Jesus, a imagem do Deus invisível

Colossenses 1.15

Há filhos que são muito parecidos com o pai. Há quem diga: se quiser saber como ele era quando adolescente ou jovem basta ver o filho. Não só pela aparência, que na verdade nem sempre fisicamente se assemelha, mas pelas atitudes e palavras. Alguns pais e filhos compartilham de opiniões, de gostos, comportamentos e até manias.

Deus é espírito, disse Jesus para a mulher samaritana. Na passagem de Colossenses 1.15, também se diz que Deus é invisível. Não é palpável e também não o vemos, devido as suas características. Sua voz é audível e assim o foi no Antigo Testamento quando comunicou suas mensagens para seus servos. O Senhor Deus ainda se manifestou enquanto Jesus esteve na terra.

O apóstolo Filipe pediu para Jesus mostrar o Pai no capítulo 14, versículos 8 e Jesus respondeu com certa surpresa, no v.9: Há tanto tempo estou convosco, e tu não me tens conhecido, Filipe? Aquele que vê a mim, vê o Pai; como podes dizer: ‘mostra-nos o Pai’? Se queremos saber como Deus é de fato, basta dirigirmos nossos olhos para Jesus. Claro que o foco não é a aparência física, e sim o que Jesus pensa acerca da vida, suas opiniões e visões, e principalmente seus ensinamentos.

Jesus é a imagem do Deus invisível. A humanidade foi criada a imagem e semelhança de Deus, porém esta foi corrompida após a Queda. Agora Jesus é a imagem perfeita do que Deus é. O que é imagem? A origem da palavra remete a imitar, copiar ou fazer semelhante. No original em grego a palavra é eikon, o qual faz parte da raiz da palavra ícone. Vale ressaltar que mais importante do que parecer na semelhança física é ser semelhante nas ações e pensamentos. Paulo pede que sejam imitadores dele. Ora não se imita a semelhança física, mas sim as atitudes.

Embora não sejamos imagem e semelhança fiel a Deus devido ao pecado, podemos pela graça, buscar com muito desejo resgatar nossa imagem que remete a Deus. O Espírito Santo tem um fruto a oferecer para aqueles que andam no Espírito (Gálatas 5.22-24) repleto de valores e atributos, que fará de nós cada vez mais parecidos com Jesus e, logo, parecidos com o Pai.

20/06/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 20/06/2022
Reeditado em 20/06/2022
Código do texto: T7541927
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.