MILAGRE ALÉM DO CÂNTARO

Sermão

Milagres além do cântaro

Sermão pregado na igreja Batista Shekhinah Itacoatiara.

Domingo, 07 de novembro 2021

INTRODUÇÃO

Em Meio a muitos milagres realizados por Jesus Cristo

Há alguns que a bíblia sagrada revela muito mais que uma cura física ou a provisão de alimentos.

Por esses terem transformado definitivamente o estado de sofrimento e angústias que as pessoas viviam, ainda que a ciência não classifique como milagre.

Os milagres relacionados a cura física pode até nos livrar momentaneamente da dor, do sofrimento. A provisão de alimentos realizada muitas vezes por Jesus como foi o caso da multiplicação dos pães, por mais grandioso considerado o milagre não é passaporte para o céu. É apenas um alívio temporal.

A cura da alma, tem um efeito mais perene, reconhece o individuo sua fragilidade, é o desejo pleno de sentir-se perdoado, e crer no único ser capaz de perdoa-lo, aponto de o vê livre da morte e do inferno. Sendo assim a justificativa mais acertada da vinda, sofrimento e morte de Jesus.

A exemplo disso. Destaco uma passagem que revela pelo menos 5 motivos porque Jesus realizava tantos milagres. Escolhi essa passagem proposital, para tirar o foco de que milagres são apenas transformação da matéria.

Leiamos: João: 4

Mas por que Jesus operava tantos milagres?

1-Para revelar que ele era o filho de Deus.

"Eu o sou, eu que falo contigo"

Na passagem da mulher samaritana relatada por João, podemos aprender um pouco mais sobre o que significa milagres além do que a ciência classifica como milagre. E o verdadeiro propósito pelos quais Jesus diuturnamente os realizavam.

Nessa passagem o autor faz questão de mencionar que os judeus não se comunicavam com os samaritanos. Essa rivalidade era histórica. Por dormência dos séculos anteriores os remaenescentes moradores da província de Samaria, cederam aos costumes dos povos assirios e babilônicos adorando divindades pagães, casaram-se com mulheres e homens não judeus, transformando Samaria outrora capital do reino de Israel em um povo miscigenado, e consequentemente uma raça não pura diante das leis de Moises. Por isso nao pertencente a nenhuma das tribos judaicas. Enquanto que os descentes das tribos que habitavam mais ao Sul no reino de Judá se mantiveram mais alinhados a cultura judaica de adorar o Deus único e não se deram em casamentos com estrangeiros.

A partir daí, os conflitos só enumeraram-se ao logo de mais de sete séculos. Eis os mais crivos.

Quando zorobabel iniciou a reconstrução do templo em Jerusalém E posteriormente a reconstrução dos muros por Neemias, os samaritanos foram impedidos de participarem do projeto por não pertencerem legitimamete ao povo judeu.

Os embargos culminaram, em tentativa de boicote, por parte dos samaritanos que tentaram impedir a reconstrução do templo e dos muros de Jerusalém. Para agravar mais ainda os conflitos, os samaritanos construiram um templo no monte gerizim. Alegando que aquele lugar foi o lugar escolhido por Deus para a adoração. Com isso ascendeu mais ainda a ira dos judeus, que justificavam ser os legítimos descendentes do pai Abraão, e o lugar da adoração era em Jerusalém onde Salomão construiu o templo de Deus. com isso ambos os lados se odiavam cada vez mais.

Essa rivalidade atravessou séculos até chegar os dias de Jesus.

O único mediador capaz de unificar os corações dos israelitas dispersos ao longo dos séculos.

"Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?"

Essa frase nos levar a complexidade dessa causa, havia outras rotas costumeiramente usadas pelos judeus para não passar por Samaria, muito embora mais distantes, mas era mais cômodo, mais seguro para evitar saques, evitar serem hostilizados, mas havia um propósito de jesus passar por Samaria. Os samaritanos tendo descumprido as leis canônicas de Moises, não deixavam de ser filhos da promessa, e quem os reconheciam como herdeiros da promessa era o próprio Deus. Por isso era necessário que Jesus se revelasse também aos samaritanos. Diante da rivalidade existente, em que momento Israel teriam oportunidade de se reencontrar com sua história, com sigo mesmo. Se não fosse por Jesus?

Aquela mulher era a mais baixa representação dos israelitas dispersos. Era do sexo feminino, uma meretriz, ela estava sozinha, isso nos remete a uma mulher rejeitada, sem marido, sem a companhia das demais mulheres, por essa razão ela ia ao poço ao meio dia, (hora sexta) provavelmente horário de menor fluxo de pessoas. portanto Era um escândalo alguém de boa índole se atrever falar com ela. Sendo Jesus legitimante judeu mais horrendo ainda.

Mas o filho de Deus nao podia se revelar aos samaritanos sem tratar o passado cheio de ódio, o presente cheio de preconceitos, sem curar onde mais doía.

Quando Jesus pede a ela para chamar o marido, ele não estava apenas se referindo ao relacionamento conjugal daquela mulher. Mas sobre a infidelidade de samaria que ao longo dos séculos, adoraram outras divindades, usando inclusive o templo no monte gerizim para adorar ao deus zeus e praticar orgias e sacrifícios a deusa Astarote. Jesus veio para restaurar e fazer pacto de uma nova aliança. encerrar por definitivo essa discussao de qual o lugar onde se deve adorar. Por isso a importância de todos serem chamados ao arrependimento.

"Chama teu marido"

"Disseste bem, até o que tu tens não é teu."

Ao chegar ali naquele poço histórico Jesus sendo da tribo de Judá se lança para aquela mulher desprovido de qualquer superioridade histórica e cultural.

isso chama a atenção de uma mulher, de uma samaritana.

"Da me de beber"

Para os judeus aquele poço por pertencer aos samaritanos continha água impura. Agua Impropria Para o consumo. O poço definia bem a cidade de Samaria lameada em pecado, o cântaro a pura representação da mulher seca, vazia e que naquele momento tinha a chance de enche-se da água da vida que era Jesus. se ela aceitasse a água, oferecida por Jesus. Seu cântaro, sua vida nunca voltaria a ficar vazio. Por isso Jesus insistia em oferecer água limpa, água da melhor qualidade aquela mulher. Em troca Jesus tomava sobre si águas impura, a culpa daquela mulher. A vergonha, a tristeza de toda uma geração e devolvia da parte dele uma água purificada, para que seu cântaro fosse permanentemente cheio de alegria.

Visivelmente aquela mulher estava desidratada das mazelas de seus pecados, as interjeições daquela mulher revela que ela e os demais samaritanos viviam sob um jugo, e até conformados com suas tristezas, seus opróbrio. Mais uma vez Jesus chama atenção daquela mulher dizendo

"se você soubesse quem te oferece água."

Esse é o verdadeiro propósito de Jesus se revelar não só aos judeus, aos samaritanos mas a todos que tem sede. Aquela mulher não estava enferma do seu corpo. Mas sua alma estava ferida assim como seu povo. Tudo isso a fazia sofrer mais do que uma grave lesão. O que Jesus propunha era esvaziar o cântaro de engano daquela mulher e enche-lo dá água da vida. Não há no texto um palavra especifica da parte dela que denote que ela aceitou de imediato a água da vida, mas o fato de ela sair correndo para revelar aos homens que ela havia conhecido um homem que dizia ser o messias, revela o processo de transformação ocorrendo na vida da samaritana. Quantas vezes a palavra de salvação é anunciada a uma pessoa, parece que de imediato nada aconteceu acanteceu. Mas o espírito de Deus está trabalhando.

2- Revelar o Amor de Deus

"E necessário passar por Samaria"

O segundo propósito de Jesus fazer tantos milagres é para revelar o grande amor de Deus as nações.

Em geral as pessoas definem o termo amor, com atributos meramente convenientes, mas o Amor ágape transcende a qualquer tentativa de classificação ou ganho.

Que vantagem teria Jesus de se oferecer a sofrer e a morrer pelos pecadores sendo que ele já habitava no céu?

Que necessidade teria Jesus de passar por Samaria. Não poderia ele ter enviado os discípulos? O caso era delicado. Os discípulos não estavam preparados o suficiente para tratar desse assunto.

Não teria sentido nenhum Jesus operar tantos milagres e não encher as pessoas de compaixão, de solidariedade ao próximo, muitas pessoas dizem ter aceitado a Jesus mas continuam bebendo e oferecendo a outros água da fonte do engano, do pecado, do ódio, da rivalidade. Ao ingerir água da vida é impossível continuar o mesmo ser rasinso, que planeja constantemente o mal contra o seu próximo. Que faz questão de cruzar o caminho dos desafetos para insulta-los. Veja a atitude de Jesus diante daquela mulher, que era a legítima representação dos conflitos entre judeus samaritanos.

Jesus podia simplesmente ter escolhido deixar Samaria de lado, mas para que seu ministério não tivesse nem uma falta, era necessário passar por Samaria. O episódio revelado nessa passagem mostrar o amor incondicional de Deus até mesmo pelos samaritanos. Que eram considerados seres desprezíveis.

Por outro lado Jesus que sabia de todas as coisas, ordenou que os seus discípulos seguissem para providenciar comida. Ora, Jesus que tantas vezes providenciou alimentos através dos milagres, se quisesse poupar tempo teria feito mais um. Sem necessidade de esperar ali nas proximidades do poço.

Mas Jesus planejou Estar a sós com aquela mulher, o milagre almejado por Jesus era o fim dos conflitos, a remissão dos pecados.

Quando os discípulos voltaram, certamente em seus corações, fizeram o mesmo questionamento da mulher "Não falamos com Samaritanos" mas a mulher impura não era mais a mesma. Ainda que preliminar, Já havia sido transformada e agora não só podia falar com eles, mas andar com eles. Porque daquele instante se tornara um deles. E a partir de então não só a vida da mulher estava sendo transformada, mas a concepção dos discípulos que passaram a compreender mais ainda a grandeza do amor inexplicável de Deus.

3- Para servir de testemunho

"Serme-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como toda Judéia e Samaria e até os confins da terra."

De imediato aquela mulher foi tomada por tamanho estado de novidade que não ficou indiferente, saiu por toda parte a anunciar o salvador. A alegria contida na mulher outrora triste, rejeitada agora tem em si o testemunho vivo, da transformação gloriosa que Jesus começou a fazer na vida dela, o amor dispensado a ela era diferente de tudo que ela havia esperimentado e aqueles que olhavam para ela percebiam logo a mudanca gloriosa.

Os discípulos encontrariam dificuldade para adentrar nas vilas, nos assentamentos de samaria por conta da rivalidade, mas a mulher samaritana cheio do Espírito Santo com ousadia não, ela conhecia a região, as pessoas cujos problemas eram semelhantes ao dela. Aqueles homens que ela foi chamar, Frequentavam os mesmos lugares que ela, certamente tinham uma relação próxima com aquela mulher. Por isso eles creram nela. E Jesus contava com ela para anunciar o evangelho a todos do seu círculo social.

Em uma outra passagem Jesus reforça a mesma ideia que é necessário ir até Samaria quando ele diz. Ser me eis testemunhas em Jerusalém, toda Judéia e Samaria e até os confins da terra. Os discípulos que foram instruídos pelos seus antepassados a não falarem com os samaritanos, agora recebem o itimato de Jesus para que esses sejam testemunhas também em Samaria.

E se lhes parecer difícil falar do amor de Deus aos samaritanos, basta que esses sejam testemunhas, e vivam o verdadeiro evangelho de Cristo. O evangelho que acolhe, que abraça, não o evangelho da indiferença, da intolerância aos samaritanos, aos não judeus.

4- para que todos creiam que ele é o filho de Deus e passem adora-lo em espírito e em verdade.

O milagre glorioso ocorrido na samaritana levou as pessoas que não conheciam Jesus a crer também que ele era o filho de Deus, afinal toda a vizinhança conhecia o estado pecaminoso daquela mulher. Uma mulher desrespeitada, ganha uma nova identidade, um novo caráter, ela passa a ser parte de um grupo social cujo objetivo é fazer com que as pessoas creiam que Jesus é o filho de Deus, e o paralelo entre o antes e o depois é a sua própria história. todos que tinham um passado sombrio podiam crer que ao beber a água da vida, suas vidas também seriam transformadas. Porque ela era aprova disso.

Em um mundo de profanação do evangelho, onde as pessoas deturparam a verdade de cristo, é necessário que nossas atitudes falem bem mais que nossas palavras.

"Os verdadeiros adoradores adorarão ao pai em espírito e em verdade."

Era difícil para um israelita samaritano aceitar que houvesse outro lugar para adorar a Deus, por isso a samaritana foi tomada de espanto quando Jesus ponderou que a essência da adoração é bem mais importante do que o lugar da adoração.

Quando ela vai a cidade chamar os homens para vir até Jesus, ela não só se disponhe a crer que ele é o filho de Deus. Mas se dispunha a crucificar a tradição judaica, de ir ao templo sacrificar animais para remissão dos pecados por que ela estava diante do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Jesus exortava nesse texto os falsos moralistas que até vão ao templo, fazer religiosamente ritual de expiação dos pecados, mas seus corações continuam avarentos, soberbos e sem amor ao próximo. Se ela tinha interesse de adorar com sinceridade não precisariam mais subir ao monte gerizim ou ir até jerusalen onde ficavam os templos para adorar lo.

Nos tempos atuais principalmente no Brasil, encheu-se de igrejas denominacionais, muitos cristãos cometem o mesmo erro dos israelitas quando discutem qual a igreja correta para cultuar a Deus, ou qual o lugar se deve congregar, o bem da verdade é que todos nós devemos participar de uma organização congregacional que nos acolha com amor e nos apresente o plano de salvação descrito nos evangelhos, Mas jamais considerar que a denominação escolhida seja a única capaz de levar as pessoas a Deus. Menopresando as demais. Porque Jesus bem disse que haverá um tempo em que os verdadeiros adoradores adorarão o pai em espírito e em verdade. E nem terão um templo para ir ou frequentar.

5- Para que todos sejam salvos.

De nada valeria tantos milagres feitos por Jesus se não houvesse poder de redimir os pecados das pessoas e conconsequentemente essas pessoas fossem para o inferno. Jesus veio salvar o que estava perdido. Naquele sol de 12h aquela mulher foi encontrada pelo salvador. O mesmo livre arbítrio dado ao ser humano no princípio, estava sobre a mulher, que tinha a autonomia de decisão se queria ou não ser liberta, talvez ela não teria outra oportunidade de se render pessoalmente aos pés de Jesus, ele estava de passagem. A decisão de ir até aquela mulher foi de jesus, o evangelho chegou até ela, mas Jesus não podia decidir por ela.

Dá mesma forma o evangelho através dos discípulos e apóstolos chegou até a nossa geração.

O que devemos fazer é crer. Ela não só tinha a chance de ser liberta do pecado. Mas a oportunidade de ser embaixadora dos céus.

CONCLUSÃO

O plano de Deus é completo. Por essa razão há propósito maior de Deus em continuar fazendo milagres, como cura dos enfermos e a provisão do necessário para saúde das pessoas. Mas o melhor milagre que Deus que operar é transformar todo pecador em salvo.

Joanilson Mendes