Comentário da liturgia da 5ª feira da 33ª Semana Comum

 

          1Mc 2,15-29; Sl 49(50);Lc19,41-44

 

A 1ª leitura narra a Revolta da Matatias, fiel à Lei e firme a aliança do Deus dos seus pais..

O Salmista canta no refrão do salmo 49 “A todos que procedem retamente, eu mostrareis que vem Deus.” Jesus chora diante de Jerusalém que não se converteu.”Oxalá não fecheis os corações como em Meriba”.

Precisamos mergulhar nesta Palavra e perguntar: “Qual o nível do meu amir para com o outro”?

Jesus 1000% Deus  e 100% homem –contempla Jerusalém  e chora. Ele é  igual  a nós em tudo, menos no pecado.

Deus  deixou seu trono glorioso e   veio habitar na humanidade, no nosso meio, revelar  seu mistério de amor.

Seguir Jesus não é mera luta contra o pecado para não ir para o inferno. Mas quando olhamos para o Senhor e de fato assumimos o seu amor, em nossa vida, esse amor que não tem limite, que me diz: Eu te amo, Tu és precioso para mim. Não tenhas medo, Eu estou contigo. O nosso Deus se fez um de nós e veio revelar o seu amor.

O exemplo de Matatias que rejeita honra e glórias diante do Rei e de tantos mártires fiéis, como o de Santa Cecília, que hoje celebramos, sempre tocou o coração das pessoas, O sangre dos cristãos foi sempre fermento para novos cristãos.


Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=747366