ADVENTUS

"(...) ao Rei que vem, ao Senhor que se aproxima" (1)

Aproxima-se o Tempo Litúrgico do Advento. Essa palavra tem origem na língua latina, sendo derivada de “Adventus”, (“chegada”) que por sua vez vem de "Adveniere" (“Chegar a”). Há quem pergunte: Chegada de que? O que se aproxima?

A estas indagações podemos dizer que é chega “a plenitude dos tempos” (Gl 4, 4), o momento histórico em que o Verbo se fez carne e veio habitar em nosso meio! (Jo 1, 14)

O Advento compreende as quatro semanas que antecedem o Natal do Senhor, sendo um tempo de preparação para a vinda do Messias, ao longo dessas quatro semanas devem aumentar em nós a alegria, a esperança e a caridade para com nossos irmãos.

Com a celebração do Advento a Igreja retoma a esperança da vinda do Cristo Salvador, renovando o desejo de sua vinda definitiva!

“Ao celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: comungando com a longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda. Pela celebração da natividade e do martírio do Precursor, a Igreja se une a seu desejo: "É preciso que Ele cresça e que eu diminua”” (Jo 3,30). (CIC § 524) (2)

Um dos principais símbolos do Advento é a Coroa (ou Grinalda), feita de galhos ou ramos verdes, em forma de círculo, onde se colocam quatro velas, cada uma simbolizando um Domingo. Cada vela que é acesa num Domingo do Advento, representando a luz do Cristo, que vai se tornando mais resplandecente a cada dia que se aproxima o Natal.

Ao término dessa preparação, possamos estar prontos a receber o Rei do Universo, que nasce pobre e frágil (Lc 2,10-16ss) a fim de assumir a nossa natureza e redimi-la, nos propiciando o caminho da Salvação(Fl 2,6-11; Hb 4,15). Que o Cristo nasça a cada dia em nossos corações, tornando nossa vida um constante Advento em preparação ao encontro definitivo com o Pai.

In Caritate Christi,

L.M.J.

29.11.2007.

NOTAS:

1 - Breviário, no Invitatório das Matinas. (Forma breve de ofício divino ou prece da Igreja para uso dos cléricos)

2 – Catecismo da Igreja Católica.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 29/11/2007
Reeditado em 29/11/2007
Código do texto: T757977
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.