Jesus, o sol da justiça

Malaquias 4.2

Muitas coisas erradas e proibidas acontecem na calada da noite. Roubos, assassinatos, encontros extraconjugais e também reuniões para acerto de propinas. De noite ninguém quer ser visto ou reconhecido. Até mesmo Jesus quando foi preso foi levado a um julgamento no meio da noite em que os fariseus foram convocados às pressas para decidir o que fazer com um preso inocente e sem culpa.

O sol foi criado por Deus no quarto dia da criação e sua função é separar o dia da noite e regular juntamente com a lua as estações do ano. No hebraico a palavra sol é traduzida por shemesh cujo significado mais remoto está relacionado com brilhante. A palavra dia no hebraico significa yom e na sua origem traz a ideia de quente, que por implicação entendemos que é devido a luz solar. Na astronomia o sol é considerado uma estrela e aquilo que chamamos de estrelas é chamado de astros.

No contexto da passagem de Malaquias 4, versículos 1 e 2, está a profecia da vinda do Dia do Senhor, a qual reservará para os arrogantes e maldosos um fogo ardente, mas para os que temem o Nome do Senhor, nascerá o sol da justiça, trazendo cura em suas asas e causando muita alegria. Essa imagem do nascimento de um sol ou estrela remete-nos para o anúncio do nascimento de Jesus que foi por meio de uma estrela, a qual brilhou e guiou os sábios do oriente até o local do nascimento do Messias, conforme está escrito em Mateus 2.2: Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-Lo.

A maldade do ser humano veio desde a queda e só foi aumentando conforme vemos nas páginas do Antigo Testamento. Cobiça pelo poder a qualquer custo e opressão aos menos favorecidos, sem qualquer sinal de empatia e misericórdia pelos próprios semelhantes. Muita corrupção e injustiça. O Senhor a tudo isto observou e ao longo da história interviu dando sinais de que não se contentava com a situação. Desde Noé, passando também nos tempos dos juízes e reis. Os profetas também alertavam o povo como voz do Senhor, até chegar em Malaquias, o último do profeta do AT, o qual profetizou a vinda do Messias, o qual seria como um sol da justiça, a qual no hebraico significa tsedakah, cujo significado está relacionado a justo, correto e limpo.

Jesus veio, mas mesmo assim o mundo continua injusto e repleto de pessoas cometendo crimes e outras espécies de maldades, só que Ele pede aos seus discípulos que sejam luz num mundo que precisa ser limpo do pecado e tornar-se mais justo. Em Mateus 5.16 está escrito: Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu (NTLH).

22/07/2021

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 22/07/2021
Reeditado em 22/07/2021
Código do texto: T7304787
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.