PAIXAO DE CRISTO

Semana Santa

Como os tempos mudaram em relação ao comportamento dos cristãos de ontem e de hoje.

Não se comia nenhuma espécie de carne e peixe era o alimento oficial.

O comercio fecha suas portas, embora alguns bares mantivessem sua clientela privilegiada, de portas arriadas; diziam beber bebidas amargas em reconhecimento ao sofrimento de Cristo.

As imagens dos Santos eram cobertas de pano roxo, cor da paixão e a praça da matriz das cidades interioranas era o palco da encenação da paixão de Cristo.

A cada dia uma procissão percorria as ruas da cidade, rezando os ofícios da via sacra e na praça da matriz, o teatro representava os passos de Jesus:

. O domingo de Ramos

. O lava pés

. A última ceia

. A traição de Judas

. A prisão

. A tortura

. O encontro com sua mãe

. A caminhada martirizante rumo ao golgota

. A crucificação...

. A morte de Judas.

Algumas cenas transcorriam durante as procissões; como o encontro com sua mãe e o milagre quando Veronica lhe enxugou o rosto ensanguentado e na toalha Ele deixa seu rosto gravado. Veronica canta mostrando para multidão, mostrando a gratidão de Jesus, ao ter-lhe enxugado o rosto.

Em correntina as irmãs Ana Bezerra e Maria Alice se revezavam neste emocionante papel.

A devoção aflorava os corações e muitos não resistiam as lágrimas.

A fé estava a flor da pele que traspirava e os olhos choravam...

Os meninos resistiam a seus pecados bobos e toda cidade se reverenciava durante a semana Santa que se concluia no sábado de aleluia.

As Dioras, as carmelitas, as congregações de Maria, do Coração de Jesus, todas se

penitenciavam no jejum; as levitas que incansavelmente cantavam louvores ao filho de Deus.

Saudade da inocência, que a igreja manteve por tanto tempo, mesmo

nem tudo sendo a pura expressão das escrituras, mas havia harmonia do povo e a fé.

Não nos preocupavamos com os católicos ou evangélicos, cristãos,se dedicavam a memória de Cristo na semana Santa.

Cada um em sua forma de celebração. Não éramos inimigos em razão da prática cristã de cada dia.

O homem não é nem será perfeito, nesta matéria.

Todos ainda cremos em Cristo, embora a nova ordem mundial e seus aliados canhotos, queiram de uma vez acabar com esses movimentos cristãos e esse mito chamado CRISTO, que insiste em salvar aqueles que Nele creem.

Semana Santa!

Era tempo de lamentação, jejum, oração, perdão, independente de quem era aulpa.

E o sábado de aleluia? Um tanto fora do contexto, era uma forma de se extravasar. Judas enforcou-se e não se incendiou-se.

O engraçado era a leitura de seu testamento, como se Judas o tivesse feito. No mesmo eta citado as autoridades e as pessoas folclóricas e famosas da cidade, como herdeiros de suas posses. O espetáculo virava um programa de humor.

Mesmo com todos os erros cometidos pelas lideranças coletivas, o coração dos homens era de bondade e fé; os milagres não dependiam de mandingas de sal grosso, donativos, copo d'água...etc que dirvitua o propósito de DEUS.

Nosso tesouro é o céu.

A fé era pura pela fé. Simplesmente a fé de cada um, sem o charlatanismo que hoje envolve igreja de vários cleros.

Deus nos protegia, nos dava prosperidade; nos livrava dos inimigos, sem que precisassemos pedir fogo do céu para os consumir

Só precisamos continuar fervorosos, olhando para Deus e nunca para o homem.

A própria igreja transformou os templos em casas vazias, desacreditadas; padres e pastores envolvidos em escândalos sexuais, financeiros; a corrupção na igreja e os ditos cristãos, apoiando o caos político, a corrupção o comunismo, sem avaliar o mal que atraem sobre si e sua família.

Tudo se vê e se faz, no abuso da fé.

Tenho saudade da inocência daqueles tempos e tenho pena daqueles que por sua culpa, milhares de almas serão perdidas.

Lembro da emoção de cantar no coral masculino dos adolescentes, dirigidos pelo maestro Honorato Ribeiro Dos Santos, o Ze Patrício.

Hoje entendo a razão tudo aquilo que vivi, hoje entendo João 8:32 "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"; entendo mais, como está em Jeresias 17:5. "Maldito homem que crê no homem e aparta seu coração de DEUS."

Os tempos mudaram para todos; mas Deus continua o mesmo de todos os tempos.

Todos erramos e por esta razão não devemos apontar o erro do outro, mas nos corrigir dos nossos, enquanto há tempo para isso.

Os que usam a palavra de DEUS como referência na sua orientação diária, sabem, que em 1o. Corintios 19 vamos descobrir que na verdade o templo santo do Senhor Jesus está em nós:

"Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês"...

Foi nos dado por Deus este privilégio, de sermos o que Ele quer que sejamos, ou seja, iguais a Ele e só o seremos, quando com Ele estiver em nós e nós Nele, até lá, carecemos de sua misericórdia.

Quem quer ser a si mesmo, não será o que deseja ser, nem será o que Deus reservou para que você fosse, ou seja, templo do Seu Espírito Santo.

A conclusao é assim, simples, bem simples, toda semana de 2a. a domingo é pra ser um tempo santo, durante todo ano, em nossos pensamentos palavras e ações e só assim teremos um coração transformado.

Obrigado Senhor pela transformação de meu coração.

Feliz Páscoa, que o Senhor renasça em seu coração para sua vida eterna.

Flamarion Costa
Enviado por Flamarion Costa em 15/04/2022
Reeditado em 15/04/2022
Código do texto: T7495505
Classificação de conteúdo: seguro