESBOÇO PARA PREGAÇÃO

Referência direta

""Salmos 40:1-4 ARC" Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me de um lago horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira.

INTRODUÇÃO ( resumir o assunto e despertar interesse aos ouvintes)

Sabe-se que o escrito do Salmos do número quarenta é de autoria de Davi filho de Jessé, muito conhecido por ter sido o segundo rei de Israel, e sabe-se também que provavelmente ele deva ter escrito este salmo logo após Deus ter confirmado o seu reinado sobre o povo israelita, trazendo a memória nos versos os dias passados onde ele ainda vivia somente a espera da promessa do seu dia da vitória, sempre resistindo as maldades do primeiro rei Saul, fugindo pelos desertos e vales, dormindo em cavernas e muitas vezes ao relento, tendo fé que um dia alcançaria as promessas de Deus para sua vida, e quando ele expressa que Deus ouviu o seu clamor, ele afirma que na verdade o Senhor finalmente o atendeu, e realizou o desejo do seu coração. No decorrer dos versos encontrados neste salmo Davi nos da uma boa idea do agir de Deus, de como ele trabalha em suas muitas etapas, solucionando cada problema e situação, desfazendo os obstáculo da forma ideal, nos fazendo entender que Ele trabalha sempre em ordem e legalidade. Toda obra precisa ter um projeto de construção antes de sua execução, e com está referência direta poderemos recriar e imaginar este incrível trabalhar de Deus para vida de cada um de nós, para nossas vidas tanto material sentimental, e ministerial. Vamos então entrar nesta palavra.

EXPLICANDO A EXESEGE DA REFÊNCIA DIRETA

1° Entendemos que houve um tempo de espera antes do cumprimento da promessa, mais por fim o dia da vitória é chegado na vida de Davi, quando ele disse Deus ouviu, ele está afirmando que Ele respondeu na verdade, e o atendeu, honra Davi, e faz dele um homem muito feliz.

2° Quando explano nesta referência Davi afirmando o fato de Deus ter o tirado de um charco de lodo, imagino o Senhor o tirando de sua situação difícil, das suas grandes dificuldades, onde ele não podia fazer nada além de esperar e se esconder, para preservar a sua vida. Então finalmente o Senhor confirma o seu reinado, lhe da estabilidade e segurança sem igual, quando diz colocou meus pé sobre a rocha, é isso que entendo, e quando declara firmou meus passos, entendo que Deus o levanta para não tornar a cair nestas mesmas dificuldades de outrora.

3° Quando o salmista diz, o Senhor colocou um novo cântico na minha boca, imagino que antes ele até cantasse, mais era uma outra música, então era outro tema, e outra letra, agora há novidade, ele está a entoar um novo cântico, por que agora há um novo momento de alegria é notado aqui, para uma verdadeira comemoração.

4° O termo Bem aventura afirma, feliz, realizado, satisfeito, realizado, enfatizando mais do que feliz.

5° O homem que confia em Deus, e se afasta da mentira e da roda dos escarnecedores, por fim será honrado por Deus o senhor, que se importa em julgar causas como estas.

EXPLICANDO A HERMENÊUTICA DA REFÊNCIA DIRETA

1° Todo aquele que esperar alcançará, e ao que bater, a porta lhe é aberta, e a todo que pedir alguma coisa, lhe será dado. Está é a nossa promessa no testamento da nova aliança, hoje firmada em nosso galardoador o Cristo.

2° em outrora estávamos perdidos em uma vida de muitos pecados, atolados no banhado, sem poder ir para frente ou para tráz, sem novidade de vida, não havia nenhuma expectativa de dias melhores. Mais Jesus nos tirou do mundo, e nele, está rocha de Deus, firmamos hoje a nossa vida, nossos sonhos e projetos agora estão neles firmado, pois hoje ele é o nosso suficiente galardoador, e nosso salvador.

3° Quando ouço a expressão um novo cântico, entendo um novo tema, tudo novo, penso e imagino a nossa vida mudando e sendo finalmente poderosamente edificada, antes em outro tempo éramos ímpios e pecadores injustos, mais hoje somos os justificados pelo sangue de Jesus, os mensageiros da verdade, por que Deus mudou o tema de nossas vidas, somos nós um novo cântico hoje, estamos agora verdadeiramente felizes, vamos cantar.

4° Nossa verdadeira alegria e contentamento está no senhor, quando ouvimos sua voz e a obedecemos, coisas boas acontecem, e então nos satisfazemos completamente na manifestação do cumprimento da vontade do seu querer.

5° Entendemos que para nós separação é uma questão de alcançar santidade, se separar do mau e acreditar que Deus vê todas as coisas e as julga, e que por fim recompensara cada um segundo suas escolhas e obras.

APLICANDO A HOMILÉTICA QUE É A ARTE DA PREGAÇÃO

Nossa confiança precisa estar firmada em Deus, e precisamos mesmo crer que quando oramos em secreto, nosso pai que em secreto vê e ouve a nossa oração irá nos responder. Mesmo que nossas dificuldades sejam tantas, ainda que todas as circunstâncias digam que não, ainda sim Deus poderá todas as coisas, Ele pode sim nos conduzir a um lugar de honra e vitória, só que para isso precisaremos sempre exercer a nossa fé firmada nele, acreditando que Ele vai mesmo nos levantar e nos colocar em um lugar seguro debaixo de suas asas, e que ira no dia certo colocar um hino de vitória em nossa boca, com novidade de vida, nos dando novas diretrizes e projetos, com firme propósitos enfim estabelecido pelo seu querer, nos fazendo concluir que vale apena sim a Ele ser fiel até o fim, pois ele ama os que o busca em oração, e sempre se separam do mau, esse Deus Honrará.

CONCLUSÃO

Aprendemos muito nesta passagem, Deus sim nos tira do mundo, do vale da sombra da morte, e nos traz para o centro de sua vontade com suas próprias mãos se for preciso, e nos da uma vida com ele, uma vida na sua presença, onde nossos passos são por Ele confirmados, firmados, nos dando a frente propósitos e projetos de paz. Percebemos nestes versos da referência direta, o trabalhar e agir de Deus, todo o processo, desde o pedido em oração de qualquer fiel, do tempo de espera, e o dia onde finalmente o Senhor responde a oração. O dia em que Deus honra ao que merece honra, e o meditar do salmista nestes assuntos adversos, ele afirma que se separou da mentira, e pode trazer a memória o fim do rei Saul, que foi desobediente até seu último fôlego de vida, Mias a gloria de Deus na vida do salmista foi esperar e acreditar que um dia O Senhor iria responder sua oração, e assim foi, ele pode afirmar finalmente um dia, eu sou o bem aventurado, por que eu esperei no senhor e ele se inclinou para mim, ouviu a minha oração, e me honrou, amém.

Pastor Cidinei da Rosa
Enviado por Pastor Cidinei da Rosa em 17/10/2020
Código do texto: T7089720
Classificação de conteúdo: seguro