QUEIRAMOS VER JESUS (cf. Lc 19,1-10)

“Hoje a salvação entrou nesta casa” (Lc 19,9b). Somos como Zaqueu, pequenos devido aos nossos vícios, com efeito diz S. Ambrósio: “Talvez Zaqueu seja dito pequeno de estatura, porque encolheu-se sob o peso da própria malícia ou pela diminuta fé que tinha”. Mas, pela graça de Deus, podemos mudar, podemos buscar a Jesus. Tito Bostrense afirma: “A semente da salvação germinara-lhe na alma; e prova disso que é que buscava avistar Jesus”( Lc 19,3). Subamos na árvore, como que libertando-nos dos vícios a fim de galgar as coisas do alto como nos ensina São Paulo: “buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus” (Col 3,1). São Beda ensina que: “a Cruz de Nosso Senhor, assemelha-se à figueira que nutre os fiéis, ao passo que os incrédulos cobrem-na de escárnio, como se fosse loucura (...) assim, o cristão humilde e consciente de suas misérias diz: Mas longe de mim gloriar-me senão na cruz de Nosso Senhor (Gl 6,14)”. Então, após subirmos na arvore para ver Jesus (buscando uma vida de santidade), desçamos depressa em direção a Jesus (Lc 19,5), que quer entrar em nossa casa (coração, alma), a fim de nos dar a salvação, “pois o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido” (Lc 19,10).

Léo Martins.

15.11.2022

Referencias:

AQUINO, S. Tomás de . Catena Aurea - Ev. Lucas (Vol.3), Ecclesiae, 2020.

BIBLIA. 9ª Edição Ave Maria, 2018.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 15/11/2022
Reeditado em 15/11/2022
Código do texto: T7650213
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.