AS FILHAS DE ZELOFEADE

MULHERES DA BÍBLIA

AS FILHAS DE ZELOFEADE:

Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza

KÁTIA MENDONÇA

12 de Agosto de 2022

E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:

Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o Senhor no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos.

Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.

E Moisés levou a causa delas perante o Senhor.

E falou o Senhor a Moisés, dizendo:

As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.

E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha.

Números 27:2-8

Durante a peregrinação de quarenta anos no deserto, Zelofeade morreu, e o mesmo não tinha nenhum filho homem, apenas cinco filhas, Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza.

Na cultura da época, as mulheres eram transferidas do pai para o marido por meio de pagamento nupcial, porém ambas eram solteiras.

Ao se prepararem para entrar na Terra Prometida, Deus disse que a terra deveria ser dividida proporcionalmente conforme o tamanho de suas famílias. (Números 26:52-56) Cada chefe de família do sexo masculino receberia um lote.

Quando as filhas de Zelofeade, perceberam que o nome de seu pai não estaria incluído nesse novo censo, por não ter um herdeiro masculino, elas teriam que depender de outros para sempre, elas então com ato de coragem e fé tomaram uma decisão extraordinária, procuraram Moisés a fim de pedir que a herança do pai, fosse passadas a ela.

Moisés provavelmente deve ter ficado surpreso com a atitude de luta por seus direitos das cinco irmãs. Ele então resolveu apresentar esse pedido ao Senhor, a qual o Senhor respondeu a Moisés que o pedido das filhas de Zelofeade era justo e que elas deveriam receber a herança do pai.

A atitude das filhas de Zelofeade não foi só uma conquista para elas, mas mudou todo o contexto da história, a atitude delas influenciaram a criação de um nova lei em que as mulheres tinham o direito de possuir terras. Isso sim é um empoderamento feminino.

Kátia Mendonça
Enviado por Kátia Mendonça em 15/08/2022
Código do texto: T7582927
Classificação de conteúdo: seguro