Jesus, o Redentor

Jó 19.25

Milhares de pessoas já visitaram a estátua do Cristo Redentor na cidade do Rio de Janeiro. É um monumento e tanto. Outras cidades ao redor do Brasil fizeram uma réplica em tamanho menor. Em outros países também há uma estátua do Cristo. As pessoas vão a estes monumentos para tirarem fotos outros oram, refletem consigo mesmo trazendo a lembrança o que Jesus fez pela humanidade, mas quantos destes milhares perguntou-se por que Jesus Cristo é chamado redentor?

É curioso que este título, o qual remete a principal missão de Jesus, não está no novo testamento. Na verdade, consta o verbo relacionado a uma pessoa redentora, que é redimir, cuja tradução para o grego é apolutrosis ou lutron, traduzido como resgate. Pensando nesta última palavra, o próprio Jesus é o resgate, conforme está em Marcos 10.45.

A referência de redentor aparece no livro de Jó, o homem que muito sofreu a pedido de Satanás, mas com a permissão de Deus para provar a sua fidelidade com o Senhor. No capítulo 19, versículo 25 está escrito: Contudo, eu sei que meu Redentor vive, e que no fim se levantará para me defender e vindicar ainda que eu esteja no pó do meu túmulo. No original em hebraico a palavra não está na classe de adjetivo (redentor) mas como verbo redimir e possui a ideia de resgatador. Segundo uma tradição hebraica, o resgatador era um parente próximo de uma família que estava com risco de não ter mais descendentes para dar continuidade na família. Um exemplo clássico disto é o caso da história de Rute e Boaz, que foi o resgatador para a família de Noemi. Boaz, sendo parente mais próximo, resgatou a família de Noemi que já tinha perdido os dois filhos e só tinha sobrado a viúva Rute. Boaz juntou-se a Rute para dar continuidade na descendência da família, a qual por sinal gerou futuramente Davi.

Mas sendo bem objetivo, redimir do quê? Resgatar do quê? Qual perigo envolvido? No caso de Jó, é uma redenção para defender de sua causa. Nos versículos anteriores Jó pede compaixão aos seus amigos. Jó anseia por um resgate, ainda que já esteja morto. Ele acreditava que estava sendo injustiçado em sua condição e que um resgatador apareceria para lhe fazer justiça. No caso de Rute, o resgate se aplicava para que a descendência da família não terminasse nos filhos de Noemi. Sem descendentes uma família perdia direito às terras.

O que a redenção tem a ver conosco e com o fato de Jesus ser nosso redentor, resgatador? Para responder esta pergunta temos que lembrar que a raça humana caiu junto com Adão após cometer o pecado original. Ao cometer o primeiro ato de desobediência, a humanidade ficou sob a maldição da morte, sujeita as obras da carne e do Maligno. Jesus, veio como providência do Deus Pai, para comprar de volta a raça humana que estava sob o poder de Satanás.

Esta vida, por melhor que seja em alguns momentos, não se compara com a vida eterna que teremos com Deus. Jó teve uma vida próspera até padecer com muitos males e também sofrer emocionalmente das acusações dos seus amigos. Diante da dor extrema reconheceu e creu no Redentor. Rute, uma viúva que tinha muita fé e amor cruzou o caminho do resgatador Boaz, pela graça e providência de Deus. E quanto a nós, o que dizer? Cristãos, que vivem na contracultura do mundo caído, sendo zombado e ridicularizado, deve se apegar e clamar pelo Redentor, por aquele que resgatará da maldição da morte e nos dará a vida eterna.

12/12/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 12/12/2022
Código do texto: T7670391
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.