Os benefícios espirituais e físicos do jejum Bíblico

Qual é mais importante, a asa direita ou a esquerda do avião?

Qual é mais importante, o jejum ou a oração?

Ainda assim, agora mesmo diz o SENHOR: "Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns..." (Joel 2:12).

Jesus Cristo disse: "Quando jejuarem, não façam isso publicamente como os hipócritas, que procuram parecer abatidos e desarrumados para serem notados pelos outros! Verdadeiramente, essa é a única recompensa que eles terão. Mas, quando você estiver jejuando, lave o rosto e penteie o cabelo, de tal maneira que ninguém perceba que você está em jejum, e sim apenas o seu Pai que conhece todos os segredos. E ele recompensará você." Mateus 6:16‭-‬18 NBV-P

A única coisa que a maioria das pessoas sabe sobre o jejum é que ele pode servir para perder peso. Mas há muito mais que isso, que precisamos entender sobre o jejum.

O que é o jejum? - Em certo sentido, todos jejuam. Quando estamos dormindo, nós ficamos sem qualquer alimento ou bebida. Isso é jejum. É por isso que a primeira refeição do dia é chamada de desjejum. No entanto, quando as pessoas falam de jejum, geralmente é no sentido de um período de tempo mais longo sem comer nem beber, realizado de forma voluntária. Pode ser um dia inteiro, parte de um dia ou mais de um dia.

O jejum é abstinência de comida e água ( no caso da água, não mais que três dias ). É estranho dizer que o jejum é algo bom para nós, mas é incrível o tanto de benefícios que ele pode nos proporcionar. Ele está presente em toda área da saúde. Muitos atletas praticam o jejum para melhorar a saúde mental e física, além disso, pode melhorar a função cerebral, limpar o organismo e evitar células cancerosas, entre outros, e muitas religiões como o cristianismo, praticam o jejum porque acreditam que o estado físico está conectado com o estado espiritual. Tente você também elevar o seu lado físico e espiritual limpando o seu organismo com o jejum. Esta ação ajudará a sua mente ficar mais clara e alcançar novos rumos na vida.

Vamos ver neste artigo quais são os benefícios do jejum para a saúde física e vida espiritual.

Os 10 Benefícios de Jejum para à Saúde:

1) Acelera o metabolismo: - Se a digestão é fraca, isso afeta a capacidade de metabolizar os alimentos e queimar a gordura. O jejum causa um descanso ao sistema digestivo, ou seja, isso ajuda o metabolismo a ficar com mais energia e queimar calorias com mais eficiência. Ele serve para regular a digestão e promover a função intestinal saudável, melhorando a função do metabolismo.

2) Ajuda a limpar a pele e remover acnes: - Ele ajuda, pois o corpo é capaz de se concentrar as energias regenerativas em outros sistemas. Não comer nada por um dia, ajuda a limpar as toxinas e regular o funcionamento de outros órgãos, como fígado, rins, entre outros.

3) Mantém o corpo leve: - Muitas pessoas utilizam formas de se acalmar, como ler, meditar, entre outros., tudo para manter corpo e mente mais calmo e leve. Com o sistema digestivo vazio, abre espaço para mais energia no corpo, e assim, nos tornamos mais conscientes e mais leves.

4) Melhora a fome: - Às vezes, não sentimos fome, mas achamos isso. O ideal é sempre comer de três em três horas, o que resulta em uma boa alimentação e mantêm sem fome. Você só sentirá fome se ficar 12 ou 24 horas sem comer. O jejum regula os hormônios do corpo e mostra o que realmente é fome.

5) Melhora a função cerebral: - O jejum aumenta o BDNF do cérebro, que é o aumento de uma proteína chamada fator neurotrófico. Ele ativa as células-tronco do cérebro e converte para neurônios, e desencadeia milhares de produtos químicos que promovem a saúde neural. Essa proteína também ajuda a proteger as células que estão associadas ao Alzheimer e doença de Parkinson.

6) Melhora os padrões alimentares: - O jejum é uma dica para quem sofre transtorno de compulsão alimentar ou para quem tem dificuldade de manter um padrão de alimentação correta. Não que isso seja maravilhoso, mas com o jejum intermitente, se uma pessoa fica sem comer uma tarde inteira, e vai comer mais tarde, ela pode ingerir as calorias tudo de uma vez, sem um resultado negativo porque isso já é padrão dela.

7) Melhora a sensibilidade à insulina: - Um estudo mostrou que, após os períodos de jejum, a insulina se torna eficaz em células, pegando glicose do sangue.

8) Perda de peso: - Muitos estudos mostraram que o jejum, quando controlado dentro de um número de horas, permite que o corpo queime calorias através de células de gordura de forma eficaz.

9) Prolonga a vida: - É estranho dizer isso, mas sim, o jejum pode ajudar a ter uns longos aninhos. Alguns estudos mostraram que a vida das pessoas em culturas diferentes aumentou por conta da dieta. O porquê de envelhecer rápido? Metabolismo lento. Quanto mais rápido o metabolismo e mais eficiente, mais jovem seu corpo ficará.

10) Sistema imunológico eficiente: - O jejum ajuda a reduzir os radicais livres, regula as condições inflamatórias e evita a formação de células cancerosas.

Os Tipos de Jejum Bíblico e seus benefícios para a vida espiritual

O jejum bíblico não é para fazer dieta ou greve de fome. O jejum bíblico não é barganha com Deus nem um ato realizado para obter a glória dos homens (Lc 18.9-14). Na Bíblia encontramos alguns tipos de jejum:

1) Jejum parcial Abster-se apenas de alimentos sólidos. Neste caso a pessoa que jejua ingere apenas água. Alguns acreditam que Jesus, ao jejuar 40 dias e 40 noites no deserto, absteve-se apenas de alimento sólido (Mt 4.2);

2) Jejum total Abster-se de alimentos líquidos e sólidos. Na Bíblia vemos que Saulo de Tarso, após se encontrar com Jesus na estrada de Damasco absteve-se de alimento sólido e líquido por três dias e três noites (At 9.9). Moisés, quando subiu ao Monte Sinai para receber pela segunda vez as tábuas da lei, absteve-se de alimento sólido e líquido durante 40 dias e 40 noites (Êx 34.27). Um verdadeiro milagre!;

3) Jejum parcial Abster-se apenas de alguns alimentos. Daniel e seus três amigos, se recusaram a comer das finas iguarias de Nabucodonosor (rei da Babilônia) e para isso ingeriram apenas legumes e água (Dn 1.8;12-15).

Quando Jesus falou aos discípulos sobre como jejuar, claramente Ele estava esperando que fossem jejuar (Mateus 6:16-18). Ele não disse: "se jejuardes", mas "quando jejuardes". E note que, neste capítulo, Jesus dá ênfase ao jejum tanto quanto à oração e a prática de boas obras.

O jejum é mencionado com destaque no Antigo e Novo Testamento. O registro bíblico daqueles que jejuaram inclui Moisés, Davi, Elias, Esdras, Neemias, Ester, Daniel, Ana e Jesus Cristo. O apóstolo Paulo fez "jejum, muitas vezes" (2 Coríntios 11:27).

Um jejum para a saúde é qualquer dieta restritiva temporária que, supostamente, trará determinados benefícios à saúde. Mas estamos falando do jejum para a saúde espiritual, que envolve a abstenção de comida e bebida, enquanto empregamos esse tempo extra na oração, na meditação e no estudo da Bíblia (Êxodo 34:28; Esdras 10:6; Ester 4:16; Atos 9:9).

O ideal seria passar a maior parte do tempo de vigília, durante o jejum, orando, estudando e meditando. Se isso não for possível, pelo menos devemos fazer isso durante o tempo extra em que, normalmente, estaríamos nos alimentando.

O tempo que se pode jejuar com segurança depende da saúde de cada um. Se você não tem certeza sobre suas limitações de saúde, seria aconselhável procurar um médico para saber. Então comece pulando uma refeição ou duas e depois vá aumentando gradualmente até chegar a um dia inteiro de jejum — fique atento a qualquer efeito adverso. No entanto, não devemos considerar simples indisposições — incluindo sentir fome, sede e fraqueza — como "efeitos adversos". Para a maioria das pessoas, uma dor de cabeça é simplesmente um sintoma da abstinência do consumo regular de cafeína. Seria prudente diminuir a ingestão de bebidas com cafeína antes de começar um jejum.

Razões importantes para fazer jejum em prol da vida espiritual

O jejum é parte importante do desenvolvimento adequado e fundamentado de um relacionamento com Deus (Lucas 2:36-37; Atos 13:2).

O jejum é um exercício de autodisciplina sobre os nossos desejos carnais, que mantém Deus em primeiro lugar em nossos pensamentos. Ele nos liberta da escravidão de nossos apetites, enquanto nos concentramos no verdadeiro "Pão da Vida", Jesus Cristo (João 6:48-51, 63). Quando jejuamos, nós fazemos um pequeno auto-sacrifício para nos concentrar no incrível sacrifício de nosso Salvador e Seu plano para nós.

Por natureza, somos egocêntricos (egoístas), por isso devemos trabalhar para nos focarmos em Deus. Um dos objetivos importantes do jejum é aprender sobre a humildade — para entender melhor como Deus é grande e como somos fracos, pecadores e necessitados. O rei Davi entendeu isso quando escreveu: "Humilhava a minha alma com o jejum" (Salmo 35:13).

Deus se agrada de corações humildes. Ele disse em Isaías 66:2: "A este Eu estimo: ao humilde e contrito de espírito, que treme diante da Minha palavra" (NVI). Em Mateus 5:3, Jesus disse: "Bem-aventurados os pobres de espírito [humildes e dependentes], porque deles é o reino dos céus".

Jesus deixou claro que se jejuamos para nos mostrar — "para que aos homens pareça que jejuam" — somos hipócritas e não teremos nenhuma recompensa de Deus (Mateus 6:16-18). Jesus não quis dizer que é sempre errado dizer a alguém que se está jejuando. Muitas vezes, há necessidade de informar a alguém que você está jejuando, por exemplo, ao seu cônjuge. Jesus estava falando necessariamente de razões e atitudes corretas.

Jesus contou uma parábola em que um fariseu orgulhoso ostentava diante de Deus: "Jejuo duas vezes por semana" (Lucas 18:9, 12). O homem imaginava que era humilde e tinha orgulho disso! O jejum com uma atitude tão vaidosa é inútil.

Deus quer que tenhamos "fome e sede de justiça" (Mateus 5:6). Quando jejuamos, nós sentimos fome e ficamos cada vez mais fracos fisicamente. Além de reforçar o fato de que Deus é Aquele que nos sustenta e supre todas as nossas necessidades, outra importante lição disso é que logo ficamos espiritualmente mais fracos quando negligenciamos o alimento da oração, do estudo da Bíblia e todos os outros recursos para sermos transformados espiritualmente em filhos e filhas de Deus.

Além do propósito principal de adoração a Deus, aproximar-se dEle, negar-se, humilhar-se e crescer espiritualmente, não é errado ter propósitos secundários no jejum — orar suplicando a ajuda de Deus por algumas de nossas necessidades sérias ou de outras pessoas.

Quando Deus não lhe responder às orações acerca de alguma necessidade, procure jejuar e orar. Um exemplo foi quando os discípulos não puderam expulsar um demônio, Jesus disse-lhes que "esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum" (Mateus 17:14-21). O jejum apropriado, muitas vezes, resulta em progressos espirituais significativos. Enquanto contamos com as ferramentas espirituais da oração, do estudo da Bíblia e da meditação cotidianamente, de vez em quando pode ser necessária a poderosa ferramenta do jejum.

Pode haver muitas razões para jejuar, como um problema pessoal, um pecado difícil de superar, uma decisão importante a tomar, uma crise da Igreja, uma ameaça, a necessidade de mudar a atitude de alguém ou expressar agradecimento, entre outras coisas. No entanto, nunca devemos ver o jejum como uma forma de pressionar a Deus para conseguir o que queremos (Isaías 58:3). Deus quer que oremos acerca de nossos problemas, mas não que tentemos ditar as soluções. Nossa atitude deve ser como a de Jesus Cristo que, quando orava, dizia: "Todavia, não se faça a Minha vontade, mas a Tua" (Lucas 22:42).

É muito bom quando um grupo, como uma congregação da igreja ou um círculo de amigos, decide jejuar juntos a respeito de algum assunto urgente. Quando o seu país estava sendo invadido, o rei Josafá "apregoou jejum em todo o Judá" (2 Crônicas 20:1-3). Com a pregação de Jonas, "os homens de Nínive creram em Deus, e proclamaram um jejum" (Jonas 3:5).

Para suplicar a proteção de Deus, Esdras proclamou um jejum a todos os exilados, que estavam retornando a Judá (Esdras 8:21-23). Ester pediu que todos os judeus da capital persa jejuassem para que Deus os livrasse do genocídio (Ester 4:16).

A Palavra de Deus nos exorta a estarmos "firmes no Senhor" (Filipenses 4:1; 1 Tessalonicenses 3:8), que significa está agarrado firmemente na Rocha. Pelo que aprendemos na Bíblia sobre o jejum, vemos que as pessoas que jejuam e oram a Deus com sinceridade e regularidade, muito provavelmente vão manter-se "firmes no Senhor"!

Meu desejo é que você resgate a prática da disciplina do jejum em sua vida (faça apenas meio período no início e comece pelo jejum parcial). Antes de praticá-lo, consulte um médico para ver se não há problemas em fazê-lo. Leve o jejum a sério, você verá que fará muita diferença em sua vida. O jejum deveria ser algo normal no estilo de vida de um cristão, já que as pessoas jejuavam milhares de anos antes de Jesus nascer e continuaram jejuando após a Sua morte e ressurreição.

Eu particularmente pratico o jejum no mínimo uma vez por semana, as vezes faço um de 3 dias sem comer nada, bebendo só água, já fiz de 6 dias comendo pão e bebendo água e também o de 21 dias como o de Daniel, comendo somente frutas, legumes e bebendo água e sucos de frutas durante três semanas. Os resultados são sempre uma grande bênção, seja para o meu corpo como para a minha vida espiritual. Me sinto bem melhor de saúde e muito mais próximo de JESUS.

Graça & Paz de JESUS, nosso SENHOR e Salvador,

Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso,

Pai Eterno e Príncipe da Paz!!!

Conte comigo.

WatsApp (27) 99813-1255

claubertecavalcanti@hotmail.com

Guarapari, Estado do Espírito Santo, Brasil.

Apóstolo Cavalcanti, Escrituras Sagradas, Blog bem estar, Pastor Marcos Roberto Garcia e United Church of God.
Enviado por Apóstolo Cavalcanti em 05/03/2023
Reeditado em 07/03/2023
Código do texto: T7733302
Classificação de conteúdo: seguro