PENSAMENTOS DE SABEDORIA PARA LÍDERES CRISTÃOS

*Objetivo

Este livreto tem como objetivo aconselhar e ajudar líderes cristãos, pastores e ministros do evangelho em geral, diante de problemas e situações difíceis, principalmente dentro denominações evangélicas, através de pequenas frases e provérbios. Este conjunto de pensamentos é uma poderosa ferramenta para momentos de decisão.

*Sumário

Liderança e Maturidade Cristã

As queixas

Visão Espiritual

Erros e Pecados

Orgulho, Humildade e Caráter

Conselhos e Pensamentos

LIDERANÇA e MATURIDADE CRISTÃ

1. Sem direção de Deus é impossível tapar brechas espirituais. A voz de Deus sempre deve estar presente na vida do líder.

2. Se for fazer algo para Deus, dê o melhor de si, faça tudo o que puder.

3. A oração e a meditação na Palavra de Deus devem ter o mesmo valor na vida do líder cristão, caso contrário, o seu povo será desequilibrado também.

4. O pastor que pensa ser o único detentor da voz de Deus e o único que sabe discernir a vontade de dEle para uma igreja, irá se decepcionar.

5. Deus não respeita títulos humanos ou eclesiásticos, Ele respeita a função e o chamado de cada um, independentemente de cargos.

6. Não existem hierarquias no Reino de Deus; existem funções.

7. Punir todos aqueles que pensam de forma contrária é o suficiente para impor medo numa igreja.

8. O pastor que impõe medo, o faz por insegurança, porque tem medo de perder sua autoridade.

9. Líder não é aquele que fala mais alto, mas aquele que aponta o caminho.

10. Autoridade espiritual é aquela que Jesus conferiu aos justos na Bíblia e não tantas outras coisas que inventaram por aí, como títulos e capas.

11. Líderes são temíveis, mercenários são tremíveis.

12. Direção é mais importante do que estratégia.

13. Deus coloca sábios onde eles são valorizados e utilizados em prol do reino.

14. Quem menospreza conselhos está cercado de tolos; quem os valoriza está cercado de sábios.

15. Deus dá ferramentas e recursos para que aqueles que sabem usá-los.

16. Quem não sabe esperar sempre toma decisões precipitadas.

17. Quem não sabe esperar não tem tempo para ouvir a voz de Deus.

18. O líder cristão que não ouve conselhos está a um passo da heresia.

19. Se o líder não tiver pessoas qualificadas para ajudá-lo a detectar e resolver problemas, certamente fracassará.

20. Quanto mais em evidência estiver o líder cristão, mais escândalo ele poderá causar.

21. Quando uma pessoa escolhe participar de um culto baseando-se em quem será o pregador, já não está aberta para ouvir Deus falar, mas sim para ouvir o homem.

22. Os títulos eclesiásticos revelam verdadeiramente o caráter do crente.

23. Alguns líderes não gostam de ouvir conselhos, acostume-se com isso.

24. Os valores espirituais e as palavras preciosas devem ser entregues àqueles que valorizam.

25. Se uma crítica não for aceita por imaturidade do líder, logo o crítico será considerado rebelde.

26. Para alguns líderes imaturos “não concordar” significa rebeldia, e se você quiser questionar algo, estará conspirando. Por isso fique quieto.

27. Tratando-se de líderes, somente o sábio aceitará a repreensão.

28. Muitos pastores remunerados gostam que você fique 4 ou 5 horas no culto domingo à noite. Afinal, não precisarão levantar cedo no outro dia para trabalhar.

29. Dá-me uma pessoa motivada e eu lhe darei um projeto realizado.

30. Se orarmos apenas pela a igreja na qual congregamos, nossa oração é egoísta.

31. Líder não é aquele que controla, mas aquele que se torna imitável.

32. Líder não é aquele que impõe sua autoridade, mas aquele que tem seguidores.

33. O verdadeiro líder não escolhe seus seguidores, mas é escolhido por eles.

34. Ser flexível é ouvir conselhos com possibilidade de aceitá-los.

35. Jesus não obrigou ninguém a segui-lo.

36. Mentores preparam o caminho para os idealizadores executar seus projetos.

37. Abuso espiritual ocorre quando o líder espiritual dá ordens na vida pessoal do seu liderado.

38. O líder revela sua sabedoria e maturidade quando é confrontado.

39. Muitos pregadores gostam de entregar recados e repreensões no púlpito. Assim ninguém poderá questionar.

40. Existem amizades que só podem ser cultivadas à distância.

41. Pessoas insubmissas não gostam de freqüentar igrejas.

42. Pessoas insubmissas não gostam de prestar contas.

43. As ações de líderes, positivas ou negativas, provocam reações a curto, médio e longo prazo.

44. Não existe novo nascimento sem mudança de caráter.

45. Aliança não implica em um só pensamento, mas em um propósito.

46. Deus não precisa de tempo para curar, somos nós que demoramos para aceitar o tratamento.

47. Quando somos guiados pelo Espírito Santo não damos crédito a opositores.

48. Só porque são crentes, alguns pensam que podem fazer o que quiser, pois Deus os apoiará; até amaldiçoam em nome de Jesus.

49. Não somente as ações, mas as reações também revelam o caráter de um homem.

50. Deus não defende interesses egoístas.

51. Para Satanás, púlpito é vitrine e holofote; ali estão os seus alvos. Cuidado com quem você coloca nele.

52. Cicatrizes são sinais de maturidade.

53. Revela imaturidade o líder que rejeita o conselho de uma fonte e, depois, aceita o mesmo conselho vindo de outra fonte.

54. Os verdadeiros profetas sempre estarão orando pelo Reino de Deus e não por igrejas locais.

55. Transformar exceções da Palavra de Deus em regras, também é legalismo.

56. Crianças e meninos não suportam ser açoitados. O açoite é para os lombos dos varões.

57. Lobos fingem ser ovelhas de pastores inexperientes.

58. O líder que ouve o bajulador com o passar do tempo será arruinado.

59. É melhor ouvir duras críticas do sábio do que palavras graciosas do bajulador.

60. É importante existir ordem no culto, mas não a ponto do culto estar tão programado que a presença de Deus se torne dispensável.

61. Líderes seguros e confiantes são os teimosos que somente aceitam ponto final da caneta de Deus.

62. Existem ovelhas que se perdem, mas também há ovelhas que fogem.

63. Existem ovelhas leprosas que sempre precisarão de tratamento.

64. As vezes, o que mais aprendemos com um líder, é como não fazer, como não falar, como não agir, pelo seu próprio exemplo.

65. Quem não confia em ninguém não ouve conselhos.

66. Escravo é aquele que não pode pensar, e aquele que não pode dizer o que pensa.

67. Enquanto a verdade estiver nos incomodando não estamos vivendo a Palavra de Deus.

68. É difícil ouvir verdades; elas curam; porém algumas verdades são ditas com o propósito de ferir.

69. A verdade bíblica só produz efeito em um homem quando é revelada.

70. A vida cristã é feita de estágios, porém alguns crentes não saem do primeiro.

71. Aqueles que fizeram curso de teologia incentivam seus seguidores a fazerem também; alguns líderes que não fizeram fazem o contrário.

72. Para alcançar uma revelação precisamos levantar perguntas.

73. Confiança na justiça de Deus trás firmeza contra acusações.

74. A intimidade com a Palavra é a chave da revelação.

75. Consagrar líderes despreparados é o mesmo que colocar um soldado na pior frente de batalha para morrer.

76. Se o barco está furado não adianta pintá-lo ou enfeitá-lo; é necessário reparar a brecha.

77. Quando o crente fica confuso sobre quem ele é, acaba sendo tentado para voltar ao mundo, assim como o povo de Israel quis voltar ao Egito.

78. Colhendo o fruto de uma semente ruim, a pessoa que plantou, muitas vezes, atribui a culpa aos outros.

79. Buscar o sobrenatural de Deus sem o fundamento correto provoca desequilíbrio e misticismo.

80. Não eram os pecadores e nem os fracos que se ofendiam com as verdades ditas por Jesus, eram os fariseus conhecedores da lei.

81. Tem assunto que não vale a pena debater diante dos holofotes.

82. De quem quer que tenha vindo uma profecia, ela nunca pode ser desprezada, mas julgada à luz da Palavra. O caráter do homem que a proferiu será julgado por Deus.

83. Em uma cidade, enquanto houver problemas entre os pastores, nunca haverá avivamento.

84. Diferenças pessoais são resolvidas mais facilmente através de comunhão e oração do através de debates.

85. O quebrantamento pessoal trás restauração individual, o quebrantamento coletivo trás restauração na igreja.

86. O problema das denominações coorporativas, ou em redes, é que dão preferência à sua própria placa, dividindo o corpo dentro do corpo.

87. Quem não consegue ficar quieto nunca aprenderá.

88. Melhor que abrir novos grupos de crentes (igrejas) é existir maior aliança entre os grupos existentes.

89. Existe religião sim, foram as pessoas que a inventaram.

90. O rigor excessivo provoca revolta.

91. A pessoa inocente, quando disciplinada, tende a ficar revoltada.

92. Pensar diferente ou andar separado não significa quebra de aliança.

93. Nem sempre a divisão ocorre para o mal.

94. Não é o líder que escolhe discípulo, mas o contrário.

95. Diante de impasses e injustiças o tempo é sempre vital para provar quem está com a razão.

96. Quem dá muita ênfase às denominações evangélicas perde a visão de Corpo.

97. Enquanto estivermos preocupados com almas o dinheiro para a obra não vai nos faltar, do contrário, entraremos em dívidas.

98. Muitos líderes inseguros vivem um ministério isolado por causa de seu orgulho.

99. Pessoas são como parafusos, se forem apertadas demais podem espanar.

100. A obra de Deus não funciona com individualismo.

101. Muitas vezes o julgamento de um comportamento pode ser mais grave do que o comportamento em si.

102. Ser uma pessoa ensinável é uma das maiores qualidades do sábio.

103. Um dos maiores desafios para o líder é domar o orgulho próprio.

104. O resultado quando alguém faz aquilo que não foi chamado para fazer é o cansaço.

105. Quando temos uma vida de oração passamos a sentir as emoções de Deus.

106. Quando assumimos uma postura agressiva no Reino de Deus, chamamos atenção no mundo espiritual.

107. Quando valorizamos os negócios de Deus, Ele também dá mais atenção aos nossos.

108. Quando o líder não é pastoreado por ninguém, toda a igreja estará em grande perigo.

109. Sempre haverá escândalo se no coração do líder existir o desejo de obter vantagem econômica.

110. Se o líder não segue as leis humanas, não é digno de confiança, nem de ser seguido.

111. O problema de líderes imaturos é que frequentemente se sentirão afrontados por ovelhas.

112. É importante que os grandes líderes sempre tenham pessoas sábias entre os seus liderados, para ouvir suas críticas e opiniões, e assim não comprometa toda o grupo.

113. Quanto mais maturidade a pessoa tiver, menos ela questionará a Deus.

114. Se a nuvem de Deus é a sua direção, temos que entender uma coisa: As vezes ela pára.

115. O líder que diz: ‘a sua benção está aqui nesta igreja’, ainda não entendeu a Palavra de Deus.

116. Se não humilharmos diante de Deus, Ele nos humilhará.

AS QUEIXAS

117. QUEIXAS DE UM CRENTE PROBLEMÁTICO: As pessoas não gostam de mim. A igreja não me aceita. Tenho vergonha. As pessoas não me entendem, mas só Deus conhece o meu coração.

118. QUEIXAS DE UM AMARGURADO: Não sinto vontade de perdoar. Não confio em ninguém. Sempre alguém pisa na bola comigo.

119. QUEIXAS DE UM VICIADO: As pessoas me julgam, mas Deus vê o coração. Posso pecar à vontade pois Deus perdoa. As pessoas não me deixam fazer a obra. Não tenho oportunidade na igreja.

120. QUEIXAS DE UM MENTIROSO: As pessoas não acreditam em mim, não me ouvem e não confiam em mim.

121. QUEIXAS DE UM TRAIDOR: As pessoas não confiam em mim. Meus amigos se afastaram de mim. As pessoas me evitam.

122. QUEIXAS DE UM CRENTE AVARENTO: Cansei de dar dinheiro para o pastor. Dízimo é coisa da lei. A igreja não paga as minhas contas. Eu ganhei o dinheiro e administro da forma que eu quiser.

123. QUEIXAS DE UM CRENTE ADÚLTERO: As pessoas na igreja me olham de forma diferente. Estão falando mal de mim. As pessoas não perdoam. O meu ministério apagou.

124. QUEIXAS DE UM CRENTE REBELDE: As pessoas me evitam. As pessoas não conversam comigo. Meus amigos não me dão crédito. Os líderes não pedem minha ajuda e vivem me repreendendo.

125. QUEIXAS DE UM CRÍTICO EXCESSIVO: Os líderes estão fazendo errado. O sistema é falho. Eles não gostam dos meus conselhos.

126. QUEIXAS DE UM CRENTE LEGALISTA: A igreja esta errada, precisamos restaurar as veredas antigas. A igreja precisa de disciplina; precisa de mais regras. Não gosto da Epístola de Gálatas.

127. QUEIXAS DE UM ORGULHOSO: Todos estão errados e não percebem que EU estou certo. Os piores estão liderando. Não preciso pedir perdão pois posso justificar todas as minhas falhas.

128. QUEIXAS DE UM CRENTE DESVIADO: Há muita coisa errada na igreja. As pessoas da igreja julgam demais. Não preciso freqüentar igreja para ser salvo.

129. QUEIXAS DE UM PESSIMISTA: Eu avisei que não ia dar certo. As pessoas sonham muito alto, temos que ser realistas. Sempre tudo dá errado, não adianta tentar.

130. QUEIXAS DE UM CRENTE IMPURO: Os líderes da igreja são espirituais demais. Há muita cobrança na igreja. Temos que aceitar nossos impulsos; Deus nos criou com instintos.

131. QUEIXAS DE UM HOMOSSEXUAL: Não sou compreendido na igreja; sou discriminado. Querem me mudar, mas nasci assim; não respeitam minhas emoções.

132. QUEIXAS DE UM USURPADOR: O problema está no líder principal. Tem pecado na liderança.

133. QUEIXAS DE UM DEVEDOR: As pessoas não entendem minha situação financeira. Meus credores não me perdoam.

134. QUEIXAS DE UM AGIOTA: Todos me pedem favor, mas não cumprem sua parte. Não me olham com bons olhos, mas ajudo muitas pessoas; tenho um galardão no céu.

135. QUEIXAS DE UM DEFRAUDADOR: As pessoas condenam minha habilidade para ganhar dinheiro. Meus amigos não entendem que negócios são negócios.

136. QUEIXAS DE UM MACONHEIRO: Recriminam-me, mas não se lembram que a erva é uma criação de Deus. O cigarro é que faz mal.

137. QUEIXAS DE UMA PROSTITUTA: Não respeitam minha profissão; sou trabalhadora. Jesus defendia as prostitutas.

138. QUEIXAS DE UM IDÓLATRA: Não sabem a diferença de adorar a venerar. Apenas guardo lembranças de personagens exemplares.

139. QUEIXAS DE UM DEPRIMIDO: Não gosto da minha vida. Me deixaram só, ninguém vem me visitar. Não consigo ser feliz.

140. QUEIXAS DE UM CONDENADO: Sou inocente. Fui injustiçado. Minha pena é muito alta. O advogado me ferrou.

141. QUEIXAS DE UM FOFOQUEIRO: Não gostam de ouvir minhas verdades. Sempre sobra pra mim. Minhas amizades nunca duram muito tempo.

142. QUEIXAS DE UM SISTEMÁTICO: O meu jeito é o mais fácil, mas as pessoas acham complicado. As pessoas não dão valor aos detalhes.

143. QUEIXAS DE UM RELAXADO: Não gosto de horários. Não gosto de assuntos urgentes. Não gosto de dedicação.

144. QUEIXAS DE UM FRACASSADO: Fiz tudo certinho, não sei o que aconteceu... Poderia acontecer com qualquer um. Tudo o que eu faço não dá certo.

145. QUEIXAS DE UM ACOMODADO: Não gosto de ser pressionado. Não preciso mudar, não gosto de mudanças. Deus vai me esperar.

146. QUEIXAS DE UM CRENTE HIPÓCRITA: Minhas palavras são bíblicas, mas ninguém as recebe vindas de mim. Não gosto de profetas. Tenho uma conduta perfeita na igreja, mas só os neófitos enxergam isso.

147. QUEIXAS DE UM HEREGE: Deus é mau; não acredito nele. Religião envenena. A Bíblia precisa ser incrementada.

148. QUEIXAS DE UM ATEU: Se Deus existisse não haveria sofrimento. Os homens estão certos e a Bíblia está errada. Uma vez eu orei, mas Deus não ouviu, por isso Ele não existe. A Bíblia foi alterada várias vezes.

149. QUEIXAS DE UM RADICAL TRADICIONAL: Existem muitos abusos nas igrejas, como o mau uso dos dons. As doutrinas atuais são todas heréticas.

150. QUEIXAS DE UM ENCALHADO: Por causa da igreja não consegui namorar. A igreja não promove eventos para jovens mais velhos. Sempre achei que iria aparecer alguém melhor.

151. QUEIXAS DE UM RELIGIOSO: Nunca faltei em um culto, nunca deixei de orar em voz alta, nunca deixei de dizimar, sempre orei uma hora por dia, sei de cor todos os cânticos e a maioria dos versículos importantes, mas não entendo por que não sou reconhecido por Deus.

152. QUEIXAS DE UM PECADOR: Deus virou as costas para mim; tudo está dando errado na minha vida; estou doente. Tenho medo de ir para o inferno.

VISÃO ESPIRITUAL

153. Visão espiritual não é enxergar igrejas lotadas, mas enxergar o avivamento (Hc.3:2).

154. Visão espiritual não é ter grandes Catedrais, mas investir dinheiro no Reino de Deus (II Co. 9:8)

155. Visão não é ter grande arrecadação, mas sim tirar o dinheiro do gazofilácio e alimentar os pobres (Mt.25:35).

156. Visão não é fazer grandes shows ou transformar o culto em um show, mas evangelizar e ganhar almas para Cristo (Mc.16:15).

157. Visão não é criar diversão para a igreja, mas praticar obras de misericórdia e atos de justiça (I Co.12:28).

158. Visão não é agradar as multidões, mas agradar a Deus priorizando o evangelho (At.16:10; I Co.9:16; Ef. 6:15).

159. Visão não é aquisição de bens materiais para a igreja, mas financiar um missionário (Fl.4:15,16; II Co.9:1).

160. Visão Não é ter ministério de louvor completo e com CD gravado, mas sim transformar o “culto” em um culto racional (Rm. 12:1); ter uma vida de adoração (Jo. 4:23; Sl. 71:6; Sl. 146:2).

161. Visão não é ter números na igreja ou no gazofilácio, mas nomes escritos no Livro da Vida (Ap.20:15; Lc. 10:20).

162. Visão não é saber o que vai acontecer no futuro, mas conhecer e respeitar a Palavra de Deus (Pv. 9:10; Js.1:8; I Rs.2:3; Os.6:3).

163. Visão não é ser autoritário e independente, mas sim gerar arrependimento na igreja (Lc.15:7); disciplinar e confrontar as pessoas (Pv.12:1; Pv. 9:8; I Tm. 4:13)

164. Visão não é ser orgulhoso e arrogante, mas sim humilde e servir as pessoas (Mt.20:26; Ef. 6:7; Cl. 3:24); é amar as pessoas (Rm. 12:10; I Co. 13; Ef.5:2); ouvir conselhos e ser humilde (Pv.12:15; Pv. 20:18; I Pe. 5:5; Pv.27:2).

165. Visão não é pregar em alto volume ou em quantidade, mas com qualidade e unção (I Tm.4:16; II Tm.4:2)

166. Visão não é ter beleza ou aparência, mas ser um imitador de João Batista (Mt. 11:11; Lc. 3:3-9).

167. Visão não é ter fama, status ou louvor próprio, mas se sacrificar pelas vidas (Jo. 15:13); ser reto e justo diante de Deus (Jó. 1:1; Sl. 37:37; Pv. 11:1).

168. Visão não é ter salário pastoral, mas se despir para cobrir o despido (Mt. 25:36; Lc. 3:11; Tg.1:27).

169. Visão não é falar por último ou em volume mais alto, mas sujeitar-se à vontade de Deus (I Jo. 2:17; Tg.4:7; Ef.6:6).

170. Visão de Reino é enxergar com os olhos de Deus, e não somente o seu próprio umbigo e aqueles que estão ao seu redor (At.2:42-44; ICo.10:16; I Jo.1:7).

ERROS E PECADOS

171. Quando o princípio está errado, todo o resto também está errado.

172. Quanto mais eu olho para a Palavra de Deus, mais eu me vejo, com minhas imperfeições.

173. Para começar a acertar, temos primeiro que detectar os erros, enumerá-los e apresentá-los diante de Deus.

174. Se tão somente considerarmos o pecado algo comum, já fomos derrotados por ele.

175. Existe cauterização espiritual quanto do pecado se torna simples e comum.

176. A apostasia não acontece de repente, é devagar que as coisas acontecem.

177. Para voltar ao caminho correto temos que encontrar o lugar exato onde nos desviamos desse caminho e corrigi-lo.

178. Quem não dá a devida atenção ao pecado vai carregá-lo por toda a vida.

179. Quando existe arrependimento de pecado, Deus não muda na sua intimidade com o homem, mas muitas vezes ocorre o oposto, porque o homem não esquece do que fez.

180. Quando saímos da vontade de Deus, nossas prioridades mudam.

181. Quando não temos tempo para fazer algo para Deus precisamos rever nossas prioridades.

182. Diante de Deus, temos que tirar toda roupa de religiosidade, que cobrem as falhas, e nos apresentarmos despidos.

183. Muitas vezes o causador do escândalo culpa o diabo, e chama de endemoninhado todo aquele que se lembra do incidente.

184. Quem recebe a natureza nova de Cristo nunca mais pensa em ser pecador.

185. Quem recebe a nova natureza de Cristo não vive mais sob o controle da carne.

186. Alguns erros são evidentes; outros são mais difíceis de perceber.

187. Se quiser deixar um orgulhoso nervoso, basta corrigi-lo.

188. Quem não ouve conselhos é fraco e reincidente em erros comuns.

189. Sem olhar para o passado nunca conseguiremos corrigir o erro e voltar para o caminho correto.

190. Errado não é aquele que aponta o erro, mas aquele que o defende.

191. Quem gosta de brincar com a mentira, cedo ou mais tarde acaba sendo picado por ela.

192. Sábio é aquele que aprende com os erros dos outros, e não com o próprio erro.

193. Quem fala muito acaba enforcado nas próprias palavras.

194. A ambição faz com que o homem passe por cima de quem quer que seja para conseguir o que quer.

195. Quando algo em nossa vida se torna “Neustã”, deve ser eliminado. Leia II Rs. 18:4.

196. É melhor fazer pouco, errando menos, do que fazer muito, errando muito mais.

197. A prova do quebrantamento é a mudança.

198. Se não temos prazer nas coisas de Deus, Ele não tem prazer em nós.

199. A submissão incondicional ao líder pode ocultar erros graves e heresias.

200. A submissão parcial em Cristo revela uma filiação duvidosa nEle.

201. O pecado é como um veneno de cobra, se acostumar com ele, você acabará morrendo.

202. Reconhecer o próprio erro é uma das maiores virtudes para o ser humano.

203. O maior erro de um homem é achar que pode salvar a si mesmo.

204. Quando o foco da igreja está na grandeza dos bens materiais perde-se o valor do investimento em almas.

205. O jejum é a chave para se obter vitória plena sobre o pecado.

206. Ansiedade é ausência de paz.

207. Para se consertar um erro ou uma brecha, é preciso tempo, sabedoria, amor e perdão.

208. O processo de santificação traz autoridade.

209. Através do jejum fechamos nossa boca para abrir nossos ouvidos ao verdadeiro alimento para o espírito, a Palavra Revelada de Deus.

210. As portas de Deus são invisíveis, às vezes, quando batemos em uma, Ele abre outra.

211. Oportunidades devem ser agarradas, pois existem portas dentro de portas.

212. Se eu pensar que existe outra condição para ser salvo além da fé em Cristo, sou um legalista.

213. Medo é o reflexo da falta de fé.

214. Para encontrar Deus temos que procurá-lo no lugar certo, porém esse lugar não é físico.

215. O ativismo na igreja, ao invés de gerar fé, provoca enfado.

216. A crítica excessiva gera incredulidade.

217. Quando falamos a Palavra estamos manifestando nossa fé.

218. A paciência é uma das maiores provas de fé.

219. O homem de fé pode fazer aquilo que ninguém nunca fez.

220. Dentre seus amigos tenha sempre um engraçado, um leal, um sábio e um cheio de fé.

221. Fé é enxergar vitória diante da desgraça.

222. A incredulidade é contagiante, mas a fé também é.

223. A fé não pode ser perdida ou arrancada, mas pode ser desprezada por seu possuidor.

224. O dono da fé é o único autorizado e capaz para administrá-la.

225. Fé não é religião e nem conhecimento, é uma convicção, a certeza de uma verdade.

226. Religião é o jeito humano de tentar religar-se a Deus.

227. Quando o homem de fé não consegue vencer, Deus desce e traz vitória.

228. Se Deus não existe, não perco nada sendo ateu ou crente; mas, se Ele existe, eu perco tudo sendo ateu.

229. O grande desafio do cristão é dominar o corpo e a alma, fortalecendo seu espírito.

230. Presunção não é fé e sempre leva à derrota.

231. Sem oração e Palavra não existe unção.

ORGULHO, HUMILDADE e CARÁTER

232. Um orgulhoso precisará ser humilde primeiro, para depois reconhecer seu erro.

233. Para um orgulhoso ser quebrantado, basta que fique doente.

234. Autoproteção também é orgulho.

235. Quem tenta proteger a própria imagem ou se preocupa demais com o que os outros pensam, é orgulhoso.

236. Aquele que é racional demais acaba impedindo a ação do Espírito Santo em sua vida.

237. Na igreja, as pessoas que mais gostam de microfone não são as que mais oram.

238. A pessoa humilde aceita ser corrigida mesmo quando está certa.

239. O deserto é o inevitável lugar de crescimento para o crente.

240. Existem pessoas que têm a ‘cabeça-dura’, e só aprendem na velhice; outros continuam ‘cabeça-dura’.

241. Uma característica do legalista é apontar o erro do próximo, quando na verdade possui muitos erros ocultos.

242. O orgulhoso precipitado insiste em permanecer no erro.

243. Sábios são aqueles que ouvem muito e falam pouco.

244. Existem pessoas que, ao se depararem com seu problema, preferem sair de uma igreja, para, depois de alguns anos, enfrentar o mesmo problema em outra igreja.

245. O líder precipitado se torna mestre em voltar atrás nas suas decisões.

246. A minha postura revela quem eu sou, e não as minhas palavras.

247. A pessoa arrogante se coloca em desnível em relação ao próximo e, enfim acaba isolada e solitária.

248. Tratando-se de problema no caráter, a ocasião pode mudar, mas a falha é sempre a mesma.

249. Tratando-se de pecado devemos esquecer o passado, porém, tratando-se de caráter o passado é essencial.

250. Amadurecimento vem com o tempo, mas princípios morais e caráter não mudam.

251. Mesmo que uma pessoa seja boa no que faça sempre haverá algo em que ela é péssima.

252. Quando alguém pensa que é o melhor, sempre aparece outro mais qualificado.

253. Para saber se sou hipócrita basta verificar se a minha vida condiz com o que oro, canto e prego.

254. O caráter de uma pessoa não se define pelo seu pecado ou santificação, mas pelo seu coração e comportamento.

255. O resultado do pecado oculto na vida do orgulhoso é muito mais grave do que o pecado na vida do neófito.

256. Quando o problema está no caráter de uma pessoa, somente um grande choque para fazê-la tomar posicionamento.

257. O orgulho é um pecado que somente começa a ser tratado com identificação e posicionamento de seu possuidor.

258. É comum vermos crentes envolvidos em problemas financeiros, por causa das vãs crenças na teologia da prosperidade.

259. Avalia-se o caráter de um homem pela forma que ele cuida de seus negócios.

260. Quando o problema é no caráter, não adianta disfarçar, se não for tratado, de tempos em tempos ele volta.

261. Se o crente não aceitar a correção de Deus, passará anos vivendo problemas semelhantes.

262. Para saber se uma pessoa é rebelde basta repreendê-la.

263. A vida é como uma roda gigante, um dia você está por cima e seu próximo por baixo. Por isso, não cuspa no seu próximo, pois, talvez amanha seja você a receber a cusparada.

CONSELHOS e PENSAMENTOS

264. Deus nos dá várias oportunidades, porém há oportunidades que aparecem uma só vez.

265. A forma mais fácil de lembrar-se do que estudou é ensinando.

266. Quem pensa demais no futuro sofre de ansiedade.

267. Se eu quero mudança na minha vida espiritual, tenho que tomar um posicionamento diferente.

268. É mais fácil para homem reconhecer sua dependência de Deus quando fica doente.

269. A cada dia devemos agradecer a Deus por continuarmos vivos, assim entenderemos melhor o propósito de nossas vidas.

270. Quando entendemos que não somos merecedores, nem da cura, nem da vida e nem da salvação, saberemos lidar melhor com a doença.

271. Aquele que é humilde não precisa convencer e nem provar isso a ninguém.

272. Precisamos sempre lembrar de tudo aquilo que Deus fez e faz em nossas vidas, para mantermos um coração grato diante dEle.

273. Se não perdoarmos não somos parecidos com Ele, não somos filhos dEle.

274. Muito tempo depois de tomar uma decisão, você sabe que tomou a decisão correta se pudesse voltar atrás e tomar a mesma decisão novamente.

275. Prioridade é aquilo com que me preocupo mais.

276. Não podemos ter medo de experimentar aquilo que é diferente.

277. Ouvir é uma tarefa difícil para o tagarela.

278. O perdão é o fruto da árvore chamada amor.

279. Perdão e amor são virtudes que caminham juntas, sem uma a outra é incompleta.

280. Conhecemos a árvore pelos seus frutos. Os frutos caem próximo da arvore. Portanto, para conhecer uma pessoa basta observá-la em sua casa, trabalho, em locais e pessoas com as quais convive.

281. Além de Deus, os únicos capazes de avaliar nossas motivações somos nós mesmos.

282. A minha intimidade com Deus reflete no tempo que eu dedico a Ele.

283. Fast food evangélico faz mal para a saúde espiritual.

284. Diante de qualquer situação, ficar quieto ainda é uma boa opção.

285. Tratando-se de bênçãos o povo esquece rápido, mas tratando-se de escândalos, o povo nunca esquece.

286. Fale o que Deus manda, ainda que te rejeitem, ainda que te afrontem, ainda que te apedrejem.

287. Muitos não freqüentam a igreja por causa do dízimo. Para eles, dízimo é a malha fina das igrejas evangélicas.

288. Quando a igreja fica lotada de pessoas ocorrem os seguintes pensamentos no meio do povo:

O evangelista: quantas almas para Cristo!

O ganancioso: quantos dizimistas!

O pastor: quantas ovelhas para cuidar!

O conselheiro: quantos problemas para solucionar!

O guerreiro: quantos demônios para expulsar!

Os solteiros: quanta gente nova!

O intercessor: quantas vidas para orar!

O faxineiro: quantos pés para sujar!

O pessimista: tantas pessoas não permanecerão!

O acomodado: quanta concorrência!

O visionário: precisamos de mais cadeiras!

O mestre: quantos alunos!

O músico: quanta platéia!

O técnico de som: quantos ouvidos!

O diácono: quanto serviço!

O lobo: quantas ovelhas para devorar!

O falso profeta: quantas mentes para iludir!

289. Quem se aprofunda demais em textos bíblicos isolados acaba encontrando “chifre em cabeça de cavalo”, e se torna um pseudo-religioso.

290. Sempre ouviremos heresias no púlpito; afinal, quem nunca disse uma?

291. Das igrejas mais rigorosas nascem os maiores escândalos.

292. Igrejas pequenas são mais fáceis de administrar; se os erros do líder forem evidentes, como ele poderá administrar uma igreja grande?

293. Se uma denominação é grande não significa que seu líder seja qualificado.

294. Quem não mantém um relacionamento íntimo com o cônjuge coloca seu casamento em brecha.

295. Não existe casamento sem comunicação.

296. A nossa benção está nas regiões celestiais, e não na denominação.

297. O altar fica num lugar pessoal e não em um templo.

298. Aqueles que clamam por um avivamento são os primeiros a experimentá-lo.

299. Guerreiros como Josué vencem qualquer batalha, apenas com uma injeção de ânimo vinda de Jeová.

300. A falta de confiança torna o mundo cada vez mais solitário.

301. Para os incrédulos a mansidão e a honestidade são as maiores qualidades do crente.

302. Os sábios são amados e também odiados por muitos.

303. Os sábios ruminam as críticas até transformá-las em alimento.

304. Pessoa medrosa é pessoa insegura.

305. Na igreja também existe oposição.

306. Quanto maior o escândalo, maior o desprezo.

307. Quem tem medo de enfrentar gigantes nunca conquistará.

308. Para Deus não existem várias igrejas, mas apenas uma.

309. Dentre seus amigos nunca tenha um desanimado, um pessimista e um incrédulo.

310. Existem dizimistas que nunca irão prosperar.

311. Não existem lugares ou objetos santos, mas pessoas santas.

312. Oração não é um momento, é uma vida.

313. Sem obediência não existe prosperidade.

314. Existe crente que somente será curado no dia de sua morte.

315. Viciado é aquele que não tem vida espiritual sadia, pois não consegue controlar a carne.

316. Um problema mal resolvido tem que ser resolvido duas vezes.

317. É melhor ficar solteiro do que casar duas vezes.

318. Quem não enfrenta seu problema sempre será problemático.

319. Um bom conselho, muitas vezes, é trocado por outro medíocre.

320. O atrito é uma inconveniência necessária para o crescimento.

321. Unidade do povo de Deus só é possível através do Espírito Santo.

322. A melhor pregação é refletir exteriormente nossas mudanças interiores.

323. O testemunho fala mais do que palavras bonitas.

324. Ingratidão é quando acostumamos com a bênção e esquecemos daquilo que Deus fez.

325. A gratidão pelos dias atuais é a única razão para lembrar do passado.

326. Pessoas frustradas vomitam suas frustrações naqueles que se aproximam.

327. Amizade é quando se pode conversar sem medir palavras.

328. É mais difícil se levantar do que ficar de pé, porém, maior testemunho tem aquele que sempre permaneceu firme do que aquele que caiu e se levantou.

329. Para tomar posse da benção, primeiro preciso projetá-la em minha mente.

330. Adorar é antecipar a entrada no céu.

331. É em silêncio que aprendemos.

332. Dificuldades fazem parte do treinamento.

333. Silêncio ou barulho não são sinônimos de espiritualidade.

334. No casamento uma boa intimidade custa caro; com Deus não é diferente.

335. É ilusão pensar que posso tocar na face de Deus sem sacrifício.

336. Sacrifícios verdadeiros não são físicos.

337. Imaginar que uma conduta errada me fará perder a salvação é o mesmo que acreditar na salvação por obras.

338. Quem só pede bênçãos materiais para Deus, ainda não entendeu o que é benção, e nem sabe quem é.

339. Se um solteiro pensar que seu problema com o pecado será resolvido com seu casamento, acabará se frustrando.

340. A dependência plena de Deus, se não for o último, é um dos últimos estágios da intimidade com Ele.

341. A confissão de pecados não é um momento, é uma vida.

342. Vemos o trabalhar de Deus quando várias ferramentas funcionam voltadas a um mesmo foco.

343. Para ser um homem segundo o coração de Deus, primeiro tenho que ser um adorador.

344. Temos que buscar a Deus, como se estivéssemos precisando de cura urgente, pois, quando realmente estivermos doentes, continuaremos a buscar da mesma forma.

345. Na igreja, o excesso de controle, controla o Espírito Santo.

346. Quando a preocupação de uma igreja deixa de ser almas e passa a ser números, tal igreja já se corrompeu.

347. Se os crentes fossem unidos, a nação seria transformada.

348. Os falsos profetas são muito bem aceitos porque falam aquilo que os hipócritas querem ouvir.

349. Um falso profeta é revelado através do seu caráter.

350. Numa luta de gigantes, a determinação, a perseverança e o esforço extremo determina o vencedor.

351. O crente que tem mais prazer com amizades incrédulas do que com irmãos em Cristo ainda não teve sua mentalidade transformada.

352. Existe algo errado quando o homem não tem prazer em ficar em casa.

353. O meu prazer pelo mundo, ou pela casa de Deus, revela de onde eu sou.

354. A forma que eu lido com ofensas, atritos e situações adversas, determina a qualidade da minha saúde emocional e do meu caráter.

355. Aquele que cobiça tem mania de elogiar os bens do próximo.

356. Quem não desenvolve projetos nunca realiza um.

357. Quem tem muitos projetos, mas não realiza nenhum é apenas um bom teórico.

358. O fruto do Espírito não se cansa, não chega no limite, não acaba, mas dura para sempre.

359. Não é errado criar uma expectativa corporal para a ação do Espírito Santo, afinal os comportamentos pentecostais são bons para estimular a fé.

360. Um bom palestrante percebe com facilidade os erros do pregador, mas o homem de Deus os ignora, percebe os acertos e os colhe para alimento.

361. Sonhar é imaginar o futuro.

362. Pessoa organizada é pessoa capacitada.

363. Ser levita é buscar ser perfeito para Deus.

364. Uma igreja saudável e equilibrada é aquela que possui membros ricos e pobres, educados e mal educados, doentes e sãos, velhos, jovens e crianças, homens e mulheres.

365. A disciplina é um divisor de águas; ou aceitamos ou regredimos.

366. Quando você começa a perder o temor de Deus, também perde o temor dos homens de Deus.

367. Ainda bem que Deus é muito misericordioso, afinal Jesus está perante Ele intercedendo: ‘Pai, por favor, perdoa’.

368. Quando a glória de Deus se manifestar seu juízo também manifestará.

369. Enquanto tivermos uma vida normal, estamos engatinhando na fé.

370. Quando a prioridade da igreja deixa de ser almas, a igreja deixa de ser igreja.

371. Resolva seus problemas, não deixe que eles resolvam você.

372. Muitos oram quando precisam agir, e agem, quando precisam orar.

373. O principal motivo das pessoas abandonarem suas igrejas é a decepção.

374. Se a prioridade for aumentar a quantidade de membros no ministério ao invés de ganhar almas para o Reino, já estamos fora da doutrina de Cristo.

375. O dinheiro aplicado em almas vale mais do que em qualquer outra coisa.

376. Se o objetivo da igreja fosse construir obras arquitetônicas, Jesus teria dado essa orientação aos seus discípulos.

377. Evangelismo dentro do templo não é evangelismo, é cadastramento ministerial.

378. Escândalo é quando um comportamento enfraquece ou faz o fraco pecar. Porém, na igreja moderna quem se escandaliza são os religiosos.

379. Pessoas maduras não se escandalizam.

380. Nas igrejas modernas, profecia é como pirataria, tem de tudo.

381. Se o dízimo fosse um imposto, Paulo teria se manifestado a respeito.

382. O grande passo para a unidade é se igualar ao próximo.

383. Uma verdade dita pela metade se torna uma mentira.

384. Tratando-se de expressões corporais dentro da igreja é melhor a omissão do que o excesso.

385. Ainda há um remanescente que não se encurvou a Baal, que não se contaminou com o mundo e com a instituição romana.

386. Sempre que a vida espiritual estiver conturbada e confusa, o melhor caminho é retornar à simplicidade do evangelho.

387. Brigar com Deus não dá certo, a gente sempre perde.

388. Não podemos deixar o passado atrapalhar nossa postura espiritual.

389. É melhor não fazer nada do que fazer algo pela metade.

390. A revelação na adoração nos conduz a lugares escondidos.

391. Às vezes uma entrada mais fácil leva a um caminho mais difícil.

392. Não é errado confiar no próximo, mas em si mesmo.

393. Existem bodes e ovelhas; temos que decidir o que somos.

394. Deus prefere as obras invisíveis, porque as visíveis, em sua maioria, são religiosas.

395. A melhor maneira de avaliarmos a vida espiritual de alguém é observando a maneira que encara problemas difíceis.

396. Estar disponível para Deus é o mesmo que esvaziar-se de carnalidade e vontade própria.

397. Se não houver tempo e espaço, a unção não flui como deveria.

398. Quanto mais dedicação e entrega, maior será a atuação de Deus.

399. Tratando-se de intimidade com Deus temos que manter a ênfase na qualidade e não na quantidade.

400. Quem não se render à Pedra que é Jesus, será esmagado por Ela.

401. Sempre teremos tempo para aquilo que valorizamos.

402. Algumas pessoas são mais felizes solteiras do que casadas.

403. Desculpas para não orar:

- Estou cansado demais para orar;

- Não tenho tempo para orar;

- Tenho outras prioridades;

- Eu não gosto de orar;

- Deus nunca atende aos meus pedidos, por isso não oro;

- Depois eu oro;

- Quem sabe outro dia; amanhã eu oro;

- Depois que eu organizar minha vida, tiver tudo que eu sempre quis, orarei;

- Posso orar, mas somente se Deus me der um grande presente;

- Orar em casa é chato, pois ninguém vê.

404. Procuro uma igreja

Procuro uma igreja que não se contaminou com o mundo. Que não se sentiu atraída pelas suas luzes e atrações.

Procuro uma igreja que não é empresarial. Uma igreja a qual homens não governam.

Procuro uma igreja imaculada, fiel, que não se prostitua com seus outros deuses. Uma igreja que não se venda por dinheiro e nem é atraída por ele.

Procuro uma igreja que não comercialize a Palavra e nem exija direitos autorais por ela.

Procuro uma igreja que não abuse de suas ovelhas. Uma igreja que não controle seus membros com ditadura.

Procuro uma igreja cujo objetivo não seja angariar fundos. Uma igreja que não cobra imposto de seus fiéis.

Procuro uma igreja cuja prioridade é o reino de Deus e não visões particulares.

Procuro uma igreja íntima e não legalista.

Procuro uma igreja que me ame e me aceite como Seu Salvador.

Mendel Rossi
Enviado por Mendel Rossi em 05/07/2022
Código do texto: T7552822
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.