Jesus, o Caminho a Verdade e a Vida

João 14.6

A humanidade tinha um relacionamento com seu Deus criador, caminhava com Ele todo final de tarde, até que um dia cometeu um erro grave que afastou do seu Senhor. O ser humano teve que viver longe da presença do Senhor, seguiu por caminhos tortuosos e alguns exemplares da raça humana tomaram caminhos bem opostos a vontade de Deus. Milênios se passaram e a providência de Deus para a humanidade para voltar para Ele tomou forma na figura de um homem divino chamado Jesus.

Crer é condição primária para voltar a ter uma vida com Deus, começando nesta vida terrena e se estendendo para a eternidade. Jesus disse no início do capítulo 14 do evangelho de João, que os discípulos deveriam crer em Deus e n’Ele. Ali naquele trecho Jesus está prometendo lugares na morada de Deus e que Jesus iria leva-los para este lugar. Tomé, o discípulo que não creu no Jesus ressurreto, questionou que não sabia para onde Ele iria e por isto não saberiam o caminho. Outro apóstolo Filipe pediu para mostrar o Pai, e Jesus até se surpreendeu por este pedido. É impressionante como alguns discípulos ainda não criam.

Para Tomé, Jesus respondeu a indagação de Tomé com as palavras: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai a não ser por mim”, conforme está em João 14.6. Para Filipe, Jesus disse: “Aquele que vê o Pai, vê a mim” (v.9). O que deve ser frisado é que para voltar para o Deus da criação, é necessário passar por Jesus e com Jesus. Literalmente, Ele é o caminho de volta para Deus. Além de ser caminho, é verdadeiro e é de vida. Muitas religiões apregoam ser caminho para a divindade, porém, caminho verdadeiro e que leva a vida verdadeira, somente em Jesus.

A origem da palavra caminho em português remete a andar, na língua grega a palavra está relacionada com estrada ou jornada. Enquanto esteve na terra Jesus caminhou muito. Longe de qualquer sedentarismo e ostracismo, Jesus vivia em atividade e andava por vários lugares ensinando e curando. Já a palavra verdade, tem em sua origem a palavra realidade, ou seja, algo verdadeiro é algo que é real. Na língua grega a palavra verdade tem a ideia de algo que não está escondido ou oculto (aletheia). Por fim a origem da palavra vida tem mais significado na origem grega, onde há dois termos para descrever: bios e zoe. Bios está relacionada com a matéria física que integra o corpo humano e sua finitude, já zoe está relacionada com a vida completa, considerando corpo e espírito (alma vivente).

Jesus já declarou. A mensagem de vida está na Palavra. Cabe a gente acreditar nas palavras de Jesus e decidir a caminhar com Ele de volta para o Pai. É o único caminho, é verdadeiro e nos levará a viver o que Deus tem para nós, que é completamente diferente do tipo de vida que o mundo ensina.

19/12/2022

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 19/12/2022
Código do texto: T7675377
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.