ESBOÇO PARA PREGAÇÃO Salmo 100

REFERÊNCIA DIRETA

"Salmos 100:1-8 ARC" Celebrai com júbilo ao SENHOR, todos os moradores da terra. Servi ao SENHOR com alegria e apresentai-vos a ele com canto. Sabei que o SENHOR é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome. Porque o SENHOR é bom, e eterna, a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração a geração.

INTRODUÇÃO ( resumir o assunto e despertar interesse aos ouvintes)

Observando atenciosamente este salmos de número 100, que é genuinamente um belo hino de louvor ao Senhor, percebe-se sem maiores dúvidas que ele está a se referir de certa forma direta, a imutável soberania do governo absoluto do nosso Deus, onde em uma forma bem simples e direta, nos faz entender a ordem natural de todas as coisas, aconselhando e fazendo todos saber durante este cântico que era entoado, a postura ideal e a atitude certa a ser adotada por todos os servidores e adoradores do seu nome, e assim tendo o exemplo e por fim também memorizar o mesmo, para poder enfim praticar cordialmente, pois o louvor era também naqueles dias, uma forma de exercer o ministério do ensino da doutrina.

EXPLICANDO A EXEGESE ( entrando na mente do autor)

1° Aqui nesta referência direta o salmista afirma que deve-se Celebrar a Deus sempre com júbilo, e proceder em um espírito voluntario de comemoração, ao Senhor que é nosso glorioso santo e trino Deus. (Celebrar: Comemorar; exaltar algo ou alguém; receber de modo festivo).

2° O salmista também afirma expressamente que deve-se servir a Deus com alegria, pois o serviço oferecido a Deus de forma alegre é reconhecida como uma verdadeira adoração. (Servir: Prestar serviços; cumprir determinados deveres e funções), (Alegria: Estado de satisfação extrema; sentimento de contentamento ou de prazer).

3° Saber e ter a convicção que o Senhor é bom também é observada e transmitida por meio desta referência direta, é importante crer que isso é mesmo verdade, por isso é ressaltado com tanto ênfase aqui neste salmo. (Saber: Conhecer, ter conhecimento; ficar ou permanecer informado).

4° Entrai por suas portas com ação de graças, embora a murmuração seja considerada sempre o cântico da derrota por assim dizer, por outro lado entende-se que um cântico de ação de graças por sua vez, representará sempre satisfação e triunfo, um hino de vitória entoado, fará todos os que o ouve interpretar que o que canta está satisfeito. ( GENUINO: Ser verdadeiro, VERACIDADE: Falar a verdade, FIEL: Provar-se verdadeiro).

EXPLICANDO A HERMENÊUTICA ( Entrando na mente do ouvinte)

1° Celebrar: um dos frutos do Espírito que é citado no novo testamento é “gozo”, que por sua vez nos trás para este momento de reflexão um significado muito propício e sugestivo, gozar no Espírito, refere-se a poder se alegrar com tudo o que é bom da parte de Deus para nossas vidas, cantar e entoar cânticos alegres de vitória, e poder comemorar e exaltar a Ele com gratidão ,de modo festivo, assim transparecendo a nossa satisfação em modo de celebração, tornando assim a nossa vida de certa forma manifesta a muitos, a vida que da para todos o bom testemunho.

2° Servir: (Salmos 37:4 ARC"), O serviço oferecido com alegria e fidelidade a Deus, sempre será considerado muito bem sucedido, pois o primeiro fundamento observado e notado em todo e qualquer ministério é o seu caráter. A natureza real de um ministério verdadeiro é seu serviço oferecido a Deus e aos homens voluntariamente com alegria.

3° Saber: Deus é imutável, não muda, não se cansa, não se arrepende e não volta atrás, o que nos faz entender que se o Senhor é bom, Ele não é somente bom por um momento, mais sim continuamente, bom com os retos, os quais a Ele demonstram o seu temor com entendimento, e temos que crer nisso, e ter está informação sempre em mente, que Ele é o sustentador e galardoador daqueles que buscam a sua presença.

4° Entrar na igreja, ou em qualquer outro lugar, ou mesmo se portar e se apresentar publicamente sem ter do que se envergonhar hoje, é mesmo para poucos, vivemos um momento onde muitos parecem ser uma coisa mais na verdade são outras.

APLICANDO A HOMILÉTICA ( A arte da pregação e aplicação do sermão).

Sabe-se que Deus é maravilhosamente benevolente para os seus, e que tem prioridade máxima na execução da ordem e da legalidade, e este preceito é certamente para todas as coisas, que com certeza pela fé nos faz entender uma vez mais que Ele estará sempre disposto a nos fazer saber de todas a coisas, as quais Ele deseja nos revelar, para que assim possamos celebrar e nos alegrar diante de sua presença, que é real em nosso meio e em nossas vidas. O desejo de Deus é abrir para nossas vidas as portas que nos levarão ao centro de sua vontade, mais para nós é necessário enquanto estamos no tempo de espera, fazer de nossa vida a Deus uma oferta viva oferecida em seu altar, demonstrando nossa confiança nele enquanto a ele entoamos cânticos de ação de graças, para que também por nossas lábios e por nossa vida, Ele o senhor, possa ser uma vez mais glorificado e exaltado.

CONCLUÇÃO

Aprendemos muito nesta passagem.

1 Devemos continuamente servir ao senhor com alegria, celebrando com grande júbilo as vitórias que Ele tem nos dado, e todas as outras mais que Ele poderá nos proporcionar.

2 Inclinar os nossos ouvidos para ouvir a sua voz, já que ele quer e nos faz saber de muitas coisas, as quais um dia para nós já estiveram em outrora no oculto e secreto.

3 Em toda e em qualquer situação devemos continuar oferecendo o louvor a sua homenagem, entrar nos seus átrios, em busca da sua presença.

4 Agindo assim estaremos provando a nossa veracidade em todas as coisas e em todo e qualquer proceder, sendo fieis até o fim provaremos ser verdadeiros, ao próprio Deus e aos demais que estarão sem a nos observar.

Pastor Cidinei da Rosa
Enviado por Pastor Cidinei da Rosa em 29/10/2020
Código do texto: T7099051
Classificação de conteúdo: seguro