O DILEMA

Antes quero aqui externar todo o meu respeito aos que na busca de um sentido para a vida, conforto e refúgio para suas aflições, lancam-se desesperadamente atrás de respostas.

Assim considero que não há

nada tão sedutor quanto a doutrina

espírita.

Somente algo parecido com a verdade pode se passar por verdade. É entre "espíritas" que encontramos os seres humanos mais especiais. Quase sem excessão praticam a mais nobres das virtudes; a caridade ,que é o conceito que mais se aproxima do "amor Ágape" .Pois se Platão definiu o amor como Eros ( Eu amo satisfazer o meu desejo).

Aristóteles o definiu como Fileo (eu amo aquilo que me ama).

Porém Cristo nos apresenta o amor Ágape (o amor incondicional) , o amor gratuito. Que está explícito na citação: O bom pastor dá a vida por suas

ovelhas. E foi o que Ele fez.

Por estas muitas definições do amor é que Jesus pergunta a Pedro por três vezes ; Pedro tu me amas?

Quando ele sem reservas responde:

Senhor tu sabes que eu te amo. ____Porém

Te digo que antes que o galo cante três vezes, tu me negarás ; ele ainda não estava aperfeiçoado no amor,

depois chorou amargamente.

Mais tarde João escreve: no amor não há medo, o que teme não está aperfeiçoado no amor. Pedro temeu por sua própria vida ,(quando inquirido pelo soldado romano) sob a suspeita de ser um seguidor do mestre. Diz-se que a importância de uma"mensagem" está no status do mensageiro.

Para enviarmos uma mensagem importante selecionamos alguém com alta credibilidade. Todos os livros bíblicos foram inspirados pelo Espírito Santo e registrado por muitos profetas (mensageiros) , mas no livro do apocalipse (A revelacão) o próprio

Cristo é o mensageiro que se manifesta ao seu amado discípulo João no alto de seus 90 anos, quando estava exilado na ilha de Patmos , e lhe revela os acontecimentos futuros. Que começa dizendo: Bem aventurados os que lêem e guardam as palavras desta profecia.

E enfatiza: passarão os céus e a terra, mas as minhas palavras não passarão. E aqui muitos se vêem numa encruzilhada, ou seguem o caminho de Kardec, o caminho da auto suficiência onde o homem por seus próprios méritos alcançaria a redenção, ou se curva diante da cruz, reconhecendo sua miserável condição de pecador, crendo que Deus amou este mundo de tal maneira que deu seu próprio filho para que todo aquele que nele crer, não pereça , mas tenha a vida eterna.

É no livro do Apocalipse que o próprio Jesus revela todo o futuro da humanidade.

*_Gilberto Martins_*