Jesus, o Sumo Sacerdote

Hebreus 6.20

Jesus, o Sumo Sacerdote

Hebreus 6.20

A figura do sacerdote leva-nos a Moisés e o povo de Israel quando peregrinaram no deserto. Depois da entrega da Lei houve a designação da família de Arão como sendo a linhagem para os sumos sacerdotes. A tribo de Levi e a linhagem de Arão ficaram incumbidas do serviço religioso, do preparo das ofertas, dirigir os holocaustos e outros sacrifícios. Mas qual a ideia na língua hebraica da figura do sacerdote?

A passagem de Hebreus 6.19-20 diz: Essa esperança é para nós como âncora da alma, firme e segura, a qual tem pleno acesso ao santuário interior, por trás do véu, onde Jesus adentrou por nós, como precursor, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque. Se basearmos a resposta de acordo com o versículo acima a ideia mais simplista de sacerdote é a de representante. Jesus atuou como tal adentrando ao santuário interior. Na língua hebraica sacerdote é kohen, cuja palavra remete a uma origem que significa mediador.

Voltando aos tempos de Moisés os sacerdotes eram os representantes do povo perante o SENHOR, ensinando e fazendo a Lei ser cumprida. Eram pessoas que mantinham uma vida com muito mais regras de pureza e santidade que os demais israelitas. Somente os sacerdotes podiam carregar a arca da aliança, qualquer outro poderia ser morto, lembrando que nos tempos de Davi houve a morte de Uzá por tocar na arca.

A nova aliança já está vigente desde a morte e ressurreição de Jesus, que foi e ainda é nosso Mediador diante do Deus Pai. Não precisamos mais de sacrifício, de ofertas e holocaustos, mas sim de uma fé sincera no Filho do Homem, o qual não é sumo sacerdote da linhagem de Arão, mas de Melquisedeque, aquele que não tinha princípio nem fim.

Na carta aos Hebreus o tema do sacerdócio ocorre em quase todo o livro, não é à toa, pois os destinatários precisavam ser convencidos de que as figuras e costumes do Antigo Testamento não tem mais serventia. Em outra passagem, no capítulo 4 v.14 diz: Concluindo, tendo em vista que temos um grande sumo sacerdote que foi capaz de adentrar os céus, Jesus, o Filho de Deus, mantenhamos com firmeza nossa declaração pública de fé. Essa passagem expressa bem a figura de Jesus como sumo sacerdote, pois Ele atuou como Aquele que foi além de preparar a oferta e apresentar ao Pai, pois Jesus foi a própria oferta e foi aquele que chegou ao Pai para ser propiciação por nós.

Embora não exista no Cristianismo a figura do sacerdote e a apresentação de ofertas e holocaustos não quer dizer que estamos a ver navios, sem ter algo a apresentar, pois, no versículo 15 do capítulo 4 de Hebreus diz que Jesus se compadece das nossas fraquezas e continuando no texto diz que devemos nos achegar ao Trono da graça para receber misericórdia e poder no momento da necessidade. Jesus conforme prometido por Ele mesmo continua conosco, ouvindo nossas orações e apresentando-as ao Pai, o ofício da Mediação não terminou na cruz, mas permanece até o fim dos tempos (Mateus 28.20).

29/12/2020

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 29/12/2020
Código do texto: T7147036
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.