Comentário da Liturgia da 2ªfeira
                               da 30 ª Semana Comum

 

           Rm 8,12-17; Sl67(68) Lc 13,10-17

 

O tempo de Jesus não é só de admoestação, mas também de salvação. Um mulher que sofria há18 anos, a escravidão de Satanás, sendo uma filha de Abraão poderia deixar de ser atendida por Jesus, apenas para cumprir o preceito o sábado?

Quem poderia mais? A lei que proíbe curar no sábado, que torna o ser humano escravo do próprio Satanás ou Jesus, o Messias esperado, veio curar os doentes?Diante d explicação do  Chefe da Sinagoga , Jesus chama isso de legalismo hipócrita.

Nem sequer um dia se deve esperar parar cumprir o que diz o salmo “endireitai os curvados” (145,14; 146,8). Ele está a caminho e tem que repartir seus bens mesmo que seja no sábado. O encontro da mulher com Jesus andarilho é sua conjuntura. “Procurai o Senhor enquanto se deixa encontrar”(Is55,6 Podemos  notar a terminologia de atar e desatar, que aponta para o nível do perdão. A ação de Jesus já está operando a divisão do que falou antes(12,52) entre o povo e os dirigentes.

O refrão do salmo 67 diz: “Nosso Deus é um Deus que Salva, é um Deus que liberta”.Paulo, na 1ª leitura diz que o Espírito Santo dá testemunho  de que somos filhos de Deus e não posemos  viver segundo a carne.É preciso lutar contra o pecado , viver a experiência  de deixar que o Espírito Santo nos conduza. Devemos dar um salto e mergulhar em Jesus, caminhar com Deus para o céu com os irmãos .É este o chamado de Paulo  para entrar da dependência e deixar conduzir pelo Espírito Santo.Esvaziar-se de nós mesmos  para mergulhar na experiência  filial no mistério da Eucaristia.

Depender de Deus é falar em nome de Deus e isto todos nós batizados podemos fazer. Cumpramos, pois nossa missão de anunciadores, de missionários neste tempo das Santas Missões populares.

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=714654