Jesus, a luz do mundo

João 8.12

No escuro não dá para fazer nada. Anda-se tateando com as mãos e corre-se o risco de tropeçar. Quem consegue fazer algo é porque se acostumou com o escuro, pois chega um momento em que a visão se acostuma com a escuridão e então é possível enxergar alguma coisa, mas essa não é a situação ideal, que é a luminosidade, ainda que seja artificial.

A origem da palavra luz não esconde muitos mistérios, pois significa algo que ilumina, ou ainda remete a claridade. Já a palavra brilho vem do grego Beryllos, que em português seria a pedra berilo, a qual quando foi descoberta devolvia intensamente a luz nela refletida.

No evangelho de João capítulo 8, a partir do versículo 12 Jesus disse tacitamente que ele é a luz do mundo e quem O segue não anda em trevas, ou seja, ausência de luz. Os fariseus questionaram essa autoafirmação de Jesus por ele não ter outra testemunha, mas Jesus disse que não é necessário pois Ele sabe quem é e de onde veio. Reforça ainda que veio do Pai. Considerando Jesus como parte da trindade, não é errado Ele dizer que é luz, pois em 1 João 1.5 está escrito: Deus é luz. Daí até podemos refletir que quando Deus disse na criação Haja luz (Gn 1.3), Ele o disse antes de criar o sol, logo a luz veio do próprio Deus criador.

Qual a importância de saber que Jesus é a luz do mundo? Ora, o mundo antes da vinda de Jesus estava em trevas e assim o estava desde a saída do homem do jardim do Éden. A humanidade em sua maioria foi se afastando do Deus criador e isso aconteceu rapidamente também períodos depois da Queda. A era dos Juízes foi assustadora. Tempos depois na era dos reis de Israel e Judá também o povo e as autoridades estavam bem afastadas de Deus, praticando idolatria e agindo de forma imoral, desprezando a Lei, apesar das exortações dos profetas. Isaías em uma das profecias anunciou que o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz e o evangelista Mateus relacionou isto a chegada de Jesus a Cafarnaum.

A vinda de Jesus foi o grande sinal de misericórdia e graça da parte de Deus, não fosse isso o mundo continuaria em trevas e as pessoas seriam condenadas a perdição eterna. É duro isto, mas é a verdade. Sem Jesus não teríamos salvação, mas Ele veio anunciando as boas novas e chamando-nos para o arrependimento dos pecados e para uma vida reta.

É interessante refletir que Jesus disse para aqueles que ouviam ao Sermão do Monte (Mateus 5, 6 e 7) que eles são o sal da terra e a luz do mundo e que esta luz resplandeça sobre as pessoas para que vejam as obras e glorifique ao Pai (Mateus 5.14-16). Creio que isto faça parte da nossa vida hoje também, assim como foi para os discípulos. Uma vez caminhando pela luz devemos também refletir esta luz que vem de Jesus para as outras pessoas ao redor e que estão longe da verdadeira luz. Sejamos como o berilo e que também façamos as obras maiores que Ele mesmo anunciou que faríamos (João 14.12).

20/05/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 20/05/2022
Código do texto: T7520160
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.