A DERROTA DO CRENTE !

A DERROTA DO CRENTE !

Este fato na vida do apóstolo Pedro é para nós uma amostra perfeita de como o crente é derrotado e não adianta colocar a culpa no Senhor não pois Ele nada tem a ver com isto. A Bíblia me previne das derrotas que posso sofrer mas me garante a segurança da salvação e se eu me segurar a isto jamais passarei por uma derrota. Vejamos então com acontece a derrota:

1- Começa com o orgulho :No verso 33 Pedro diz a Jesus que está pronto a ir com Ele até a prisão e a morte. Ele estava nada mais nada menos aqui do que se orgulhando em si mesmo confiante nas suas forças. Jamais devemos confiar em algo em nós nas lutas espirituais, pois nossa confiança deve estar no Senhor.

2- A incredulidade age: Jesus avisou a Pedro de que antes que o galo cantasse ele o negaria três vezes ( verso 34 ) mas Pedro não creu no que Jesus disse e pôs a confiança em si. Colocar a confiança em si é se apoiar na incredulidade e sem dúvidas a derrota será certa.

3- A falta de oração: No verso 45 diz que Jesus vai até seus discípulos e os acha dormindo. Jesus está na luta clamando ao Pai misericórdia e força pois iria ser traído e seus discípulos ao invés de se juntarem ao Mestre na luta vão dormir. Quanta consequência traz a falta de oração num ser humano.

4- Avança no uso de armas carnais: Vendo os discípulos que seu Mestre estava sendo traído e entregue aos malfeitores que o levariam a morte usaram de armas carnais cortando a orelha do servo do sumo sacerdote ( verso 50 ). Armas carnais nunca trazem vitórias em lutas espirituais.

5- Confirma com a distância : No verso 54 nos fala que Jesus é preso e levado ao sumo sacerdote e os discípulos ao invés de estarem ao seu lado juntos com Ele O seguiam de longe como diz ter feito Pedro. Longe de Jesus eu sempre sofrerei derrotas mas junto dEle jamais pois Ele me afirma que até no vale da sombra da morte estará comigo ( Sl,23:4 ).

6- Culmina na comunhão com as trevas: No verso 55 diz que estando os traidores sentados ao redor do fogo pois era noite e estava frio Pedro se assenta com eles. A Bíblia me exorta a nunca ter comunhão com as trevas e diz que sou filho da luz portanto devo estar longe das trevas, mas muitas vezes o homem falha nas suas atitudes e a consequência vem como veio para Pedro.

Pois é aquele Pedro que disse que iria com Jesus até a prisão e a morte agora nega-O dizendo que não O conhecia, que não era dos seus e quando disseram que viram ele estar com Jesus ele disse que nem sabia o que diziam. Pois é, meu amigo todos estamos sujeitos à derrota e decepções mas se formos fiéis em nossa comunhão com o Senhor Ele jamais nos deixará cair nela e nos dará vitória !

Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.

E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.

E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele.

Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.

E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.

E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.

E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.

E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.

E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.

Lucas 22:54-62

Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 11/03/2022
Código do texto: T7470402
Classificação de conteúdo: seguro