AOS SOLTEIROS

AOS SOLTEIROS (previna-se no dia 12 de junho)

A famigerada data do dia dos namorados se aproxima, e com ela as horas de angústia de algumas pessoas por ainda não terem o seu par.

Nesse momento, enquanto um casal festeja sua união, há os que são obrigados a celebrar (suportar) a solidão. Durante o período em que os pombinhos se declaram e postam suas fotos com homenagens, flores, chocolates em atacado e beijinhos, muitos se entristecem por não estarem na mesma situação, desfrutando da companhia de alguém que deseja e ama.

Provavelmente muitos solteiros (como eu já fiz anos atrás) irão silenciar os storys de inúmeras pessoas que namoram só para não ter que ver a felicidade alheia escancarada diante de si e, mesmo que inconscientemente, acabar invejando tal alegria, caindo assim num lapso de frustração e ansiedade.

Antes de mais nada, permita te lembrar de algo bem real, embora ignorado. Mesmo que você não concorde, preciso, contudo, desengasgar isso da minha garganta que está aqui há tempos:

Pra que serve um feriado temático?

Para as empresas: seu dinheiro

Para os estabelecimentos: seu dinheiro

Para os meios de comunicação apresentarem programações visando sua audiência, ou seja, ganhar dinheiro em cima de você.

Mas e o Facebook? E a felicidade dos mais recentes pombinhos? Seria inválida?

Não e sim.

NÃO, porque em muitos ainda existe o verdadeiro sentimento de apreço pelo(a) parceiro(a) e gostariam de registrar o momento. Isso é lindo.

Porém...

SIM, porque isso ainda é o que chamamos de "Marketing Da Vida Perfeita".

E é aqui que deparo com um problema.

É curioso que tais datas comemorativas (das mães, dos pais, dos namorados, das crianças), por mais que sirvam de lembrete para reafirmarmos nosso compromisso com o amor ao próximo, o foco maior se torna a exposição da beleza do sorriso temporário, das palavras doces em homenagens, dos presentes comprados em promoção e da ilusão de que ISSO é amor e felicidade genuína.

Não. Não é.

Às vezes o que temos em nossas redes sociais é a mais pura demonstração de exibicionismo mimético, movido por likes, curtidas e comentários fofos, onde o quadro de que tudo está bem é pintado e, automaticamente, recriamos a Matrix de um mundo ideal, onde "não há morte, nem dor, nem pranto, nem choro" (Ap 21;4).

Apenas uma coisa não te contaram: esse mundo não existe. Ou se existe, é só nas redes sociais.

Sabe esse casamento? Não é perfeito.

Sabe esse noivado? Não é perfeito.

Sabe esse namoro? Não é perfeito.

Sabe esse sorriso? Quem pode provar que é real?

Eu conheço gente que briga em casa e só fala de separação, mas que no Facebook é tanta foto feliz que me sinto num conto de fadas. Porém, sem o "e foram felizes para sempre", haja vista esse "para sempre" se baseia na imagem congelada de uma foto de celular.

ALI eles estão felizes. Depois da foto, do aniversário, da data comemorativa, não se sabe. Ninguém sabe. O "para sempre" foi só um momento. Semelhante aos últimos versos do Soneto da Fidelidade de Vinicius de Moraes:

"Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure"

Entendeu?

Enquanto dure.

Não é eterno. Não é perfeito. Não são "felizes para sempre".

Zygmunt Bauman, um dos maiores pensadores do nosso século, escreveu diversos livros sobre o tema da liquefação da sociedade e seus princípios. Onde vivemos num "Tempo Líquido", numa "Modernidade Líquida", com "Valores Líquidos" e "Amores Líquidos".

E por que são líquidos?

Porque não possuem solidez suficiente. Apenas aparência. Em breve esse "amor eterno" escorrerá pelos dedos e se desfará ou irá se misturar com outras coisas também líquidas.

Basicamente a foto da vida perfeita é aquilo que chamamos de "Fogo de palha". Que seria uma chama intensa que só dura um rápido momento de explosão, porém logo vira cinzas.

O tempo do "click" de uma foto.

Em outros casos, temos o conceito de hipocrisia declarada; mesmo que sem o intuito de ser, se torna.

A palavra hipócrita veio do grego e designava, a princípio, apenas um ator, um comediante, um histrião, sem as conotações intensamente negativas – de falsidade, dissimulação, fingimento – que hoje estão grudadas nela. Ou melhor: o fingimento estava lá, mas era exercido em nome de uma causa nobre, a de entreter o público. (FONTE: https://veja.abril.com.br/blog/sobre-palavras/o-hipocrita-nasceu-no-palco/)

A mídia, o Instagram, o YouTube, o Facebook e os veículos de comunicação tem um só objetivo: te entreter com o que for belo, maravilhoso, vislumbrante, convincente. Ainda que, falso, passageiro e sinistramente feio por dentro.

Existem casais lindos, esbeltos, sarados, endinheirados, extrovertidos, verdadeiros "influencers digitais" que vivem (e ganham muito dinheiro com isso) para expor seu relacionamento nas redes sociais.

Não há casais mais "perfeitos" do que atores e atrizes, artistas e famosos, com seus luxos e todo aquele brilho. Não é a toa que programas e revistas de fofoca possuem tanto ibope, pois os mesmos apresentadores e redatores que exaltam a felicidade do casal, glorificam o término do relacionamento, publicando ambas matérias com ânimos redobrados.

O foco é o mesmo: eles te dão entretenimento e você os idolatra.

Há muitos filhos que só lembram das mães no Facebook, sem nunca ter conversado dois minutos ao redor da mesa no almoço ou café da manhã, lavado uma louça, esfregado um banheiro, feito uma massagem nas costas ou tirado alguma "pelanca" do pé da homenageada.

Há muitos filhos que recordam dos pais entre sorrisos, abraços, fotos e frases motivacionais (meu mestre, meu mentor, meu exemplo), mas que longe das câmeras são filhos displicentes, rebeldes, nunca visitam seus pais, recusam ajudar financeiramente, não perdoam seus atrasos ou suas falhas pela idade avançada... soube de um caso que a filha torcia pro pai morrer logo para vender a casa. Legal, né? Sorria!

Não citarei dia das crianças. Vejam as manchetes. Os casos horripilantes de crimes contra esses pequeninos.

O dia dos namorados não é diferente. Entre um "Você é tudo pra mim" pode se esconder imaturidades, discussões escandalosas, mágoas não tratadas e até traições.

Mas comemoremos o momento. Brindemos a vida curta com o sorriso eternizado por uma foto. Mostremos para todos o que queremos que eles vejam.

Ressalto que este texto não é uma censura a postagem de fotos ou vídeos felizes com quem você ama, uma vez que minha fala é direcionada aos solteiros.

Quero tão-somente lembrar aos solteiros: não caia na ilusão do marketing da vida perfeita.

Repito: ELA NÃO EXISTE.

Agora você está se perguntando qual é meu verdadeiro intuito com essa postagem. Fazer casais se separarem? Fazer solteiros curtirem amores rápidos sem compromisso? Não querer que ninguém namore ou proibir todas as fotos bonitas de casais felizes?

NÃO, MEU SANTO! NÃO, MINHA SANTA!

QUERO TE FAZER OLHAR PARA OUTRO FOCO COM UMA PERGUNTA:

QUAL A TUA FONTE REAL DE FELICIDADE?

É óbvio que a tristeza bate quando vemos alguém ter o que não temos. Isso é em todas as áreas. Veja o caso de Asafe no Salmos 73. Ele, sendo servo de Deus, sentiu inveja da prosperidade alheia em contraste com o que lhe faltava, chegando a duvidar da bondade do Senhor.

Todavia, esse é nosso erro: observar demais a felicidade temporária. (Para muitos o tempo vagando nas redes sociais tem gerado isso mesmo).

Olhamos tanto para a grama do vizinho que não somente esquecemos de cuidar da nossa, como também críamos o conceito de que a grama ideal é aquela, de tal modo que somente quando tivermos aquilo seremos finalmente felizes.

Não! Não seremos!

Evitarei entrar em assuntos filosóficos sobre felicidade ou alegria. Minha área é a teologia e nela baseio meus argumentos.

Lanço mão de algumas perguntas:

É pecado se alegrar quando a vida está boa?

R: não.

É pecado se alegrar quando eu alcanço, depois de muito tempo e esforço, um objetivo desejado?

R: não.

É pecado se alegrar com o(a) namorado(a)?

R: logicamente não.

É pecado se alegrar com alguém que ama?

R: não.

Onde está o pecado ?

Em fazer dessa alegria seu deus.

Em imaginar que ESSA COISA te fará completo.

Existem varios motivos do porque essa ideia é errada. Direi apenas um:

1 - Você é um ser incompleto.

Por mais que tenhamos tudo, sempre iremos querer mais. E mais. E muito mais. Nunca estamos satisfeitos. Podemos estar gratos e contentes. Satisfeitos? Jamais. Sempre haverá algo melhor e mais bonito do que aquilo que temos nos levando a desejar mais do que possuímos.

É a tese dos "graus" de Tomás de Aquino:

"Se algo existe, existe algo maior e melhor"

Por que isso?

Porque DEUS NOS FEZ INCOMPLETOS.

Jonas Madureira, em seu maravilhoso livro INTELIGÊNCIA HUMILHADA, explica que em Genesis 2;7, a palavra "NÉFESH" no original hebraico que tem o significado de "alma", carrega também vários outros sentidos.

Entre eles, GARGANTA.

Para resumir, GARGANTA, no pensamento hebreu, é o órgão de saciedade. Se aqui, no ocidente, quando temos fome, colocamos a mão na barriga, um judeu tocaria na garganta, indicando que estava faminto.

"NÉFESH" no hebraico, importa dentro de si o mesmo significado que "desejo, avidez, fome".

Veja exemplos:

"Todo o esforço do homem é feito para a sua boca, contudo, o seu apetite (NÉFESH) jamais se satisfaz." (Eclesiastes 6:7 NVI)

"Por isso o Sheol aumenta o seu apetite (NÉFESH) e escancara a sua boca." (Isaías 5;14 NVI)

"A alma farta (NÉFESH) pisa o favo de mel, mas à alma faminta (NÉFESH) todo o amargo é doce." (Provérbios 27;7 ARC)

Percebe-se que "NÉFESH" não é um termo de único significado (alma), mas muitos. E entre eles o aplicado em Genesis 2;7 é o que se relaciona com "desejo, apetite, fome".

Agora quando pensamos em fome, dizemos que TEMOS fome. Porém, Genesis 2;7 diz:

"E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem FOI FEITO (CRIADO) alma (NÉFESH = DESEJO, FOME) vivente."

Com isso entendo que nós não apenas TEMOS fome. Nós SOMOS fome.

Deus nos fez incompletos... para um único propósito. Para que saciássemos, não a fome que temos, mas a fome que somos, do único alimento para nossas almas: DEUS.

Voltando ao tema dos solteiros:

Por que Deus nos fez incompletos?

UNICAMENTE PARA QUE BUSCÁSSEMOS NOS PREENCHER DA ÚNICA COISA QUE PODERIA CONCEDER NOSSA ALEGRIA PERFEITA: ELE MESMO.

E é nessa verdade que Tomás de Aquino continua sua tese dos graus:

"Por esta razão podemos dizer que Deus existe, porque Ele é o padrão máximo da perfeição e da beleza." (Isso é um resumo da tese feita pelo autor do post).

Menciono a música FORMOSURA da Ir. Kelly Patricia:

"Formosura que excedeis, a todas formosuras!"

E os versos finais:

"Juntais àquela que não é,

Com a plenitude acabada.

Sem acabar, acabais.

Sem ter que amar, amais.

Engrandeceis nosso nada".

Jesus disse para uma mulher samaritana (que estava justamente com problemas com namorados e relacionamentos):

"Qualquer que beber desta água tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte d’água que salte para a vida eterna." (JOÃO 4;13,14).

Davi, um guerreiro elogiado e reconhecido por onde passava, o rei mais amado de Israel e Judá, possuindo mais de um bilhão de reais em patrimônio, quando estava no ápice do seu reinado, dobrou os joelhos e disse:

"Eu sou pobre e necessitado" (Salmos 40;17)

Estamos falando de um rei, gente. E ele se sentia POBRE E NECESSITADO??? Seria Davi mesquinho e avarento?

Contudo, o verso continua, dizendo:

"Mas o Senhor cuida de mim: tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus." (Salmos 40;17)

Davi estava dizendo: "minha maior riqueza é o Senhor".

Este mesmo personagem pecou gravemente contra Deus. Arrependido, seu clamor alcançou proporções intensas quando falou:

"Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo." (Salmos 51;11)

No episódio do pecado do povo hebreu com o bezerro de ouro em Êxodo 32, Moisés intercedeu para que o Senhor os perdoasse, guiando-os até a terra prometida. Deus, então, disse que daria o que queriam: já que almejavam tanto entrar em Canaã, Jeová enviaria um anjo que os levaria até a terra que manava leite e mel, porém Ele mesmo não estaria mais no meio do povo.

Ao que Moisés respondeu em desespero:

"Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui." (Êxodo 33;15)

Moisés, o servo do Senhor, estava dizendo:

"Não é Terra prometida que me completa. Não é Canaã. É a sua presença, Deus. Se ela faltar em minha vida, então faltará tudo. Se o Senhor não for, eu desisto de Canaã, mas não desistirei de Ti!"

Lembre o que Salomão só aprendeu muito velho, depois de se perder em todos os prazeres da vida:

"Tudo é vaidade" (Eclesiastes 1;1)

Mas em sua juventude, após a construção do templo, declarou:

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." (Salmos 127;1)

Por esta razão seu conselho final foi:

"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade..." (Eclesiastes 12;1)

A samaritana entendeu o que Davi, Moisés e Salomão disseram: a alegria perfeita só poderia ser encontrada na presença de Deus. Numa vida de comunhão com o Senhor. Nos tornamos completos quando nosso Criador coloca a peça que tanta faltava no quebra-cabeça de nossas almas: JESUS.

Paulo, que sofria com o espinho na carne (que não vou especular o que poderia ser), orou três vezes para que Deus removesse aquele angustiante flagelo. No entanto, a resposta divina serve como bálsamo para nosso coração:

"A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." (2 Coríntios 12;9)

Preste atenção a esses verbos:

BASTA... APERFEIÇOA.

No original grego esses verbos tem o sentido de COMPLETUDE. Não como se fosse algo que tapasse um buraco, ou uma tampa para uma panela, mas contém a ideia de que SEM AQUILO, estaria pra sempre vazio, ou seja, sem nada.

Se nossa vida é uma pintura, Deus é a única tinta que, sem Ele, não há cor nenhuma no quadro da nossa existência. Deus é quem dá o sentido para todas as coisas na nossa vida.

Além do mais, esses verbos também tem o significado de SUFICIÊNCIA SUPERABUNDANTE. Deus possui uma alegria que é suficiente para nós. Que SUPERA todas as nossas expectativas. Em outras palavras:

"Paulo, a minha graça te completa! A minha presença te é suficiente, porque o meu poder completa o que te falta! Eu vou além de tudo aquilo que você precisa!"

Em suma, não é pecado querer namorar alguém. Só não faça disso a meta primordial da sua vida, pois isso pode até te trazer uma felicidade, porém, imperfeita e incompleta. Mas COMPLETUDE somente JESUS CRISTO é e tem para dar.

Portanto, dirijo essa palavra aos solteiros (e aos namorados também):

Antes de querer que alguém se alegre contigo, faça de Cristo sua maior alegria.

Permita que Deus seja sua razão de viver. Regozije, sim, ao lado de quem você ama. Mas saiba que, independente se está casado, noivo ou solteiro há anos, entenda que Jesus Cristo é o único que pode preencher PERFEITAMENTE o vazio do nosso coração.

Com Jesus o amor não é líquido, mas Ele é a Rocha que foi ferida pelo nosso pecado, recebendo a pancada da vara da Ira divina em nosso lugar na cruz do Calvário, vertendo e jorrando seu sangue, sua graça e sua vida para nos ressuscitar, nos fazer viver uma vida de verdade, nos levando a vencer o deserto da solidão.

Ele é o verdadeiro Pão Vivo que nos alimenta. A água da vida que sacia nossa alma. A videira verdadeira que produz seiva para nossa existência. O Caminho, A Verdade e a Vida. Só Ele tem palavras de Vida Eterna.

Cito o refrão da música MARCAS DO ETERNO do Pe. Fábio de Melo (na época ele não era pop, mas me parecia mais centrado no evangelho):

"Sou consagrado ao meu Senhor,

Solo sagrado eu sei que sou.

Vida que o céu sacramentou.

Marcas do Eterno estão em mim.

Antes do seu amor chegar,

Um Outro Amor já me encontrou,

E me envolveu de tanta luz...

Que já não posso me esquecer."

Eu poderia falar mais sobre isso, mas meu desejo foi apenas dizer para aquele que, porventura, se entristeça por não ter ninguém quando o dia 12 de junho chegar: existe uma alegria maior. E essa alegria está em Jesus.

Duvida?

Experimente. Faça o teste.

Entre no seu quarto, diante da presença de Deus, onde há "abundancia de alegria" (Salmos 16;11), sinta-se abraçado(a) por aquEle que nos ama incondicionalmente e jamais nos abandona e declare:

"Eu sou do meu amado (Jesus), e o meu amado (Jesus) é meu!" (Cantares 6;3)

Se conseguiu ler até o final, deixe seu comentário e compartilhe!

Deus abençoe!

Leandro Severo da Silva
Enviado por Leandro Severo da Silva em 10/06/2021
Reeditado em 11/06/2021
Código do texto: T7275847
Classificação de conteúdo: seguro