Jesus, a pedra angular

Efésios 2.20

A segurança e a estabilidade de uma construção estão diretamente relacionadas com a fundação que foi preparada e construída. Material de má qualidade ou não apropriado pode acarretar em sérios danos ou pior: no desabamento.

Jesus se identificou de várias formas, principalmente no evangelho de João. Há uma identificação que ele fez indiretamente (Lucas 20:17), mas o apóstolo Paulo e Pedro o fizeram diretamente, quando o chamaram de pedra angular, que era aquela utilizada nas construções antigas e a primeira a ser colocada na fundação. A partir desta as outras eram colocadas.

Comparar Jesus a pedra angular é enfatizar a importância que Jesus tem para a nossa vida. Está no mesmo grau de comparação quando é chamado de a cabeça do corpo (1 Coríntios 11:3). Ainda sobre o universo da construção, em Colossenses 2.6-7, diz que depois de receber Jesus, devemos andar nele e estar alicerçado e edificado nele. Curioso que a origem da palavra alicerce remete a palavra grega que significa raiz. Devemos estar enraizados em Jesus.

A passagem de Efésios 2:20 diz que já não somos estrangeiros nem imigrantes, mas cidadãos e membros da família de Deus. O versículo continua dizendo que os convertidos da época de Paulo e Pedro foram alcançados pelo trabalho dos apóstolos, os quais tinham feito sua missão fundamentada no próprio Cristo, a pedra angular. O que dá para entender é que Paulo está comparando os cristãos convertidos com edifícios, os quais foram construídos utilizando Jesus como base.

É interessante pensar que antes da nossa vida em Cristo, éramos construções com fundamento precário, com material de má qualidade ou mal colocado. As dificuldades da vida pode até ter nos balançado, ter feito com que perdêssemos paredes ou outras partes, mas depois que nos arrependemos e convertemos nosso caminho a Cristo, toda aquela obra se desfaz e uma nova vida, uma nova construção é feita, alicerçada e fundamentada na pedra. Esta obra não será abalada, conforme diz o profeta Isaías (28:16): ““Eis que coloco em Sião uma pedra, uma rocha já experimentada, uma preciosa pedra angular para estabelecer um alicerce verdadeiro e seguro; nela está escrito: “Quem crer em mim jamais será abalado!”

04/08/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 04/08/2022
Código do texto: T7575013
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.