4 MOTIVOS PARA NÃO PERDER A ESPERANÇA

Lamentações 3.21 a 26:

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.

A cada dia, quanto mais o tempo passas, a vida humana, tem se tornado mais difícil em todos os seus aspectos. Temos vivido dias de luta, dias de confusão, dias de medo!

A ansiedade, a angustia a depressão não tem permitido um sono tranquilo reparador e de descanso do cansaço do dia a dia. Temos visto pessoas dizer que, de repente, no meio da noite acordam num sobressalto, atormentado por uma série de pensamentos e questionamentos: “O que será de mim amanhã? ”, “Como vou enfrentar esta enfermidade? ”, “Será que, neste mês, as contas vão fechar? ”. São pensamentos que, muitas vezes, nos fazem perder o chão. São pensamentos que nos fazem perder o foco. São pensamentos que, muitas vezes, nos fazem esquecer o que é essencial.

Mesmo em meio a todo esse caos que estamos vivendo, não podemos perder a esperança, a fé em dias melhores, acreditar que sim, seremos vencedores em todas as situações, quando colocamos a nossa fé em ação! Hoje, eu quero destacar quatro bons motivos para você não desistir e não perder a esperança:

1º Motivo - O REFERENCIAL DO QUE DEUS JÁ REALIZOU NA TUA VIDA NO PASSADO, Infelizmente a tendência do homem é esquecer muito facilmente do que Deus já fez, assim acontecia com o povo de Israel no Antigo Testamento. A Bíblia nos relata que o povo atravessou o Mar Vermelho sem molhar os pés, e se não bastasse esse grande milagre, os israelitas presenciaram manifestações do poder de Deus no deserto. No entanto isso não foi suficiente para mantê- los agradecidos e obedientes ao Senhor.

Em Deus, não há sombra de variação! Ele fez, Ele faz, e Ele fará!

2º Motivo- O FUTURO QUE ELE TEM PARA VOCÊ

"Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança". (Provérbios 23.18)

"Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança". (Provérbios 24.14)

Parece que às vezes tudo conspira contra nós, então nossas forças se acabam e aquilo que parecia tão simples, torna-se um pesadelo. Nesse momento parece que não há ninguém que nos compreenda e quando precisamos apenas de um ombro para chorar, não encontramos nenhum.

Uma coisa me vem ao coração que só há um amigo fiel, alguém que nunca irá nos desamparar, nunca estará ocupado demais para nós, nunca dirá que não se importa, este é Jesus Cristo, aquele que sendo desamparado por todos, não desistiu de seu sonho e foi fiel até o fim . " Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso". (Isaías 53.3)

3º Motivo- O FATO DE VOCÊ ESTAR DEBAIXO DAS MISERICÓRDIAS DO SENHOR

O Senhor é misericordioso. Há muitos textos bíblicos que descrevem a grande misericórdia de Deus. Jeremias a descreve assim: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade” (Lamentações 3:22, 23).

A maior revelação da misericórdia de Deus está fato histórico da morte de Jesus em nosso lugar. Foi por misericórdia e amor para com o homem que Cristo condescendeu em tomar sobre Si a natureza humana, deixar o Céu e a adoração dos anjos e morrer injustamente pelo pecador. Como poderíamos apreciar tão grandiosa manifestação de amor e misericórdia? “Por isso o Senhor esperará, para ter misericórdia de vós; e por isso se levantará, para se compadecer de vós; porque o Senhor é um Deus de eqüidade; bem-aventurados todos os que por ele esperam” (Isaías 30:18).

O livro de Lamentações faz parte do Antigo Testamento. Mas eu também quero relembrar a graça que veio através do sacrifício de Cristo. Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”

Sua graça, compaixão e misericórdia estão disponíveis para conceder perdão e curar suas feridas. Ele pode restaurar sua vida, sua fé, esperança e amor. Que tal receber estas bênçãos do Senhor? “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29:13).

4º Motivo- A SUA PORÇÃO É O SENHOR

Espere em Deus, mas espere em silêncio, ou seja, com paz no coração, porque Ele está no controle. Não seja mais consumido pelo desespero!

A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma. – Lamentações 3.24

O profeta não disse: “O Senhor é uma parte de minha porção” ou: “O Senhor está em minha porção”. Mas o Senhor mesmo é toda a herança de minha alma. Dentro deste círculo, encontra-se tudo o que possuímos ou desejamos. O Senhor é a minha porção, não a sua graça meramente, nem o seu amor, nem a sua aliança, mas o próprio Jeová. Ele nos escolheu como sua porção, e nós O escolhemos como a nossa porção.

É verdade que primeiramente o Senhor tem de nos escolher, pois, do contrário, não O escolheríamos para nós mesmos; O Senhor é nossa porção toda-suficiente.

Deus completa a Si mesmo, e se Ele é todo-suficiente em Si mesmo, deve ser todo suficiente para nós. Não é fácil satisfazer aos desejos dos homens. Podemos muito bem nos deleitar no Senhor, que nos faz beber do rio de seus prazeres. Nossa fé abre as suas asas e sobe como águia ao céu do amor divino como seu próprio lugar de habitação. “Caem-me as divisas em lugares amenos, é mui linda a minha herança” (Salmos 16.6). Alegremo-nos sempre no Senhor. Mostremos ao mundo que somos um povo feliz e abençoado, induzindo-os a exclamar: “Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco” (Zacarias 8.23).

Ele é um Pai e amor. E, como todo o pai, Ele permite que passemos por determinadas situações para nos corrigir, nos ensinar e nos fortalecer. Por isso, não seja roubado nesta transição!

Nunca desista de seus sonhos se estes estão depositados em Cristo, pois, mesmo que tudo a sua volta diga o contrário, creia! Vai se cumprir! Se você já desistiu ou diz não ter sonhos, comece a sonhar, nunca é tarde para isso! Sonhe os sonhos de Deus e não desanime!

Lembre da minha ordem: “Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” Josué 1.9 NTLH

Carmem Lucia Corrêa De Castro Cirqueira
Enviado por Carmem Lucia Corrêa De Castro Cirqueira em 22/07/2022
Reeditado em 22/07/2022
Código do texto: T7565667
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.