EV.LUCAS 9,51-56 - "JESUS A CAMINHO DE JERUSALEM

EV.LUCAS 9,51-56 – JESUS A CAMINHO DE JERUSALEM

Jesus caminhava para Jerusalém com seus discípulos quando, chegando a Samaria, procuraram um lugar para pernoitarem. Aquele povo de Samaria não se dava com o povo Judeu e, como Jesus era judeu, não o quiseram acolher. Os discípulos Tiago e João, ficaram furiosos e disseram a Jesus :- “Mestre, quer que peçamos que caia fogo do céu sobre este lugar? Jesus os repreende e achou melhor continuarem a caminhada. Qual a mensagem que poderemos tirar de tal acontecimento na vida de Jesus ?

1º - Ninguém é obrigado a aceitar Jesus em sua vida. Geralmente, as pessoas que não o aceitam têm motivos suficientes para assim agirem. Por exemplo:- Apego às coisas materiais e ao dinheiro. Gostar de levar vida egoística pensando só em si próprio, em sempre levar vantagens, mesmo que venham a prejudicar os outros. E, narraríamos aqui mil exemplos mais. O importante é que quando alguém não aceita a Jesus, é porque terá que fazer opção de vida correta e verdadeira. Jesus disse certa vez:- “Não poderás amar a dois senhores, ou Deus ou o dinheiro”. Não poderás ascender uma vela para Deus e outra para o diabo”. Quando as pessoas se inteiram destas condições exigidas para aqueles que quiserem O aceitar, desistem, estão tão envolvidos, tão afundados em tudo o que não podem, que preferem continuar escravos das coisas do mundo que lhes trazem satisfações e alegrias falsas e passageiras.

2º - Mesmo assim, Ele dá oportunidade a todos, principalmente , aos que não O aceitam. Ele disse, também, um dia :- “Quem de vocês, se tem 100 ovelhas e, ao trazê-las do campo, percebe que está faltando uma, não guarda as 99 em lugar seguro e não vai atrás da que se perdeu? E, quando a encontra, não fica alegre, colocando-a nos ombros e volta alegre e feliz para casa? Disse também :- “Eu não vim para os que estão sãos mas, para aqueles que estão doentes. “ O amor de Jesus é infinito, mas também é justo”. Não obriga, não castiga, não amedronta ninguém, para forçar a se salvar seguindo os seus ensinamentos. A própria vida nos coloca em situações, que às vezes não nos resta outra alternativa, senão aceitar a mão Salvadora do Cristo, que morreu por toda a humanidade, que o Criador não queria que se perdesse. Só que...Nunca se deve esquecer de duas coisas fundamentais – a) Que somos finitos. b) Que somos falíveis e mortais. Um dia, que ninguém sabe, nem espera, só Deus, morreremos sem sermos avisados e, mesmo que alguém perceba, já moribundo querendo lutar para ficar e, se não acertou o ritmo da sua vida com o ritimo dos conselhos deixados por Jesus, será tarde. Mesmo sabendo que o amor infinito de Deus, até na última hora poderá nos salvar; mas ... se não aprendemos nem a gostar, como iremos demonstrar naquele momento, que O amamos, naquele momento derradeiro? É para se pensar muito ...

3º ) Só quando aceitamos a Jesus como nosso único salvador; como o Messias; como o Prometido; como o Filho de Deus feito Homem; só para que pudéssemos, convivendo com Ele, conhecê-lo e acreditarmos na realidade que o Deus Pai nos queria mostrar, para que nos salvássemos. Deus materializou o seu grande Amor em seu filho Jesus, que descendo à Terra, vivendo como nós, com as mesmas necessidades físicas biológicas e psicológicas, sem se corromper, apesar das tentações a que foi submetido. Nasceu, viveu, morreu e ressuscitou em um curto espaço de tempo, mas o suficiente para ficar para sempre no mundo, na presença da terceira pessoa da Santíssima Trindade: o Espírito Santo. Desde há dois mil anos atrás, quando não existiam os órgãos de divulgação que existem hoje, nem telefone, nem jornais, nem rádio, nem cinema, nem tv, nem computador. Mas existiram os ARÁUTOS DA PALAVRA DE DEUS, os Apóstolos que a tudo presenciaram e pregaram por toda a parte, como testemunhas fidedígnas das verdades pregadas por Jesus e, morreram das formas mais cruéis, como só os Santos morrem; porque é a sublimação da sua missão.

E, hoje, ainda encontramos pessoas que acham difícil seguir os ensinamentos da vida, que Jesus nos deixou. Ainda não descobriram a satisfação, a alegria de render graças por tudo que continuamos recebendo, diariamente, em nossa vida. AMÉM - Bene

Ctba. 29/10/07 - DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! (BGJ)