1ª Epístola de São Paulo aos Corintios Capítulo 13

1ª Epistola de São Epistola, ou carta do apóstolo São Paulo aos Coríntios capítulo 13

Ver: 1-AINDA que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, ( ou amor) seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

Ver: 2-E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, (amor) nada seria.

Ver: 3-E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade,(amor) nada disso me aproveitaria.

Ver: 4-A caridade(amor é sofredor é benigno)) é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa;( amor não é invejoso) a caridade ( o amor)não trata com leviandade, não se ensoberbece.

Ver: 5-Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

Ver: 6-Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Ver: 7-Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Ver: 8-A caridade(o amor) nunca falha: mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

Ver: 9-Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Ver: 10-Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

Ver: 11-Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Ver: 12-Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade,( oamor) estas três, mas a maior destas é a caridade.( a maior é o amor) Mas este amor é amor puro não carnal!

O que está entre parentsis foi colocado por mim como explanação porque este é um capítulo da 1ª Epístola de São Paulo aos Coríntios como indicado no começo J. Rodrigues 28/11/2007

Galeano
Enviado por Galeano em 28/11/2007
Código do texto: T756803
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.