Comentário da Liturgia da 5ªfeira da
                         32 ª Semana Comum
                                   

                   Sb7,22-8-1; SL 118(119); Lc17,20-26


A vinda do reino de Deus já está no meio de nós. A expressão “reino/ Reinado de Deus” é quase exclusiva de Jesus. Muitos judeus esperavam a restauração política de Israel. Como Jesus Como Jesus anunciou repetidas vezes a chegada do reinado de Deus, os fariseus o identificam com sua expectativa e lhe perguntam pela data exata. Jesus responde sempre que o reinado de Deus  já está próximo, presente  ou no meio deles  na sua pessoa e ação.Não quiseram reconhecer. Jesus estava com todos.
Tempo e lugar não são previsíveis; só é certo que antes há de suceder a paixão do Senhor.Diz isso caminhando para Jerusalém.Será como  no tempo do dilúvio ou da catástrofe da pentápole.Enquanto o povo esta ocupado com os assuntos da vida  diária ; sustento e família, compra e vender, plantar, construir.
Ao longo do história houveram muitas conversores,  muitas adaptações a pó
nto de alguns pensadores dizerem que Deus morreu.Não precisavam mais dele.Mas o Reino de Deus está entre nós e temos sentido nos último anos  movimentos que buscam viver  o que viciam os primeiros cristãos.Vivendo esta experiência com Deus posso viver intimamente com o Senhor.Tudo é para o honra e a glória de Deus.
 Ao amigos de Deus se deixam levar pela sabedoria que orienta suas vidas (1ª leitura) certos que eterna é A palavra de Deus, como diz o salmista . Vão semeando o bem, transformando valores com suas belas ações como se Deus fosse chegar hoje, agora. É esta a nossa certeza: Deus virá, chegará a qualquer momento,  e enquanto isso vou vivendo  meio trino de justiça, solidariedade, verdade, amor. Todos somos inseridos nele pelo batismo estar inseridos em Cristo pelo batismo  e devemos viver  o amor, o perdão, a misericórdia  entre meus irmãos,pois o reino de Deus se concretiza a cada dia no coração das pessoas que se deixam orientar pelo Senhor.


Com som:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=738296