Comentário da Liturgia da 
             5ªfeira da 29 ª Semana Comum

                  Rm 6,19-23;Sl 01;Lc12,49-53

 

 

Vim trazer à terra fogo,separação ,divisão

Jesus veio incendiar o mundo com o fogo do amor de Deus e do amor ao próximo. Realmente por causa de Cristo milhões de pessoas consagraram suas vidas a serviço de Deus e da Religião, num zelo jamais visto.

Fala-se, em 3,16  de um batismo com“ Espírito Santo e fogo” fogo de julgamento e  de purificação;Is4,4 fala de uma purificação com “vento” (pneuma)de julgamento: aniquila  ou purifica e limpa. Outros distinguem: o batismo e a paixão, o fogo é pentecostes; Jesus anseia que chegue o espírito purificador, mas se aflige diante da proximidade da paixão. E o Cristão tem que seguir a mesma trajetória. Diante de Jesus as pessoas terão de tomara partido, como Simeão anunciou (2,34-35) passando por cima dos laços familiares. Recorde-se a tremenda cena de Ex 32, o grito de Moisés: a mim os do Senhor!”e  matança dos culpados, sem perdoar”irmão, parente ou vizinho”. A  divisão de Jesus  provocará  atravessará  grupos humanos naturais,A citação de Miquéias 7,6. A apresentação da paz messiânica (Is2,2-5;11,1-10) não pode ignorá-lo.

N a 1ª leitura Paulo nos estimula para que almejemos a santificação. Ele nos adverte que a paga do pecado é a morte e o salmista nos confirma dizendo que è feliz quem a Deus se confia. Deus vigia os caminhos dos perfeitos a mais a estrada dos malvados  leva à morte.

São Paulo  fala para os romanos  usando uma linguagem contra a impureza, a mesma que usa hoje para nos que devemos estar vigilantes e orantes libertados do pecados para servir a Deus .enquanto esperamos a segunda vinda do Senhor, a parusia. 


Com som : 
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=709117