O Senhor te abençoe

(Reflexões baseadas em: Números 6,22-27; Gálatas 4,4-7; Lucas 2,16-21)

Quantas vezes nós já usamos ou ouvimos as expressões: Deus te abençoe! Deus te ajude! Vai com Deus! Deus te acompanhe! Deus te ilumine! Deus te guie!… Com certeza gostamos de ouvir essas bençãos. E quando a dizemos ou desejamos a alguém, queremos que realmente Deus realize aquilo que desejamos

Qual o significado disso?

Por que dizemos essas palavras?

Todas essas expressões são formas de Bençãos. E benção é dizer e desejar o bem sobre a pessoa. E essas palavras são formas de dizer que desejamos aquilo que Deus tem de melhor para essa pessoa a quem nos dirigimos. Desejamos o bem de Deus para as pessoas!

Nestes tempos em que contamos as horas para o fim de ano e plantamos as sementes do começo de novo ano; tempos no qual as pessoas estão fazendo balanços do que passou ou projetos para os tempos que virão…. Também é tempo de pensar nas bençãos: nas que recebemos de Deus; nas que nos foram desejadas pelos que gostam de nós; naquelas que desejamos a outras pessoas… naquelas que sentimos que Deus concedeu àqueles que nos circundam. Na verdade é um tempo para perceber que o mundo é uma benção…. Nós é que, às vezes, atrapalhamos...

Nestes tempos de fim de ano, podemos nos lembrar das palavras que o Senhor nos dirige. São palavras de bençãos.

Podemos começar lembrando o que Paulo, escreveu aos Gálatas (4,4-7). Veja o que ele nos faz recordar: “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher” (Gl 4,4). E diz isso como a dizer: “Deus quis depender de uma mulher para se dar ao mundo”. Portanto, não desconsidere essa mulher, pois ela teve um papel fundamental no plano de Deus. Não menospreze essa mulher, pois ela é grande, como grande é seu filho. Não a ignore, pois ela tem importantes lições a oferecer. E, principalmente, lembre-se: foi o filho dessa mulher que nos permitiu sairmos da situação de escravidão para a condição de filhos e herdeiros da graça divina “Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro” (Gl 4,7).

Portanto, se ainda não tens um carinho todo especial por essa mulher, Maria de Nazaré, reveja teus conceitos! Da mesma forma que você quer que tua mãe seja bem lembrada… lembre-se que Maria é mãe de alguém muito mais importante que você. Mãe de um cara que fez de sua vida uma doação completa em favor da tua vida… lembre-se que Deus te escolheu, mas quer saber como você se comporta em relação à mãe Dele!

E isso é uma benção: sermos acolhidos ao seio divino pelos méritos de Jesus. Mas esse acolhimento também se dá pela intercessão da mãe de Jesus.

Também foi uma benção aos pastores (Lc 2,16-21) terem sido escolhidos para serem os primeiros visitantes e protetores do menino do Natal. Menino que nasceu pobre entre os pobres para dizer que Deus os protege. Para dizer que Deus está do lado dos marginalizados. Para dizer que Deus faz opção de classe. Para dizer que a condição de sofrimento das pessoas não é vontade de Deus, mas resultado das escolhas humanas. Ninguém sofre porque quer sofrer. Sofre em decorrência de algo. Algo feito por alguém….

Por serem portadores de bençãos, os pastores “foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido, deitado na manjedoura” (Lc 2,16) e lá contaram das bençãos recebidas e todos os admiravam. E Maria?

Quietinha em seu canto. Sabia que sua tarefa só havia começado. Sabia que ainda teria muito a fazer pelo seu filho. Sabia que sua história ao lado do filho estava apenas começando. Sabia que devia guardar tudo no coração e realmente mantinha “todos estes fatos e meditava sobre eles em seu coração” (Lc 2,19). Sabia que sua benção se estendia a toda a humanidade.

E hoje, no final do ano, cabe a nós fazermos nossa ação de graças pelo ano que findou. Com problemas, dores, tristezas…, sim!!! Mas também com realizações, com projetos e sonhos realizados… outros iniciados… outros ainda no sonho…

Por isso e pelo que sonhamos para o novo ano, não é demais invocar a benção de Deus, em favor do todo o povo que luta e sofre para sobreviver contra esse mundo que os donos dos poderes corrompidos levantaram contra ele. Uma benção conforme nos ensina o livro dos Números (6,22-27). Então, que a benção do Senhor se realize:

“O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face, e se compadeça de ti! O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz!” (Nm 6,22-26). Seja, então, a benção de Deus para todos que cruzarem teu caminho!

Neri de Paula Carneiro.

Mestre em educação, filósofo, teólogo, historiador

Outros escritos do autor:

Filosofia, História, Religião: https://www.webartigos.com/index.php/autores/npcarneiro;

Literatura: https://www.recantodasletras.com.br/autores/neripcarneiro.