Jesus, o Profeta

Mateus 21.11

Querer saber o futuro é uma das vontades do ser humano desde tempos muito antigos. A prática de adivinhação é feita há milênios e ainda hoje há pessoas que buscam videntes, pessoas que abrem cartas e outras formas de adivinhar. Mas é muita tolice só querer saber o futuro, a grande questão é o que fazer com este futuro e o que ele nos reserva. Ao longo do antigo testamento houve profetas que predisseram o futuro, o qual não era animador para as pessoas da época, por isto o profeta pedia uma mudança de atitude e comportamento.

A palavra profeta vem do grego prophetes, que significa a palavra que vem primeiro, ou seja, profeta é a pessoa que recebe primeiro a palavra de Deus e depois transmite para o seu público ou escreve. O ofício do profeta já existia, como já foi dito, desde os tempos dos patriarcas, até mesmo no tempo de Enoque, depois Abraão, Moisés e tantos outros, que inclusive profetizaram a vinda de Jesus. No hebraico, profeta era chamado de nabi, cujo significado é borbulhar, como de uma fonte. É como se a palavra de Deus borbulhasse intensamente até sair pela boca do profeta, tal qual uma fonte que jorra água. Além de nabi, há as palavras roeh e hozeh (rozé) que estão mais para videntes.

Jesus foi chamado de Profeta ao chegar montado num burrinho na entrada triunfal em Jerusalém. As pessoas perguntavam: Quem é este? E outros respondiam: É o profeta Jesus, vindo de Nazaré. É interessante pensar que as pessoas viram Jesus como profeta. Provavelmente estas pessoas ouviram Jesus falando de eventos futuros e também fazendo correções ao povo. Será que estas pessoas sabiam da profecia de Moisés citada em Deuteronômio 18:15: Jeová, teu Deus, suscitará um profeta como eu no meio de ti, dentre teus próprios irmãos; a ele ouvireis!

O ofício profético de Jesus ocorreu em muitas situações. Quando ele disse para o povo se arrepender pois estava próximo o Reino de Deus, já é um exercício profético, pois Ele está exortando e anunciando (Marcos 1.14). Antes de ir para cruz Jesus também profetiza que tipo de morte haveria de morrer e que inclusive seria traído e negado. Jesus também profetiza o que aconteceria com Jerusalém anos depois da sua morte e ressurreição e ainda profetizou eventos futuros que sequer aconteceram ainda na atual geração.

As profecias que estão na Bíblia servem como instrumento de graça, pois o Senhor em sua soberania aprouve anunciar eventos com o propósito de nos preparar para o que vem. Havemos de ter temor e sabedoria, buscar ajuda de Deus para conseguirmos estar aprovados quando os eventos finais começaram a acontecer.

05/12/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 05/12/2022
Código do texto: T7665104
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.