Jesus, o Verbo

João 1.1

A palavra dita tem poder. É ação. Repercute. Tem consequências. Na gramática a classe de palavras que denotam ação é o verbo, que serve para comunicar ações passadas, do presente e do futuro, além de outras propriedades. O verbo, em sua origem mais remota significa falar. A fala é ação, foi por meio de falas que o Senhor Deus criou os céus e a terra. No nosso dia-a-dia a fala tem muito poder. Um juiz decide por meio de palavras, as quais são registradas de forma oficial, mas tudo veio de palavras ditas, as quais podem dar condenação ou livramento.

Em muitas traduções do primeiro versículo do primeiro capítulo do Evangelho de João, aparece: No princípio era o Verbo ou ainda no princípio era a Palavra. Na versão em inglês aparece Word (palavra), italiano (Parola), espanhol tem a versão Verbo ou Palabra. O latim tem Verbum. E no original em grego? Aí surge o Logos, que traduz como palavra, mas também passa a ideia de comando. Já a origem da “Palavra” remete a parábola, que é comparação. A propósito, Jesus se utilizou de parábolas para ensinar acerca do Reino de Deus.

No princípio, Jesus, o Logos, estava com Deus e era Deus. Tudo que Deus Pai fez, foi por meio de palavras (Jesus, conforme Colossenses 1.16-17)). E quando veio a Lei, também foi transmitida por meio palavras, mas em essência os mandamentos exigem ações ou proibições ao homem. Os dez mandamentos foram colocados em pedras (também conhecido por Decálogo ou dez palavras). Dá para ver que a palavra tem muita importância para Deus. É um elogio dizer ao uma pessoa que ela tem palavra.

Jesus representa muitos verbos. Sua missão implicou em muitas ações para a humanidade pecadora. A principal foi salvar. Além disso, veio para ensinar e exortar. Curar também foi um verbo muito praticado por Jesus. E que verbo o Senhor quer que conjuguemos? Ao meu ver, o primeiro e mais importante é arrepender-se. Sem arrependimento, sem o reconhecimento do pecado e a interrupção dele na nossa vida, nada mais é possível. Tendo se arrependido, resolver mudar para uma vida menos pecaminosa, podemos então seguir a Jesus em seus ensinamentos e práticas. Aprender a ser discípulo e depois discipular aqueles que estão no início da caminhada.

28/06/22

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 28/06/2022
Código do texto: T7547863
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.