Jesus, o bom pastor

João 10.11

A figura do pastor é muito conhecida na sociedade atual e muitos nem associam mais a palavra “pastor” para aquilo que realmente significa. Se você perguntar para uma criança o que é um pastor vai responder que é aquele homem que fala na igreja aos domingos, mas se não tiver nenhum contato com o vocabulário da fazenda, jamais vai imaginar que pastor é aquele que trabalha com as ovelhas.

No tempo de Jesus e até mesmo antes dele, as pessoas já eram comparadas com ovelhas, que são animais dóceis, mas também ingênuos, pois não tem muita noção do perigo, por isto um proprietário de ovelhas precisa ter um pastor para que cuide delas e não as deixe fugir. Parece ser comum as ovelhas se colocarem em perigo ou ser presa fácil de predadores, haja visto os desafios que o Rei Davi passou por causa das ovelhas quando ainda era pastor.

Na passagem de João 10.11 Jesus diz que é o bom pastor e dá a vida pelas ovelhas (tal qual fez Davi). O pastor dentro do contexto de uma fazenda é o cuidador das ovelhas, aquele que vai conduzi-las para um bom pasto verdejante (Salmo 23), vai proteger dos predadores e resgatar caso seja necessário, igual a parábola da ovelha perdida. Mas se as ovelhas ficarem nas mãos de outro funcionário de uma fazenda qualquer não vão ter o mesmo cuidado e caso ele veja um lobo ou outro predador vai fugir e largar as ovelhas, tal qual está na ilustração de Jesus no versículo 12. O bom pastor também conhece as suas ovelhas e elas O conhecem.

A Igreja Protestante em sua maioria adota a palavra Pastor para o ministro da Palavra e titular de uma igreja local. É de grande responsabilidade um homem ter esse ofício, pois ele está lidando com pessoas que na visão de Deus são ovelhas, umas são mais antigas e experientes, outras são mais novas, mas todas são ovelhas e muitas vezes tem atitudes de ovelhas (sem noção do perigo do pecado e do lobo que anda ao derredor).

Por outro lado, um pai de família também deve pastorear seus filhos e esposa, por ser o sacerdote do lar. Nunca custa lembrar que o Apóstolo Paulo disse na carta de Efésios que o homem deve amar sua esposa e por ela se entregar como Cristo se entregou pela Igreja.

A mensagem principal é saber que Jesus não é somente nosso Pastor, mas nosso Bom Pastor. Em suas mãos estamos seguros e nada nos falta, temos tudo que precisamos com Ele: pasto, alimento, água, segurança. Mas também precisamos replicar este cuidado com nossos filhos e os pastores das igrejas com as ovelhas que lhes foram confiadas.

11/05/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 11/05/2022
Código do texto: T7514030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.