Jesus, o Amado

Efésios 1.4-6

O amor não é fácil de se explicar, tanto que é mais fácil perguntar do que responder. O que é amor? O que é amar e ser amado? Como se prova o amor ou a falta dele? A origem do verbo amar significa em latim gostar, mas esta palavra tem a mesma origem que a palavra mãe. Na língua inglesa e alemã a origem das palavras love e lieben está relacionado com preocupar-se ou desejar, gostar. Na língua grega a palavra está relacionada com afeição, benevolência. O que está por detrás desta palavra rende muito assunto, fato é que amar vai muito além do simples sentimento de amar.

A passagem de Efésios 1.6 faz parte de um trecho que é melhor entendido a partir do versículo 4 em que diz em linhas gerais que: o Pai nos escolheu antes da fundação do mundo para sermos santos e sem culpa e nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, por meio da sua graça dada gratuitamente no Amado, que é Jesus. Numa primeira leitura a compreensão parece difícil, mas o trecho quer dizer que por causa de Jesus, pelo que Ele fez na cruz, é que podemos ser considerados filhos de Deus.

Por que Jesus é amado? Em seu batismo no rio Jordão os céus se abriram e Deus Pai disse: Este é meu filho amado, que muito me agrada. Isto foi dito no início do ministério de Jesus. Claro que Deus sabia tudo que ia acontecer, mas agradou-lhe ver seu Filho encarnar e estar disposto a pagar um preço que os humanos jamais poderiam pagar. Jesus foi amado e é amado por que agiu com benevolência, com graça e compaixão. Na primeira carta de João, no capítulo 3, versículo 16 diz: Nisto conhecemos todo o significado do amor: Cristo deu a sua vida por nós e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Amor pode ser sintetizado numa palavra: entrega ou poderia ser doação. Jesus entregou sua vida para que também pudéssemos ter vida.

Ao longo do novo testamento é dito que a vida de Jesus deve ser imitada. Seus ensinamentos devem ser seguidos. O que ele fez enquanto esteve na Terra, deve ser nosso modelo de vida. Sendo assim amar, que é um mandamento, e não uma escolha, deve estar no nosso dia-a-dia. Relembrando o primeiro parágrafo precisamos ter afeição pelos demais, agir com benevolência, preocupar-se com quem está com dificuldades. Doar quando possível nossos recursos ou tempo. Agindo assim seremos amados pelo Pai.

08/03/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 08/03/2022
Código do texto: T7468043
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.