JOQUEBEDE UMA MÃE VIRTUOSA

Igreja Batista Shekhinah,

Itacoatiara- AM, 13 de maio de 2018

Por: Joanilson Mendes

Mensagem ás mães.

INTRODUÇÃO:

A) Dentre tantas mulheres sábias da bíblia, escolhi compartilhar a história de uma mãe chamada Joquebede.

Joquebede foi mãe de Moisés o hebreu que libertou Israel do Egito na magnífica passagem pelo mar vermelho. A história dessa mulher é apenas uma de tantas semelhantes mães que viveram um drama no período em que Israel estava cativo no Egito. A atitude louvável de Joquebe mudaria em definitivo os rumos da história de Israel

B) Os hebreus passaram mais de quatrocentos anos exilados no Egito e não se dispersaram. Com isso a linhagem do patriarca Abraão foi preservada. Na medida que o tempo passava o povo não só se mantiam unificados em tribos, mas se multiplicavam e se fortaleciam. Com receio de uma revolta popular, Faraó ordenou que os filhos macho dos hebreus nascidos vivos fossem mortos e lançados no rio Nilo. Essa foi a forma que o rei do egito encontrou para conter o crescimento do povo de Deus.

Leiamos: Êxodo 2

1 A mulher sábia edifica sua casa

A) Deus tinha planos para tirar a nação de Israel do Egito. E naquele momento contava com a mãe de Moisés. Por isso a instruiu de sabedoria. Vejam o quão maravilhoso foi receber de Deus o livramento. Ela não só teve o livramento de seu filho, mas foi a única mãe cativa registrada na bíblia a receber um salário do governo para cuidar do seu próprio filho. "Êxodo 2:9 Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o".

B) Deus tem interesse que a igreja cresça em graça e conhecimento, mas ele conta com aqueles que se disponhe a enfrentar os decretos do mundo moderno. É inadmissível que nossos filhos nasçam na igreja, se instruam na doutrina. E quando crescem ao invés de serem instrumentos nas mãos de Deus, se tornem servos dos faraós da criminalidade, dos deuses da algazarra, da libertinagem do tudo pode.

Nos nossos dias o povo de Deus também sofre ataques do maligno.

Os jovens são os mais frágeis a se enveredarem no rio da perdição.

O inimigo se levanta para matar os sonhos que acabaram de nascer no seio da família, nos departamentos da igreja. Por isso devemos estar atentos às ciladas malignas. Quanto mais a igreja é perseguida mais ela deve estar unida em oração e mais ela deve crescer principalmente no poder e na unidade de Cristo. Até porque os que têm promessa de Deus não morrem fora de tempo.

Assim como Joquebede não se limitou a condição de escrava. Sem se rebelar e sem empunhar seu drama, com sabedoria venceu faraó. As mulheres da nossa geração deve ser sábia aponto de não permitir que outrem doutrinem seus filhos com os costumes da desobediência. Não corrigi-los na disciplina do Senhor é entrega-los a faraó, a morte fora de tempo.

2 Mãe de fé

A) A mãe de Moisés era visionária, teve fé que aquilo que ela havia planejado estava de acordo com a vontade de Deus. Ao arquitetar o plano de preparar uma arca e colocar seu filho para que as águas do Nilo levasse Moisés até a filha de faraó. Foi necessário confiar em Deus.

B) Quando sentires, mãe incapaz de levar a cruz adiante, tenhas fé que Deus as encherá de sabedoria para conduzir os filhos ao bom lugar que desejas. Miriam se prontificou a ajudar sua mãe. Êxodo 2:4 E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer".

Assim também Deus levantará pessoas que os ajude na travessia da dificuldade, no entanto quando alcançares as bênçãos do céu, a honra e a glória deve ser do pai.

3 Mãe destemida

A) A mãe não temeu a morte. colocou à sua vida em risco para salvar o seu filho. Imaginemos se o plano tivesse dado errado, se fosse descoberto antes do tempo. Faraó era um homem extremamente impiedoso. Não só o filho morreria, mas certamente todos os descendentes daquela mãe. A dor da perda seria maior que a dor do parto. A dor do parto passa, a perda de um filho não. Por isso ela estava disposta a arriscar. Mas o plano não tinha como dar errado porque o projeto não era dela. Era de Deus.

B) Não é difícil reconhecermos tamanha coragem nas nossas mães heroínas, mães que se dedicam todos os dias, arriscando suas vidas, saem muito cedo para trabalhar, e muitas delas fazem isso sozinha, pois foram abandonadas pelos seus companheiros. Outras infelizmente ainda vivem sob o jugo de uma relação violenta, em detrimento de moradia e mantimentos para seus filhos. Mas é necessário ter coragem e sabedoria divina para mudar essa triste realidade. Outras estão cativas no mundo das drogas, da prostituição enquanto deixam seus filhos vulneráveis a trilhar o mesmo caminho. Coragem mães, a luta não acabou.

4 Era uma mãe protetora

A) protegeu seu filho por três meses.

O desejo de toda mãe que acabara de dar a luz é gritar e apresentar o filho as amigas. Por tradição, a chegada do filho homem era comemorado com festa. Era a aceitação plena da mulher por parte do marido que via no filho homem a continuação de sua descendência. Ela não teve esse privilégio. Quantas vezes precisou abafar o choro de seu filho para não ser descoberta, quantas vezes teve que chorar em silêncio, sem partilhar a sua dor com outras mães enquanto o medo perdurava.

Com muito zelo e amor, protegeu seu filho não só de faraó mas de qualquer pessoa que pudesse fazer mal a ele.

B) O valor de mãe é inestimável. Nem sempre encontramos pais tão dedicados como as mães, por conta desse zelo as mães chegam a exagerar na proteção, quando o filho comete um delito ela tem dificuldade de admitir e mesmo ele estando errado ela os defende com todas as forças. Mas ela não faz por mal, faz porque o ama.

5 A mãe cuidadora

A) Fez cuidadosamente o melhor agasalho.

Era comum os povos antigos trabalharem a cultura do artesanato, faziam-se utensílios para uso próprio e o excedente para comercialização. No texto bíblico não é revelado a profissão de Joquebede, no entanto, o texto revela que ela mesma fez a arca com suas próprias mãos, material devidamente selecionado, fez uma arca de junco e a revestiu com barro e betume, nessa confecção não estava apenas a matéria prima. Não era um objeto feito para um desconhecido, era para abrigar seu filho. Esse objeto não era para acomodar seu filho dentro de casa, iria ser lançado ao rio. Todo ato foi devidamente revestido de cuidado e amor, e apesar da tensão, o adorno estava impregnado de esperança. Imaginemos o cuidado de não deixar nem uma infiltracao na arca, o esquadrejamento do espaço conforme o peso da criança para não virar e ser emergido pelas águas, o cuidado com que acolchoou o interior do ambiente, a oração feita a Javé, o último beijo antes de estender as mãos ás águas com um leve empurrão, que aflição, minhas irmãs. Tudo isso revela o drama e cuidado do início ao fim. É inevitável lembrar agora, mãe, do primeiro dia que você teve que deixar seu filho na creche, a primeira vez que você precisou deixar seu filho com uma outra pessoa porque a licença maternidade havia acabado. As condições eram outras, mas só as mães sabem o quão difícil é esse processo. Jesabeu antes de laçar Moisés às águas, o entregou a Deus.

B) O cuidado que as mães devem ter com seus filhos, é prepará-los para enfrentar as corredeiras da vida. Não da pra gerar filhos e não cuidar, não da para gerar filhos e achar que a responsabilidade de cuidar é do outro. Muito embora encontramos pessoas para nos auxiliar na criação dos filhos a responsabilidade é sempre dos pais. Os pais devem impor limites aos filhos, filhos tem que ter horário para sair, horário para entrar. Qual o círculo de amizade que o filho está inserido. Por isso o cuidado desde o berço para que as más influência não os atijam. Mães estejam vigilantes e Certamente eles serão bons filhos e a sociedade terá bons cidadãos.

CONCLUSAO:

A) uma mãe imprudente é a ruína de seu lar. Se Joquebede tivesse se conformado em entregar seu filho para a morte, ela teria que viver o resto da vida desolada. Se ela tivesse entregado em definitivo a criação de Moisés aos costumes egípcios, a história teria sido inversa, em vez de ele ter sido um instrumento para libertação de Israel, seria quem sabe seu maior algoz. Mas graças a uma mãe que o ensinou a amar a Deus e seu povo. Moisés foi um hebreu que não admitia ver seu povo sob açoites e dentro do propósito de Deus foi o grande líder do êxodo.

B) Uma uma mulher com fé e sabedoria edifica sua casa. Sabemos que hoje está cada fez mais desafiador criar filhos no caminho da retidão. As facilidade que o mundo oferece estão levando os jovens ás drogas, a erotização do sexo, a desordem familiar.

Mas a mãe sábia, não desiste, ela luta, ela ora, ela instrui, ela percevera e mesmo quando os filhos estão errados ela não os abandona. porque amor de mãe não se explica; É dom de Deus.