Jesus, o Príncipe da Paz

Isaías 9.6

Imagine dois exércitos em batalha, cada um com seu poderio bélico, com suas tropas e suas tecnologias para tentar vencer o inimigo. Cada exército tem seu capitão, a mente estrategista que busca a vitória. Agora imagine que um exército tenha um líder, um príncipe que irá até o exército inimigo para promover a paz.

Na passagem famosa de Isaías 9.6, está escrito: Afinal, um menino nos nasceu, um filho nos foi concedido, e o governo está sobre os seus ombros. Ele será chamado Conselheiro-Maravilhoso, Deus Todo Poderoso, Pai-Eterno; Príncipe-da-paz. Focando na última descrição, temos príncipe da paz. Primeira pergunta: o que é de fato um príncipe? É o filho primogênito do rei, com toda sua beleza, força e galanteador de donzelas? A origem da palavra diz outra coisa do príncipe. Diz simplesmente que príncipe está relacionado com primeiro e esta foi palavra foi utilizada para designar o primeiro filho de um rei, o herdeiro do trono. Em hebraico, a palavra príncipe é traduzida por chefe ou capitão.

Já é de conhecimento da Igreja e de toda a tradição teológica que a descrição do versículo 6 do capítulo 9 de Isaías refere-se a Jesus Cristo. Na verdade, é uma verdadeira demonstração da santíssima Trindade, pois neste versículo há designações para o Pai, para o Filho e para o Espírito Santo e considerando que se trata de um menino que nasceu, logo, lembramos de Jesus.

Neste mundo não há paz nem houve desde que Adão e Eva cometeram o pecado original e a partir dali a relação da humanidade com Deus foi rompida. O pecado trouxe consequências e uma delas foi essa dificuldade em manter o bom relacionamento entre as pessoas. A palavra guerra origina-se na ideia de discordância, a qual em níveis extremos pode levar a uma batalha campal. Já a palavra paz tem suas origens no indo-europeu pak, que tinha a ideia de entendimento, pacto ou acordo. Trazendo para o lado da Bíblia, Deus estabeleceu uma aliança/pacto com Adão e este não cumpriu.

O Deus Pai, em sua infinita misericórdia e graça, buscou restabelecer a relação rompida com sua humanidade criada e designou seu Filho para restaurar esta relação. O Filho nasceu na forma humana, entrou na História, viveu entre os homens, enfrentou perseguição, sentiu a dificuldade das relações humanas. Negação, traição, violência física, tudo isto sofreu o príncipe, o filho do Rei, tudo isto fez para trazer a paz, restabelecer a relação do homem com seu Criador. E o que isto ensina para nós? Jesus fez a obra dele na cruz, mais de dois mil anos se passaram e mesmo assim o mundo viveu guerras. Cadê a paz? Bom, no Sermão do Monte, Jesus deixou uma bem aventurança: Bem-aventurado os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Que com a ajuda do Senhor a gente possa promover a paz.

20/10/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 20/10/2022
Código do texto: T7631968
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.