O QUE É PECADO?

O que é pecado?

Vamos entender o que não é pecado.

Tudo o que se comporta dentro de um conceito de sociedade, numa comunidade, seguindo suas regras e normas, não é pecado.

Vamos usar a alimentação como exemplo, na China era (e ainda o é em alguns lugares) comum comer carne de cachorro - isso para nós, ocidentais, é um escândalo, todavia, era um comportamento mais do que necessário, afinal essa conduta se iniciou durante a grande fome chinesa do século XVIII. O motivo dessa prática foi a “fome” - bem diferente da prática brasileira de comer coração de galinha apenas porque tem um sabor agradável para o paladar daqui. Ora, cachorro e galinha são animais e igualmente capazes de amar desde que recebam amor. São capazes de racionais, ainda que de maneira limitada em comparação ao ser humano, mas ainda assim, são capazes de racionar. Todos os animais tem inteligência. Diante deste fato eu pergunto se é pecado comer cachorro?

Na década de 1970 os sobreviventes de acidente aéreo no Chile comeram pessoas para sobreviver. Nesse contexto, comer carne humana é pecado?

O que eu quero dizer é que, seguindo a lei que Cristo nos deixou “não julgar para não serdes julgados” deve estar presente em cada instante de nossa vida e lembrado constantemente.

Cristo nos deixou todas as interpretações corretadas sobre a Lei de Deus, foi Ele que nos disse: “Eu não vim destruir a Lei, mas cumprí-la”

Portanto, quando lhe perguntarem o que é pecado, a resposta mais correta é “Julgar o próximo” - esse é o verdade pecado e causa primária de tudo o que nos afasta de Deus.

Ora, antes mesmo de afirmamos que isso ou aquilo é pecado, nós julgamos antecipadamente, mesmo que de forma inconsciente, mas julgamos. Esse julgamento é o verdadeiro pecado.

Estudando o que Cristo deixou, podemos concluir de forma lógica e racional que o verdadeiro pecado é o “julgamento”. Citarei apenas alguns trechos da Palavra Sagrada, todavia, cabe ao leitor pesquisar no Torá, no Evangelho e no Alcorão comprovar o que estou falando, afinal, esses livros afirmam que não devemos julgar os outros, de forma alguma, que o julgamento pertence apenas a Deus e ninguém mais. Se Deus é único, Sua obra também é. A dualidade é caminho de dúvida. A dúvida também é resultado do julgamento, pois se temos Fé em Deus não temos dúvidas. A dúvida é resultado de um pensamento julgador pré-concebido através de ensinamentos e interpretações errôneas.

Novamente, se lhe perguntarem o que é pecado, diga-lhes sem medo: é o ato de julgar.

Sou teólogo, leia mais em meu blog: https://llbs.webnode.com/

Leandro Sarno
Enviado por Leandro Sarno em 09/04/2022
Código do texto: T7491394
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.