Jesus, o Autor e Consumador da Fé

Hebreus 12.2

A fé é um dos elementos mais básicos e importantes de qualquer religião. Uma pessoa pratica tal religião porque tem fé nas verdades referentes àquela religião. Mas o que é fé especificamente? A origem da palavra remete ao latim fides, que significa confiança, crença ou promessa. Na língua grega utilizada pelo autor de Hebreus, fé é traduzida por pistis e sua origem remete a convencimento, persuasão. A fé, logicamente, não é restrita ao mundo da religião, pois é utilizada em outros meios, como o jurídico, em que se tem o termo boa-fé, fé pública ou ainda a expressão do tabelião: Dou fé.

A fé está relacionada a fatos, acontecimentos. Embora fatos ocorram, há pessoas que acreditam e outras que duvidam de um fato, por inúmeros motivos. Além de fatos, verdades de maneira geral também pode ser objeto de crença ou descrença. Cada pessoa pode se convencer ou não de alguma verdade.

A carta aos Hebreus tem outros versículos referente a fé, tal como: “Em verdade, sem fé é impossível agradar a Deus; portanto, para qualquer pessoa que dele se aproxima é indispensável crer que Ele é real e que recompensa todos quantos se consagram a Ele. (11.6) e também há a definição de fé, segundo o autor, constante no v.1 do capítulo 11: “Ora, a fé é a certeza de que haveremos de receber o que esperamos, e a prova daquilo que não podemos ver”. Interessante notar que a fé neste caso se refere a eventos futuros. Como ter fé naquilo que ainda não aconteceu? Considerando que aquilo que vamos receber vem do SENHOR, podemos ter fé, pois aquilo que Ele promete Ele cumpre. Como se Deus escrevesse um documento sobre o que vai acontecer e escrevesse ao final: Dou fé, ou seja, dou certeza, considera um fato que vai ocorrer.

Tem uma passagem no Evangelho de Marcos (cap. 9.17-24) em que Jesus voltando do monte da transfiguração, é surpreendido por um aglomerado de pessoas, envolvendo discípulos e o pai de um menino endemoniado. Os discípulos não conseguiram expulsar o espírito mal e o pai perguntou a Jesus se ele podia expulsar. Jesus respondeu que tudo é possível ao que crê, nisto o pai respondeu: Eu creio, mas me ajude a vencer minha falta de fé. A resposta do pai é emblemática e importante. A pessoa que se confessa cristã, ou seja, seguidora de Jesus, pode ter dificuldades no início em ter fé em diversas áreas da vida cristã e também em verdades da Bíblia, porém, admitindo esta falta, nada mais natural do que pedir para ter fé, inclusive em promessas que Deus fez. Por isto numa situação de falta de fé nada melhor do que pedir para o Autor e consumador da fé, como está escrito em Hebreus 12.2.

Jesus é o autor da fé, ou ainda, criador da fé. A pessoa só crê que Jesus é filho de Deus, encarnou, fez sua obra na Terra, foi crucificado e ressuscitou, se a pessoa receber o dom da fé, uma operação da Santíssima Trindade. Além de originar a fé, Jesus também é o consumador, ou seja, completador ou ainda aquele que deixa perfeita ou completa. A caminhada cristã vai nos amadurecendo e na comunhão com Jesus vamos pedindo mais fé para as situações da vida que nos desafiam e nos afrontam, como diz o versículo 1 do capítulo 12 de Hebreus: “Portanto, também nós, considerando que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, desembaracemo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta”.

21/09/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 21/09/2022
Código do texto: T7611181
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.