Jesus, o Emanuel

Mateus 1.28

Uma das grandes alegrias que podemos ter nessa vida é a companhia de pessoas queridas. Queremos essas pessoas em nossas festas, celebrações e momentos difíceis principalmente. É o tipo de pessoa que ajuda, fala uma palavra amiga, fica mais um tempo depois que a festa acaba para ajudar na lavagem da louça, enfim, é um prazer ter esse tipo de pessoa conosco.

O Deus Criador fez o homem e a mulher. O casal tinha a companhia do Senhor ao fim da tarde. Depois que ocorreu o pecado, o casal foi retirado do jardim do Éden e ficou longe da presença do Senhor. Séculos depois da criação Moisés teve o gostinho de ter Deus por perto, ele podia falar: Deus está comigo! Passaram-se outros séculos até chegar no tempo dos reis de Israel e Judá, especificamente o rei Acaz que tinha a companhia por perto do profeta Isaías. Em seu livro de profecias, o profeta disse no capítulo 7, versículo 14: Pois sabei que o Eterno, o Senhor, ele mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o Nome dele será Emanuel, Deus Conosco!

Nesta época do rei Acaz havia uma situação de guerra iminente, em que a Síria e o reino de Israel ameaçavam o reino de Judá. Essa situação deixou o rei Acaz aflito. O profeta Isaías disse que ele podia pedir um sinal para Deus, mas o rei não quis pedir um sinal para o Senhor demonstrar que estava com o reino de Judá. Mesmo o rei não querendo, o Senhor deu o sinal e é justamente o nascimento de um filho chamado Emanuel, que significa em hebraico Deus conosco. O nosso Deus é um Deus de promessas e cumpridor delas. O Reino de Judá, da linhagem de Davi tinha uma promessa de que este não seria derrotado e Ele faria o que fosse preciso para cumprir. O nascimento de uma criança com o nome Deus conosco é a prova real disto. Esta criança provavelmente era o filho do próprio Isaías com sua esposa.

Outros séculos se passaram até que um anjo visita José, prometido em casamento para Maria e este anuncia que ela ficará grávida e daria o nome de Jesus para a criança. O Evangelista Mateus, no capítulo 1, versículo 22 e 23 diz: Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o SENHOR havia dito através do profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado de Emanuel”, que significa “Deus conosco”. Mateus fez a associação, inspirado no Espirito Santo, do anúncio do nascimento virginal de Jesus com a profecia de Isaías relatada no capítulo 7, versículo 14. Digamos que o nascimento de Jesus é o cumprimento de fato do que Isaías profetizou. É a promessa de Gênesis 3.15 iniciando seu cumprimento.

Tudo que Jesus fez em seu ministério era uma prova que Deus estava com aqueles que conviveram com Ele. Receberam ensino, viram milagres, foram exortados e confrontados. Antes de Jesus ascender aos céus após ter ressuscitado e aparecido aos discípulos Ele mesmo prometeu que estaria conosco até o fim dos tempos, conforme está escrito em Mateus 28.20. É mais uma promessa típica do Emanuel, ocorre que desta vez a presença do Senhor estaria e está na pessoa do Espírito Santo (conforme João 14.16-17), que também é uma forma Deus estar conosco, para encorajar, fortalecer e lembrar-nos dos ensinos de Jesus. Então, creia, Deus está conosco todos os dias, companhia fiel e verdadeira.

09/11/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 09/11/2022
Código do texto: T7645983
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.