O Altar na Nova Aliança é Espiritual

"A lei dada por Moisés não é um modelo completo e fiel das coisas verdadeiras; é apenas uma sombra das coisas boas que estão para vir. Os mesmos sacrifícios são oferecidos sempre, ano após ano. Portanto, como pode a lei, por meio desses sacrifícios, aperfeiçoar as pessoas que chegam perto de Deus? Se as pessoas que adoram a Deus tivessem sido purificadas dos seus pecados, não se sentiriam mais culpadas de nenhum pecado, e todos os sacrifícios terminariam. Em vez disso esses sacrifícios, realizados ano após ano, servem para fazer com que as pessoas lembrem dos seus pecados. Pois o sangue de touros e de bodes não pode, de modo nenhum, tirar os pecados de ninguém. Por isso Cristo, ao entrar no mundo, disse: “Tu, ó Deus, não queres animais oferecidos em sacrifícios nem ofertas de cereais, mas preparaste um corpo para mim. Não te agradam as ofertas de animais queimados inteiros no altar nem os sacrifícios oferecidos para tirar pecados. Então eu disse: — Estou aqui, ó Deus; venho fazer a tua vontade, assim como está escrito a meu respeito no Livro da Lei.” Primeiro ele disse: “Tu não queres sacrifícios ou ofertas de animais, e não te agradam as ofertas dos animais queimados inteiros no altar nem os sacrifícios oferecidos para tirar pecados.” Ele disse isso embora todos os sacrifícios sejam oferecidos de acordo com a lei. Depois ele disse: “Estou aqui, ó Deus, para fazer a tua vontade.” Assim Deus acabou com todos os antigos sacrifícios e pôs no lugar deles o sacrifício de Cristo. E, porque Jesus Cristo fez o que Deus quis, nós somos purificados do pecado pela oferta que ele fez, uma vez por todas, do seu próprio corpo. Todo sacerdote judeu cumpre todos os dias os seus deveres religiosos e oferece muitas vezes os mesmos sacrifícios, mas estes nunca poderão tirar pecados. Porém Jesus Cristo ofereceu só um sacrifício para tirar pecados, uma oferta que vale para sempre, e depois sentou-se do lado direito de Deus. Ali Jesus está esperando até que Deus ponha os seus inimigos como estrado debaixo dos pés dele. Assim, com um sacrifício só, ele aperfeiçoou para sempre os que são purificados do pecado." Hebreus 10:1‭-‬14 NTLH

Quando eu era pentecostal-legalista, ouvi inúmeras vezes a afirmação de que o “altar é santo”. O altar se tratava do “púlpito” ou, falando de forma irônica, do espaçamento específico atrás do púlpito. Para esclarecer também, o púlpito é aquela plataforma elevada, onde o locutor ou pregador fica. Por vezes, tal área era mais elevada do que o resto do prédio da congregação – não para que os irmãos conseguissem enxergar quem estava lá em cima, mas para criar um senso de “superioridade”.

Desta forma, atrás de tal púlpito, havia uma exigência de “santidade“. Só poderiam ficar atrás do altar aqueles que cumprissem os requisitos exigidos. Cada igreja pentecostal estabelecia suas próprias exigências e regras. Porém, existe uma unanimidade nessas regras. Para “subir no altar”, é preciso: ser batizado, não estar “em pecado”; para homens, era proibido usar bermudas, ou fazer algum esporte, ou beber aquele vinho tinto (de preferência seco, por favor); para mulheres, é proibido usar maquiagens, brincos ou pintar o cabelo; também era proibido aos homens subir ao altar se não estivesse de terno, e as mulheres se não estivessem de saia! Se alguém recebesse uma “oportunidade”, e estivesse fora de tais requisitos, ficaria na frente do altar e não atrás – trazendo apenas vergonha e humilhação diante da congregação.

O argumento por trás de tudo isso é que o “altar é santo”. Logo, de uma forma automática, se pressupõe que todas as coisas proibidas são erradas e contaminam o “altar”. Para ameaçar a congregação, a não subir no altar se estivessem em alguma espécie de pecado, o pastor citava exemplos do Antigo Testamento onde alguns Sacerdotes morriam no altar, depois de participarem de forma errada. Muitos citavam o exemplo de Nadabe e Abiú ( Ver Levítico 10 ).

Ironicamente, os pastores que citam esse exemplo estão usando terno, e não a roupa sacerdotal; trazem a Bíblia para o púlpito e não um bode ou uma ovelha. Se os exemplos de Nadabe e Abiú servem para manipular os irmãos, então por que esses pastores não colocam todos os conceitos da Antiga Aliança em prática na congregação? Porque não assumem todas as 613 Leis do pentateuco? Se o “altar é santo”, onde estão os sacrifícios de bodes e animais? É mais fácil escolher seletivamente algumas regras ao invés de adotar o todo, não é mesmo?

Se eles argumentarem que Jesus fez um sacrifício perfeito, eu devo perguntar com força: então porque você nega esse sacrifício voltando a rituais e crenças do Antigo Pacto?

Sob a Antiga Aliança, o altar era esse local onde o sacrifício era realizado para a manutenção do perdão de pecados. Esses sacrifícios eram constantes e repetitivos pois não poderiam perdoar o pecado de forma efetiva. No entanto, sob a Nova Aliança, Cristo se apresenta no altar como o verdadeiro sacrifício, efetuando um perdão completo e total.

Por isso, quando Cristo veio ao mundo, disse: “Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; de holocaustos e ofertas pelo pecado não te agradaste”. Então eu disse: Aqui estou, no livro está escrito a meu respeito; vim para fazer a tua vontade, ó Deus. Primeiro ele disse: “Sacrifícios, ofertas, holocaustos e ofertas pelo pecado não quiseste, nem deles te agradaste” (os quais eram feitos conforme a Lei ). Então acrescentou: “Aqui estou; vim para fazer a tua vontade”. Ele cancela o primeiro para estabelecer o segundo. ( Hebreus 10:5-9 )

Assim, o “altar” agora é o calvário, onde Cristo nos concedeu um perdão completo e total. Não estamos mais sob um Templo como o da Antiga Aliança, onde a presença de Deus estava reservada apenas para alguns, na parte do “santo dos santos”. Agora, por meio de Cristo, o véu que separa o santo dos santos (a presença de Deus) do homem, foi rompido e cortado de cima a abaixo (Marcos 15:38). Por isso, temos livre acesso a Deus por meio de Cristo e podemos ir a ele LIVREMENTE.

“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo.” ( Hebreus 10:19,20 )

Não existem mais altares intermediando o nosso perdão a Deus. Existe uma obra perfeita e consumada que nos deu livre acesso ao Pai. Do mesmo modo, o santo dos santos não é mais um local, um prédio, um lugar, mas o próprio crente que é habitado pelo Espírito Santo de Deus.

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?” ( 1 Coríntios 6:19 )

Agora a santidade não está em coisas ou em lugares, mas se trata da nossa identidade espiritual porque estamos unidos ao Santo Espírito de Deus!

Logo, o que seria o “altar” ou púlpito da congregação local? Um lugar onde colocamos a bíblia, um local onde temos os nossos músicos que levam a Igreja à adoração, um local onde pregamos Cristo, e este crucificado – não um local onde realizamos sacrifícios de pecado, ou onde só podemos acessar depois do cumprimento de uma lista de regras.

Então, pra finalizar, eu quero frisar que, lá onde tem aquele piso elevado, no púlpito, onde o pastor prega e o grupo de louvor ministra, não tem nenhum poder. É apenas um local mais alto, feito para que, toda a igreja que está reunida ali na congregação, veja com mais facilidade quem está lá na frente, nada mais. O Poder está na pessoa que está ministrando ali ( se é que realmente ele ou ela estiver com O Poder, pois podem estar na carne, não no Espírito ). O Espirito Santo não habita em coisas, Ele habita em nós. O SENHOR JESUS não virá arrebatar um prédio ou galpão, Ele virá buscar é o Seus povo, os Cristãos, a Sua noiva, lavada e remida no Seu Sangue, que foi derramado, quando veio encarnado. Em 1 Tessalonicenses 4:13-18 diz: "Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles que não têm esperança. Nós cremos que Jesus morreu e ressuscitou; e assim cremos também que, depois que Jesus vier, Deus o levará de volta e, junto com ele, levará os que morreram crendo nele. De acordo com o ensinamento do Senhor, afirmamos a vocês o seguinte: nós, os que estivermos vivos no dia da vinda do Senhor, não iremos antes daqueles que já morreram. Porque haverá o grito de comando, e a voz do arcanjo, e o som da trombeta de Deus, e então o próprio Senhor descerá do céu. Aqueles que morreram crendo em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. Portanto, animem uns aos outros com essas palavras."

Atos 7:46-51 - O discurso de Estêvão - "Deus abençoou grandemente a Davi, que pediu que lhe permitisse construir uma habitação permanente para o Deus de Jacó. Porém foi Salomão quem construiu esta casa. “Contudo, Deus não habita em casas feitas por mãos humanas. Como diz o profeta: ‘O céu é o meu trono’, e ‘a terra é o estrado dos meus pés. Que espécie de casa vocês poderiam construir?’, diz o Senhor, ou, ‘onde seria o meu lugar de descanso? Por acaso não fui eu que fiz todas essas coisas?’ “Como vocês são rebeldes e duros de coração! Será que resistirão para sempre ao Espírito Santo? Seus antepassados agiram assim e vocês agem da mesma maneira!"

1 Coríntios 3:16 - "Vocês não compreendem que todos juntos ( igreja, pessoas, não prédio ) são a casa de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês, em sua casa? Se alguém desonrar e estragar a casa de Deus, Deus o destruirá. Porque a casa de Deus é santa e limpa, e vocês são essa casa."

"Ó gálatas insensatos! Quem os enfeitiçou? Porque vocês costumavam ver o significado da morte de Jesus Cristo tão claramente como se eu tivesse exibido diante de vocês um quadro com o retrato de Cristo morrendo na cruz. Só gostaria de saber uma coisa: Vocês receberam o Espírito Santo pela tentativa de guardar as leis judaicas ou pela fé naquilo que ouviram? Será que vocês ficaram completamente loucos? Pois, se a tentativa de obedecer às leis judaicas nunca lhes deu vida espiritual no princípio, por que vocês pensam que a tentativa em obedecê-las agora os fará cristãos mais fortes? Vocês sofreram tanto pelo evangelho. E agora vão simplesmente jogar tudo pela janela? Mal posso acreditar nisso! E eu lhes pergunto de novo: Aquele que lhes dá o poder do Espírito Santo e opera milagres no meio de vocês faz isso como resultado das suas tentativas de obediência às leis judaicas ou pela fé com a qual receberam a palavra? Abraão teve a mesma experiência. “Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”. Daí se pode ver que os verdadeiros filhos de Abraão são aqueles que têm fé. As Escrituras previram esse tempo quando Deus justificaria também os gentios mediante a sua fé. Deus falou a esse respeito a Abraão muito tempo atrás quando disse: “Eu abençoarei aqueles que, em todas as nações, confiarem em mim como você”. E assim acontece: Todos aqueles que são da fé participam da mesma bênção que Abraão, homem de fé, recebeu. Já aqueles que confiam que as leis judaicas podem salvá-los estão debaixo da maldição, pois as Escrituras dizem: “Maldito todo aquele que, em qualquer tempo, quebrar uma só das leis que estão escritas no Livro da Lei”. Por conseguinte, é claro que ninguém jamais pode ser justificado pela tentativa de guardar as leis judaicas, porque Deus mesmo disse que “o justo viverá pela fé”. Como esse caminho de fé é diferente do caminho da lei! Como dizem as Escrituras: “Aquele que praticar o que a lei manda, viverá por ela”. Entretanto, Cristo nos comprou e nos redimiu da maldição da Lei, quando se tornou maldição em nosso lugar. Porque está escrito nas Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro”. Agora Deus pode abençoar os gentios também, com esta mesma bênção que ele prometeu a Abraão; e todos nós podemos receber o Espírito Santo prometido por meio da fé." Gálatas 3:1‭-‬14 NBV

"Eu já fui crucificado com Cristo: eu próprio não vivo mais, e sim é Cristo quem vive em mim. E a vida genuína que tenho agora dentro deste corpo é resultado da minha fé no Filho de Deus, o qual me amou e a si mesmo se entregou por mim." Gálatas 2:20 NBV-P

O altar é a Cruz, o calvário, o sacrifício de Cristo por nós.

Graça & Paz de JESUS, nosso SENHOR e Salvador,

Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso,

Pai Eterno e Príncipe da Paz!!!

Guarapari, Estado do Espírito Santo, Brasil.

Apóstolo Cavalcanti e Escrituras Sagradas e Eliezer Oliveira
Enviado por Apóstolo Cavalcanti em 04/03/2023
Reeditado em 05/03/2023
Código do texto: T7732637
Classificação de conteúdo: seguro