Jesus, o Eu sou

João 8.58

Em tempos recentes tem se visto pessoas demonstrando humildade ao dizer: eu estou governador ou estou como chefe ou qualquer outra função de poder. Antigamente era: eu sou gerente, eu sou deputado, enfim, as pessoas enchiam a boca para dizer que eram isto ou aquilo como se fossem para a vida toda, sem qualquer risco de perder aquele poder ou status.

O verbo ser e estar trazem ideias bem distintas quando aplicadas em situações parecidas. O verbo ser na sua origem em latim traz o significado de estar sentado (sedere) e existir (esse). A palavra ser indica existência, essência, enfim uma situação permanente ou que ecoa para eternidade, já o verbo estar indica algo passageiro e transitório. Isso é uma característica da língua portuguesa. Há idiomas em que a expressão: Eu sou ou ele é não ocorrem e o que acontece é se expressar da seguinte forma: “Eu Miguel”, “você professora”. Essa forma de se expressar ocorre na língua hebraica.

Quando Moisés foi chamado por Deus para libertar o povo da escravidão no Egito ele quis saber qual nome dar quando os israelitas perguntassem qual Deus está libertando o povo, nisto o Deus de Israel respondeu: Eu sou o que sou (Êxodo 3.14) e ainda completou: Diga: Eu sou me enviou a vós outros. Desta forma criou-se na cultura e língua hebraica que só Jeová Deus é digno de dizer: Eu sou, já o ser humano não tem essa capacidade.

Conforme as promessas dos profetas do Antigo Testamento veio o Messias, o Salvador, para libertar o povo da escravidão do pecado. No Evangelho de João, Jesus é igualado em essência com o Deus Pai. Em muitas passagens neste evangelho Jesus declarou: Eu sou o Messias, Eu sou o pão da vida, Eu sou a Porta, Eu sou o caminho a verdade e a vida. Até então nada de novo, porém, no capítulo 8, versículo 58, Jesus diz que antes de Abraão, Eu sou. Ele disse isso após um longo confronto com as pessoas que estavam ao seu redor. Jesus estava afirmando que sua existência não se resumia a sua vida terrena, mas que se estendia a eternidade, além disso se igualava ao Deus Pai.

Diante desta verdade, só nos resta a adorar o filho do Deus vivo. Reconhecer sua divindade e majestade, glória e poder. Reconhecer também nossa limitação, nossa fraqueza, fragilidade e dizer: Eu nada sou, mas Jesus é. Eu tive um pastor que dizia em suas pregações: Eu não sei, mas Ele sabe, eu não posso, mas Ele pode, eu não tenho, mas Ele tem, eu não sou mas Ele é, eu não vivo, mas Cristo vive em mim e nessa nova vida que agora vivo no corpo, vivo-a exclusivamente pela fé no filho de Deus, que me amou e se sacrificou por mim (Gálatas 2.20).

04/10/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 06/10/2022
Código do texto: T7621663
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.