O filho pródigo

Hoje, o evangelho da igreja católica é sobre Jesus contando a parábola do filho pródigo.

Parábola é uma narrativa alegórica que transmite uma mensagem indireta, por meio de comparação ou analogia.

Jesus conta que um pai tinha dois filhos, o mais jovem resolveu viver outra vida e pediu ao pai a sua parte na herança.

O pai lhe atendeu o pedido e de posse desses recursos o filho foi embora e torrou a herança com farras e mulheres e como não podia deixar de ser, o dinheiro acabou e no País onde estava uma grande miséria se espalhou e ele começou a passar fome.

Arrumou um emprego para cuidar dos porcos do Patrão. A necessidade era tanta que desejava comer a comida servida aos porcos e nem isso lhe davam.

Pensou: Nas terras de meu pai, os empregados não passam fome, vou voltar e dizer ao meu pai que pequei contra Deus e contra ele e gostaria de ter um emprego para ser tratado da mesma forma que o pai tratava seus empregados. Se pôs a caminho.

Ao longe seu pai o avistou e correu ao seu encontro e abraçou-o e cobriu-o de beijos, pois seu filho estava morto e renasceu, chamou os empregados para cuidar dele e colocou um anel no seu dedo, mandou matar um novilho cevado para fazer uma festa.

O filho mais velho estava no campo e retornando viu a festa e perguntou aos empregados o que estava acontecendo e soube que seu irmão tinha voltado para casa e seu pai estava festejando seu retorno.

O filho mais velho ficou magoado e o pai lhe disse, filho tudo o que é meu é teu, pois estas sempre ao meu lado, mas teu irmão estava morto e reviveu.

Conclusão, o amor de Deus é incondicional e sua misericórdia é infinita, essa parábola mostra isso para aquele que quer retornar a casa do pai.

O que um pai terreno faria nessa situação?? Diria, filho ingrato, torrou tudo e agora vem com essa cara de miserável pedir perdão.

Deus é amor, não existe para ele o que passou, ele quer saber de sua atitude agora, veja que antes de você abrir a sua boca para confessar suas faltas ele já esqueceu e vai te abraçar e acolher. Ele nos conhece intimamente. Ele nos ama incondicionalmente. Creio que nosso julgamento é muito severo e Deus não é assim.