Comentário da Liturgia da 2ªfeira da 32 ª Semana Comum

 

                                    Sb1,1-7; Sl138(139)1-3.4-6.7-8.9-10;Lc 17,1-6.

 

 

A sabedoria é um atributo de Deus que dirige as obras exteriores, como a criação. Ela está a Ele unida, mas dele emana como um espírito. Dela Deus comunica  um reflexo  ao homem, o qual se deve guiar por ela  até à  salvação.

Escândalo é o que faz tropeçar e cair (Sl73,2);de ordinário se refere à fé. É um agravante que as vítimas sejam os pequemos, os fracos, e necessitados, os que passam por crises, estão mais expostos.

O salmista diz claramente: “Senhor, vós me perscrutais e me conheceis. Para onde irei longe do vosso espírito?”É vossa  destra  que me sustentaria.

Lucas fala primeiro do pecado em geral e recomenda a repreensão ou admoestação para que o pecador se dê conta  e se corrija. É uma espécie de denúncia  profética  em formato menor.Ora perdoar o irmão supõe que ele nos ofendeu.

A força da fé não depende da grandeza, mas sim do seu ponto de apoio que é a promessa de Jesus .

 Pedir que Jesus a faça crescer  já é  expressão de fé , estima do seu valor, consciência da própria  impotência .

A pitoresca imagem da amoreira é própria de Lucas; é uma imagem hiperbólica  empregada para encarecer o poder sobre-humano da fé.

Como cristão não devo dar mau exemplo  e preciso demonstrar com ações o poder da fé.

 

Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/publicacoes.php