ESBOÇO A ARCA DE NOÉ

DEDICATÓRIA

Eu primeiramente antes de tudo dedico está obra ao meu Deus, e também a minha família, esposa e filho, deixo aqui para todos o meu carinho e amor eterno

AGRADECIMENTOS

Agradeço a todos os que não desistiram de acreditar em mim, o meu muito obrigado a todos os amados amigos e colegas, vocês são o motivo desta e todas as minhas outras obras, Obrigado.

Copyright © 2012 Autor Pr. Cidinei da Rosa

All rights reserved.

ISBN:

ISBN: Independently published

ESBOÇO PARA PREGAÇÃO

Referência direta

"Mateus 24:37-39 ARC" E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem.

INTRODUÇÃO ( resumir o assunto e despertar interesse aos ouvintes)

Sabe-se pela leitura da escritura sagrada examinando os registros no livro do gênesis que um dia Deus se revelou a Noé, e após ter se revelado a ele o instruiu a construir uma grande arca, e explicou a ele que haveria de acontecer logo e muito em breve um grande dilúvio de águas, e para que ele e sua família se salvasse seria extremamente importante a sua construção e atenção a tudo quanto Deus ordenara. Vamos aqui neste momento explanar uma palavra muito conhecida e também muito interessante, uma palavra que tantas vezes você já ouviu por ai alguém apregoar, uma mensagem que hoje certamente será trazida a nós em uma nova perspectiva. Assim como foi nos dias de Noé certamente haverá de acontecer a está humanidade caída moralmente também logo e sem demora, ainda que todos estejam tão ocupados em seus afazeres, se casando, abrindo e fechando empresas, continuando suas vidas como se nada fosse acontecer, mesmo assim certamente virá e não tardará, ira acontecer mesmo que muitos não temam, o grande dia do arrebatamento está chegando, e como foi nos dias de Noé, um dia acontecerá também no tempo chamado hoje, certamente sim, sem demora,amém.

EXPLICANDO A EXESEGE DA REFÊNCIA DIRETA

1° Nos dias de Noé era vivido por eles a dispensação chamada dispensação da consciência, o segundo juízo de Deus estava prestes a ser aplicado ao homem, depois do primeiro julgamento que foi a saída do jardim do Édem

2° Noé foi pregador no seu tempo, ele tentou avisar ao povo que estava chegando o dia do juízo de Deus, e que também havia um plano se salvação, uma arca, e que todos os que se arrependessem de seus erros e entrassem nesta arca poderiam ser salvos, mais ninguém acreditou em sua pregação,

3° a arca que Noé construiu suportou as águas, a chuva e tempestades, e todos que nela entraram se salvaram, porém quando a porta fechou, isso quando Deus com sua mão fechou a porta da arca, ninguém mais pode ser salvo, e para os que ficaram do lado de fora o tempo acabou, morreram afogados ou esmagados pelas forças das águas, mais os que dentro da arca estavam ficaram em segurança e viveram,

4° nos dias de Noé as águas cobriram toda a terra, tudo ficou submergido, todos o homens e animais silvestres perderam sua vida fora da arca, a água por assim dizer renovou a terra, quando as águas baixaram estava para começar um novo tempo de Deus para o homem,

5° nos dias da dispensação de Noé na verdade após o dilúvio não ouve sobreviventes, ninguém pode ser resgatado os posteriormente salvo, semente quem estava dentro da arca foi salvo segundo os registro bíblicos hoje conhecidos.

EXPLICANDO A HERMENÊUTICA DA REFÊNCIA DIRETA

1° No tempo chamado hoje vivemos a dispensação da graça,

2° o Noé de hoje que apregoa as palavras ao arrependimento somos todos nós, os obreiros, pastores e demais cooperadores do cristo,

3° a arca que pode nos salvar do dia do juízo de Deus é o próprio Jesus Cristo, quem nele entrar e participar do seu plano de salvação poderá ser salvo,

4° nos dias de Noé o dilúvio foi de água, mais em nossos dias será o fogo o grande protagonista da justiça,

5° Depois do arrebatamento o tempo da graça irá acabar, e ninguém mais poderá ser salvo pela graça, por que sem derramamento de sangue não há remição de pecados e nem salvação, para ser salva fora do tempo da Graça será necessário negar o anticristo até o fim e ser morto por ele, o negando e não aceitando a sua marca, em outras palavras como não dispõe mais da graça do sangue de cristo terá que derramar seu próprio sangue.

APLICANDO A HOMILÉTICA QUE É A ARTE DA PREGAÇÃO

1° Da mesma forma que Noé pregou o arrependimento, e fez o convite para que as pessoas chegassem ao pleno arrependimento, e assim pudessem entrar na arca e se salvar do dilúvio que ainda viria, da mesma forma hoje pregamos a palavra de Deus, e também fazemos o mesmo apelo ao arrependimento, um apelo a todos homens, que eles cheguem ao reconhecimento de que necessitam e dependem de Deus para alcançar tão grande salvação, e só assim poder fugir da grande ira que virá.

2° Sabemos que nos nossos dias a nossa arca para escaparmos da ira que virá é o senhor Jesus , quem estiver dentro desta arca Jesus será salvo, então quem estiver dentro do plano de salvação que é exclusivamente a Jesus o Cristo da Cruz, poderá ser salvo, que nos faz entender que todo aquele que não estiver em Jesus Cristo não poderá ser salvo.

3° Pela leitura das escrituras sabemos que embora o dilúvio nos dias de Noé foi o transbordar das águas, para o geração vindoura esse dilúvio será de fogo, o dia da ira do Senhor, onde ele vai executar o seu juízo final, assim como de certa forma entendemos o que aconteceu nos tempos antigos, da mesma forma acontecerá no tempo vindouro, e este dia que está preparado e reservado por Deus ara seu juízo desde o inicio do mundo.

CONCLUÇÃO

Aprendemos muito nesta passagem, no tempo chamado hoje vivemos a dispensação chamada graça, onde os homens são salvos pela graça de Deus, seu maravilho Don, nesta dispensação somos todos justificados pelo sangue de Jesus que é eterno e sumo sacerdote, todos os que se arrependem dos seu erros, de suas falhas humanas e morais são realmente perdoados e justificados pelo Cristo, e podem assim gratuitamente participar então da sua graça, a salvação recebida como um favor não merecido. Nos dias de Noé a salvação era estar dentro da arca, mais agora nos nossos dias sabemos que só Jesus pode salvar, então Ele é a nossa arca para o tempo chamado hoje, pra sermos salvos precisamos estar no centro da sua vontade. Apesar do dilúvio conhecido ter acontecido com o uso das águas pelo poder Deus, Ele preparou para o fim um dilúvio de fogo, e sabemos isso por causa da Bíblia, por que ela nos afirma expressamente que todos os que não tiverem sidos recolhidos para os mais altos céus, terão que participar te tal angustiante e inimaginável dor, e depois de participar deste dilúvio de fogo, por fim ser lançado para sempre em um lago chamado de o lago de fogo, trazemos a memória que depois que arca se fechou nos dias de Noé ninguém mais nela entrou, era tarde demais, e um dia poderá ser tarde de mais para aqueles que não acreditaram na nossa pregação, como os que não deram credito a pregação de Noé nesta passagem conhecida e hoje aqui apregoada.

Pastor Cidinei da Rosa
Enviado por Pastor Cidinei da Rosa em 17/10/2020
Código do texto: T7089722
Classificação de conteúdo: seguro