Jesus, o Servo

Mateus 12.18

O ato de servir no mundo em geral é visto como algo inferior, feito por funcionários de baixo escalão, sem escolaridade. É comum ver em filmes que retratam a aristocracia e a monarquia, palácios e mansões repletos de empregados, servindo aos seus patrões, seja na alimentação, no vestuário ou na condução dos veículos ou carruagens. Nos tempos atuais a figura do funcionário continua a existir, também é vista como algo inferior. Uma pessoa importante é aquela que é servida por alguém.

Servo na sua origem remete a escravo e esta por sua vez vem de eslavos, que é o povo do leste europeu e no tempo antigo foram utilizados para trabalho forçado sem remuneração. Servir é o ato do servo. E o que servo tem a ver com Jesus, sendo que Ele é considerado Rei pela linhagem de Davi? Um rei servo? Isso vai contra a convenção comum, afinal Rei é a figura mais associada com serviçais ao seu redor, prontos para limpar a boca do rei com guardanapo.

Na passagem de Mateus 12.18 está citado um versículo de Isaías 42.1: Eis o meu Servo a quem sustenho, o meu eleito, em quem tenho toda a alegria. Tenho nele o meu Espírito e ele fará justiça às nações! O evangelista Mateus citou essa passagem, pois Jesus tinha curado um homem, aumentando a sua fama e visibilidade, deixando a multidão maravilhada e causando irritação dos fariseus, que já conspiravam pela sua morte. Diante destas circunstâncias, Jesus decidiu afastar-se daquele lugar, para tirar o foco das suas obras.

Além dessa passagem que relaciona Jesus ao Servo de Isaías, no evangelho de Marcos, Jesus é frequentemente visto como aquele que serve, o que pode ser visto no capítulo 10, versículo 45: Porquanto, nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

Se o mundo vê o servir como algo inferior, Jesus vê e incentiva como algo superior. No modelo de liderança de Jesus, o líder serve, o líder faz. Jesus deixou o exemplo do lava pés, entre outros ensinamentos. E o que está por trás disto? Está que o ato de servir é um ato de amor. E a ação que mais Jesus nos ensinou a fazer foi: ame o seu próximo! Sirva o seu próximo, como o fez o bom samaritano. Uma de nossas orações pode ser: Senhor, ensina-nos a sermos servos como o Senhor o foi.

13/09/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 13/09/2022
Código do texto: T7604885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.