MAIS UMA QUARESMA?

Novamente começamos a vivenciar o tempo litúrgico da Quaresma, tempo de preparação, um retiro espiritual para a Páscoa de Nosso Senhor. Mas é uma repetição das “quaresmas” passadas? Não! A liturgia católica sempre atualiza o mistério de Cristo, em outras palavras, sempre torna presente, atual, os acontecimentos salvíficos instituídos por nosso Senhor (cf. Catecismo da Igreja Católica, n. 1165).

“O que se repete no ano litúrgico, com efeito, nunca se repete da mesma maneira que no ciclo anterior, mas sempre em um nível superior, em um contexto inédito e distinto, porque o mundo e a humanidade, os cristãos e os que celebram, já não são o que eram um ano antes, nem sequer um mês, uma semana ou um dia antes. (CELAM. Manual de Liturgia II, São Paulo: Paulus, 2005, p. 396)

Aproveitemos essa Quaresma, mais essa oportunidade (cf. Lc 12,39) que o Senhor nos dá para evoluir humana e espiritualmente de modo a nos aproximarmos Dele, participando do Seu Mistério pela Igreja, seu Corpo Místico no qual estamos inseridos pelo batismo (e portanto, somos parte desse corpo).

Assim, na fragilidade e fugacidade do tempo chronos, vivamos o tempo da graça do Senhor, o Kairós, pois, “a caducidade do tempo chronos – o tempo mensurável, cronológico - é transformada em Kairós, tempo de salvação, tempo messiânico, presença do Reino” (KOLLER, F.S. Tocados pelo mistério de Deus – Amor: uma introdução à Liturgia. Curitiba: InterSaberes, 2018, p.174-175).

Uma Santa Quaresma a todos!

Léo Martins

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 22/02/2023
Código do texto: T7725428
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.