CHICO XAVIER NÃO SERÁ MENTOR DE EMMANUEL

Pergunta:

- É verdade que o médium quando desencarna o seu mentor espiritual encarna e aí o espírito do médium desencarnado vai ser mentor do seu antigo mentor que reencarnou?

Respostas:

- Não faz muito tempo inventaram essa doutrina da dobradinha entre médiuns e mentores, a qual não faz parte da realidade dos conhecimentos espíritas. É pura lenda dizer que o espírito de Emmanuel vai reencarnar e que o espírito de Chico Xavier vai se tornar o seu mentor. Os médiuns ainda não podem prever quais serão as particularidades da reencarnação de qualquer espírito que se encontra desencarnado. Sabe-se até que muitos espíritos não conseguem cumprir totalmente as linhas gerais do planejamento reencarnatório, assim como muitos desistem de viver conforme planejaram no plano espiritual. Dobradinha existe no futebol entre o ponta esqueda e o ponta direita, mas dobradinha entre médium e mensageiro espiritual não faz parte da doutrina dos espíritos. Estão inventando a lenda de dobradinha entre o médium e o seu mentor, cuja lenda não passa de uma grande vaidade à qual mesmo espíritos superiores podem ser tentados a cair. Assim como existem pessoas que se dizem médiuns e proclamam que seus mentores espirituais foram pessoas famosas em outras vidas, também há aquelas que se dizem reencarnação de grandes espíritos. Observe-se que nenhuma dessas pessoas se proclama reencarnação de pessoas que foram declaradamente más e criminosas em vidas passadas e nem diz que seus mentores foram espíritos odiosos em outras vidas. Assim sendo, é pura vaidade a doutrina de que Emmanuel vai reencarnar em tal data, vai ser um grande médium e que Chico Xavier, uma vez desencarnado, será o seu mentor espiritual. Aliás, já existem pessoas se dizendo reencarnação do espírito de Emmanuel. Do mesmo modo, é lenda inventada a notícia de que o espírito de Joana de Angelis vai reencarnar e um tal médium será o seu mentor espiritual. Na verdade, já se sabe que Emmanuel e Joana de Angelis não vão reencarnar tão cedo porque assumiram novas funções nas instituições espirituais que acompanham e fomentam o desenvolvimento espiritual da humanidade. O espírita deve esquivar-se da tentação de idolatrar médiuns e procurar desenvolver a consciência da vida eterna, e é uma grande demonstração de caridade que o espírita pode fazer aos médiuns não os idolatrando e nem os ajudando a cair na tentação da vaidade. Os espíritos zombeteiros é que criam essas doutrinas falsas e iduzem os espíritas ao erro e à vaidade.

***** Pelo espírito de Angelluz, psicografia de Marco Aurélio Rodrigues Dias