Comentário da Liturgia do dia Finados

 

                                        Jo11,17-27

 

Diz o salmista: O senhor é minha luz e salvação. A quem temerei?

A Igreja não esquece seus filhos. Hoje é o dia de finados. Dia daqueles que por esta vida já passaram.

Existem dois momentos fundamentais na vida do cristão: a vida e a morte. A morte pra os que sabem o seu valor é a maior alegria. Nos não perdemos nosso familiar, ele parte para a comunhão com Deus. Em Jesus o nosso ente querido celebra a vida eterna.

A vida aqui é uma peregrinação. Lembremos que Jô disse: Eu creio que o meu redentor está vivo e um dia eu o verei. Precisamos espalhar a certeza da ressurreição. Paulo nos dá esta luz dizendo que o batismo é a volta para aquele que nos criou e para o qual nós voltamos.

Quem busca a felicidade aqui, na terra,  tem medo da morte. A vida aqui é uma peregrinação para a vida no céu. A vida aqui na terra é uma preparação para a vida eterna.

A ressurreição já começa a acontecer aqui e será plenificada no céu.

Todos nós temos nossa hora de voltar ao Pai e devemos viver como se esta já estivesse se aproximando.

A vida biológica vai se esvaindo, e a espiritual está a conclamar o encontro com Deus. Esta é a realidade. Em Cristo estamos todos reunidos, ninguém está esquecido. É o momento da páscoa, isto é da passagem. Dói.! Mas,  a esperança nos dá a certeza que a dor é passageira.

Agradeçamos a Deus por nos ter chamado à vida, por nos ter proporcionado tantas coisas boas e santas e por nos garantir a vida eterna. Lembremos que porque Jesus vive,  temor não há. Paulo nos dá esta luz dizendo: vitorioso vive e reina o nosso Senhor! E nós também todos reinaremos um dia com ele, desde que estejamos nos questionando como estamos vivendo: dedico tempo ao irmão? Sou instrumento de paz e de bem? Faço o outro feliz para ser feliz??????

Lembremos que bela recompensa aguarda os que morrem piedosamente.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=720422