A santidade é possível

É fácil constatar que muitas pessoas não possuem uma clara noção do que vem a ser a santidade. Mesmo muitos católicos não possuem uma visão clara. Infelizmente, a desinformação religiosa é muito alta na sociedade, o próprio Papa Bento XVI alertou sobre isso.
Ora, santidade não é um bicho de sete cabeças. Qualquer pessoa pode ser santa e Deus chama a todos nós à santidade: inclusive a você, que está lendo este texto.
Em criança eu aprendi, creio que com o Irmão Borges, o conceito básico: santo é quem está no Céu. Ora, pessoas simples e comuns, inclusive incultas e rudes, estão no Céu pois morreram em estado de graça.
É preciso entender que os santos canonizados, ou seja, que a Igreja Católica reconhece oficialmente como santos, são pessoas que levaram a santidade a grau heróico, e isso comprovadamente. É o caso por exemplo dos mártires cristãos e de confessores (grandes evangelizadores) como São Domingos de Gusmão.
Por outro lado, algumas pessoas julgam que os santos são tristes e carrancistas. Nada mais errado. Tomemos o caso do saudoso Padre Léo Tarcísio, falecido em 2007. Já corre o seu processo de beatificação. É o fundador da Comunidade Bethânia, que recupera alcoólatras e drogados, entre outras coisas. A Tv Canção Nova (canal 20 da tv aberta) exibe às 21 horas das segundas-feiras o programa "Buscai as coisas do alto", que consiste na exibição dos vídeos das conferencias e homilias do Padre Léo. E é possível constatar como o público se divertia com as brincadeiras e pantominas que o sacerdote fazia enquanto discorria sobre assuntos importantes e transmitindo sólida doutrina e excelentes ensinamentos. Aliás o Catolicismo é a religião da alegria, e Santo Agostinho chegou a dizer que "um santo triste é um triste santo".
Ser santo não é operar milagres, somente Deus opera milagres, podendo embora utilizar seus servos como instrumentos. Basicamente ser santo é praticar as virtudes cristãs, como inclusive sacrificar-se pelos semelhantes.
O Padre Damião de Veuster, belga (1840-1889), deixou para trás o conforto da Europa e foi viver numa colônia da ilha de Molokai, no Hawai, onde o governo local confinava os leprosos. As condições locais eram muito mal planejadas, os enfermos sofriam mais do que as suas enfermidades, e o Padre Damião (foto) trouxe àquela gente uma verdadeira assistência.
E como não havia como evitar o contágio, este nobre sacerdote pegou a lepra e morreu leproso, ainda relativamente jovem.
Mais informações podem ser facilmente colhidas na internet, inclusive na Wikipedia.
Imagem da página católica Alethea.