SÃO JUDAS TADEU ERA O NOIVO? (Pe. Cido responde)

Sandra Maria de São Paulo (SP) pergunta:

Ouvi dizer que São Judas Tadeu foi o noivo do casamento que aconteceu em Caná, no qual Jesus transformou água em vinho,

seria verdade?

PADRE CIDO RESPONDE:

Sandra Maria, sempre houve na Igreja desde os inícios, uma preo- cupação de se preencherem certos vazios deixados pelo Evangelho. Foi assim que surgiram os evangelhos apócrifos que falam sobre os pais de Maria, sobre o casamento de José e Maria, sobre a infância do Menino Jesus e vai por aí afora.

Há escriros do início do cristianismo que falam da possibilidade de Judas Tadeu ter sido o noivo das bodas de Caná. A Igreja não entra nessa questão. Tanto é que o santo padre o papa Bento XVl em suas audiências das quartas feiras, ao falar dos doze apóstolos, referindo-se a Judas Tadeu, não tocou nesse assunto. Aqui vai um trechinho da palavra do papa:

Diz ele que de São Judas Tadeu pouco se sabe e que ele aparece só uma vez no Evengelho de João, perguntando a Jesus porque ele se manifestava só aos apóstolos, e não ao mundo. O papa vê uma grande atualidade nessa pergunta porque nós a fazemos ao Senhor: "Por que Jesus ressuscitado não se manifestou em toda a sua glória aos adversários? Por que só se manifestou aos discípulos?"

Continua o papa: "A resposta de Jesus é misteriosa e profunda. O Senhor diz: 'Se alguém me ama guardará minha Palavra e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos morada nele' (Jo 14,22-23) Isso quer dizer que o Ressuscitado tem que ser visto e percebido com o coração, de maneira que Deus possa fazer sua morada em nós. O Senhor não se apresenta como ujma coisa. Ele quer entrar em noossa vida e por isso sua manifestação implica e presupõe um coração aberto. Só assim podemos experimentá-lo em nossa vida".

Sandra, voltando à sua pergunta digo: não tem problema algum, imaginar que Judas Tadeu fosse o noivo das bodas de Caná. Até porquê, sendo primo de Jesus, ele teria que convidá-lo para o casamento. Não é mesmo? Mas que fique claro: é uma afirmação que não tem sustentação nos livros inspirados da Bíblia.

Fique com Deus e que Ele abençoes você e toda a sua família.

O texto publicado foi transcrito do Jornal "O São Paulo"

edição de 23/10/2007

* * *

Padre Cido Pereira, juntamente com Cidinha Fernandes, comanda o programa: BOM DIA POVO DE DEUS” pela Rádio Nove de Julho, AM 1600 Kz de 2ª à 6ª feiras das 10:00 às 12:00 horas. Confira!!!

Antônio Oliveira
Enviado por Antônio Oliveira em 18/11/2007
Reeditado em 18/11/2007
Código do texto: T741839