ENQUANTO TEU MILAGRE NÃO VEM, SEJA UM MILAGRE NA VIDA DE ALGUÉM

ENQUANTO TEU MILAGRE NÃO VEM, SEJA UM MILAGRE NA VIDA DE ALGUÉM!

Mario Sérgio Cortella disse:

"Deixe de ser SOLITÁRIO. Passe a ser mais SOLIDÁRIO".

É é verdade.

O sábio pastor Carlos Roberto, meu conselheiro pessoal, uma vez falou:

"Quando você se abre para o Evangelho, o Evangelho se abre para você".

Na época não entendi bem a frase, pois fui até ele pedindo ajuda e aconselhamento sobre muitas coisas. Com o decorrer dos dias, porém, percebi que estava tão focado nos MEUS PROBLEMAS que esqueci dos outros ao meu redor.

O termo " se abrir para o Evangelho" significa ser um ministro da palavra e do amor de Deus "em tempo e fora de tempo" (2Timóteo 4;2), não em cima de um altar apenas, mas numa conversa com alguém que precisa, sendo presente, mesmo à distância. Se preocupando de verdade, dedicando tempo para o que é mais importante no Corpo de Cristo: o próximo.

Embora vivamos numa sociedade "umbigicêntrica", onde a ingratidão é irmã da traição e ambas adotam muitos adeptos, ainda assim vale a pena "amar o próximo como a ti mesmo" (Mateus 22;39).

Quem sabe nos voltamos demais para o que nos falta e esquecemos do que nos basta: A GRAÇA DE DEUS QUE OPERA EM NÓS.

De tanto focarmos nas nossas lágrimas, questionando quando elas cessarão, perdemos a oportunidade de enxugar o pranto de alguém que, quem sabe, conversa conosco todos os dias, vê nossos status no Whatsapp, trabalha no mesmo setor, até congrega na mesma igreja, todavia, como disse Paulo, estamos "estreitados nos... próprios afetos" (2Coríntios 6;12).

Por isso ele ordena: "DILATAI-VOS! POIS NOSSOS CORAÇÃO ESTÁ ABERTO PARA VÓS! ABRAM-SE TAMBÉM!" (2Coríntios 6;11,13).

Recordo do irmão Maykon Ferreira, meu amigo de infância e de igreja, quando, parafraseando Provérbios 17;17 pregava dizendo:

"Irmão só nasce na angústia"

É curioso notar que antes que a viúva de Sarepta em 1Reis 17 recebesse um milagre de provisão, ela precisou ajudar o profeta Elias, mesmo com o pouco que tinha.

Às vezes negamos ajudar alguém porque alegamos que nos falta recursos.

Recursos ou fé mesmo?

Tem coisa que só cresce quando a gente divide. Quem sabe já entregamos os cinco pães e dois peixes na mão de Jesus. Ele já abençoou. Agora o milagre da multiplicação está no repartir, no compartilhar.

Lembre-se que ainda antes que virasse ditado popular, a bíblia já dizia:

"Quem dá ao pobre, empresta a Deus..." e "Ele lhe pagará o seu benefício". Provérbios 19;17

Na vida cristã não tem lugar para a frase"ema, ema, ema; cada um com seus problemas". Ao invés disso, "Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram". (Romanos 12;15).

Quem sabe você se decepcionou com algumas pessoas e, por causa disso, se isolou de tudo e de todos. Mas Deus não te fez um porco-espinho, que ao se aproximar de alguém fere e sai ferido. Quando o Senhor te criou a intenção dele sempre foi algo compartilhado, nunca isoladamente.

"Multiplicai-VOS... eis que VOS tenho dado... ser-VOS-ão para semente." Genesis 1;28,29

Sempre que você dobrar seus joelhos, estará confessando que o "PAI" é "NOSSO" (Mateus 6;9).

A trajetória do patriarca Abraão foi repleta de momentos intensos de fé e obras. Entretanto, seu maior dilema pessoal era ter um herdeiro. Uma vez que sua esposa era estéril e ambos avançados em idade, somente uma ação sobrenatural poderia reverter essa situação que se arrastava como um cadáver amarrado por décadas.

Entretanto, 25 anos se passam e Deus não concede o milagre. Logicamente o Senhor tem o tempo certo para cumprir suas promessas.

Contudo vale lembrar de um episódio:

Em Genesis 20 Abraão visita às terras de Abimeleque, rei de Gerar. A cultura da época pregava que se um soberano quisesse se tornar marido de uma mulher casada, bastava matar o cônjuge e tomá-la como esposa. O velho patriarca, com medo tanto da morte quanto de perder Sara, mentiu, dizendo que eles eram irmãos.

Quando Abimeleque intentou fazer algo a esposa daquele homem, Deus lho impediu, enviou uma doença naquela terra e ordenou que o rei de Gerar rogasse ao patriarca para que orasse e, somente depois disso, o Senhor curaria aquela nação do flagelo que a assolava.

Abraão tem sua esposa de volta, ora a Deus e o Soberano Criador curou a terra de Gerar.

Todavia, veja bem qual era a doença que havia naquele lugar:

Gênesis 20:17 Abraão intercedeu junto a Deus e ele curou Abimeleque, a mulher e as servas dele, de modo que elas PUDESSEM TER FILHOS . 18 Porque o Senhor havia tornado ESTÉREIS todas as mulheres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.

Imagine você: o homem que sofreu a vida toda com a esterilidade de sua esposa agora está tendo que orar para que Deus cure a esterilidade de outras pessoas. Como deve ter ficado a cabeça de Abraão?

Será que ele disse:

"Senhor, estou orando por outros, mas e a minha casa? Estou fazendo o que tu pede, abençoando outros. E minha benção, Senhor?"

Porém Deus, que não deve nada a ninguém e é um patrão mais que fiel e justo, surpreendeu a todos no próximo capítulo onde diz:

Gênesis 21:1 O Senhor visitou Sara, como tinha dito, e cumpriu o que lhe havia prometido.

Enquanto Abraão pedia cura da esterilidade para outros, Deus visitava Sara.

Enquanto você se dispõe a ajudar outros, saiba que Deus estará cuidando dos teus.

C. H. Spurgeon falou que a melhor oração é a intercessória, pois se assemelhava a oração sacerdotal de Cristo pelos discípulos e onde o poder de Deus opera em maior escala, abençoando tanto o que ora quanto o alvo da oração.

Lembre-se: na narrativa do Bom Samaritano em Lucas 10;25-37, Jesus não chamou de próximo o que precisava de socorro, mas o que podia socorrê-lo, dando a entender que se alguém precisa de ajuda, se estiver no meu alcance, obrigatoriamente eu sou o próximo daquela pessoa.

O poeta Allan Dias Castro tem uma frase tremenda:

"É muito bom receber a mensagem:

CALMA, VAI PASSAR!

Mas o que muda tudo é dizer:

CALMA! TÔ PASSANDO AÍ!"

Não está fácil pra ninguém. Cada um sofre de um jeito. Uns mais, outros bem mais. Todos estão sofrendo neste momento. Como consequência da pandemia, muitos estão se afastando cada vez mais, evitando contato a todo custo, porque sabem que se importar com alguém (a palavra importar deriva da etimologia "algo que importo dentro de mim") significa chamar a responsabilidade para si.

No entanto, existe dois tipos de pessoas: as que cruzam os braços para se proteger do frio sozinhas e as que abraçam outra pessoa para aquecer a dois (Eclesiastes 4;9-12).

PORTANTO...

Conhece alguém passando por um momento difícil? Mande mensagem. Pergunte como está. Converse. Ligue. Marque de visitar. Ouça essa pessoa. Nessa era de mais de 4 mil amigos no Facebook e 10 mil seguidores no Instagram, falta um amigo, dois ouvidos e uma palavra. Acredite, tem gente que a única coisa que precisa é de alguém que a ouça atentamente.

É capaz de ajudar financeiramente? O que está esperando, então? Seja generoso. Mesmo que não tenha muito contato, saiba que você pode se tornar um divisor de águas na vida de alguém.

PRA CONCLUIR...

Não espere recompensa daquela pessoa. Quem sabe ela pode até te esquecer. Porém, tem um Deus nos céus que não esquece, pois "O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade lhes digo que, sempre que o fizeram a um destes meus pequeninos irmãos, foi a mim que o fizeram.” (Mateus 25;40).

ENQUANTO O TEU MILAGRE NÃO VEM, SEJA UM MILAGRE NA VIDA DE ALGUÉM!

Deus abençoe!

Compartilhe essa mensagem se falou contigo!

....

Leandro Severo

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 25/05/2021
Código do texto: T7263919
Classificação de conteúdo: seguro