O dia que você beber dessa Água, nunca mais terá sede.

Então Jesus disse: — "Quem beber desta água terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna. Então a mulher pediu: —Por favor, me dê dessa água! Assim eu nunca mais terei sede e não precisarei mais vir aqui buscar água." João 4:13-15

Quando eu tinha dezenove anos, fui servir a Força Aérea Brasileira, em Pirassununga, no Estado de São Paulo, era apenas o ano obrigatório, a mesma coisa quando qualquer rapaz que vai para o Exército Brasileiro, só que eu havia escolhido e me alistado na Aeronáutica, quando tinha completado meus dezoito anos.

Nos primeiros dias lá como recruta, como os treinamentos eram muito intensos, vários rapazes pediram para sair e outros foram expulsos, mas eu fiquei firme, no propósito de ficar lá até o fim e depois seguir carreira. Aguentei situações que muitos não aguentaria, como os que saíram não aguentaram.

Então quando antes de me tornar Polícia da Aeronáutica, tivemos que passar por um treinamento na mata, durante uma semana, bem longe de nossas camas, chuveiro quente e refeitório, resultado disso, passamos fome, sede, frio, sono e muita pressão psicológica dos nossos superiores.

Foi então que, num desses dias no acampamento na mata, quando a gente já estava correndo bastante e muito cansados, eu cheguei no meu limite, de tanta sede que eu estava sentindo, e olha que eu não sou de beber tanta água, mas naquele dia, eu achei que iria morrer de sede.

Aí aconteceu que, lá na frente havia um riacho e eu planejei de imediato, fazer qualquer coisa para beber um pouco daquela água, caso eu não bebesse, poderia até desmaiar ou coisa pior acontecer, no meu psicológico, era tudo ou nada, eu não estava mais me importando com as consequências, caso eu fosse pego bebendo água sem a autorização dos superiores.

Havia mais de cem homens correndo na minha frente e outros atrás, vi que o chefe não estava olhando, peguei o meu próprio capacete e me abaixei bem rápido naquele riacho, peguei um bocado de água e bebi e na mesma hora, eu senti alívio, e mesmo com tão pouca água que eu havia conseguido pegar, deu para me saciar, pois não estava mais aguentando correr com tanta sede naquele mato, debaixo de um sol escaldante e calor insuportável.

Bebi da água, saciei a minha sede e continuei correndo, mas infelizmente fui pego no fragrante pelo meu superior, e dura foi a consequência depois, pela desobediência, de ter bebido água sem autorização, mesmo assim, eu não me importei, pois o que mais queria e precisava, era beber água, e eu bebi. Ficar sem comer a gente até consegue por uns três dias, mas ficar sem beber água, no primeiro dia, é desesperador e insuportável.

No texto de João Capítulo 4 relata uma história na qual Jesus Cristo, depois de uma longa viagem, parou num poço, chamado de o "poço de Jacó". Era mais ou menos meio-dia quando Jesus, cansado da viagem, sentou-se perto do poço. Uma mulher samaritana veio tirar água, e Jesus lhe disse: —"Por favor, me dê um pouco de água." - A mulher respondeu: —"O senhor é judeu, e eu sou samaritana. Então como é que o senhor me pede água?" ( versículo 9 )

Então Jesus disse: —"Se você soubesse o que Deus pode dar e quem é que está lhe pedindo água, você pediria, e ele lhe daria a água da vida." ( versículo 10 ) Ela respondeu: —"O senhor não tem balde para tirar água, e o poço é fundo. Como é que vai conseguir essa água da vida?" ( versículo 11 ) - Então Jesus disse: —"Quem beber desta água ( a água do poço ) terá sede de novo, mas a pessoa que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna." - Então a mulher pediu: —"Por favor, me dê dessa água! Assim eu nunca mais terei sede e não precisarei mais vir aqui buscar água." ( versículos 13,14,15 ).

No cristianismo, o termo "Água da Vida" é utilizado no contexto de "água viva", especificamente nas passagens de Apocalipse 21:6 e Apocalipse 22:1, assim como no Evangelho de João no Capítulo 4. Nelas, o termo "Água da Vida" se refere ao Espírito Santo.

E continuou: —"Tudo está feito! Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tem sede darei água para beber, de graça, da fonte da água da vida." ( Apocalipse 21:6 ) - "O anjo também me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro." ( Apocalipse 22:1 )

Jesus Cristo afirma mais uma vez essa verdade sobre O Espírito Santo no Evangelho segundo escreveu o Apóstolo João: "Como dizem as Escrituras Sagradas: “Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim”. - Jesus estava falando a respeito do Espírito Santo, que aqueles que criam nele iriam receber. Essas pessoas não tinham recebido o Espírito porque Jesus ainda não havia voltado para a presença gloriosa de Deus. ( versículos 38 e 39 )

Em João capítulos 14 a 16, encontramos Jesus, pouco antes de sua prisão pelos judeus, dando instruções de última hora e conforto aos seus discípulos. Ele não iria mais estar com eles. Eles certamente iriam vê-lo novamente depois de sua ressurreição, mas apenas temporariamente, até a ascensão a Seu Pai. O fato de que Jesus iria para o Pai significa que eles seriam deixados sós ... a não ser que Ele enviasse um substituto, alguém que preenchesse seu lugar. A não ser que Ele estivesse vindo para eles em "outra forma", por assim dizer. E, como veremos, é exatamente o que aconteceu!

Jesus, embora não mais presente fisicamente, está muito mais presente do que antes! Como? Através do Consolador, o Espírito Santo, o que realmente preencheu o lugar de Jesus, fazendo o que ele estaria fazendo se estivesse fisicamente presente com cada um de seus discípulos. Mencionar discípulos, eu não estou me referindo aqui apenas aos discípulos que estavam presentes naquela noite no jardim do Getsêmani. Além deles, estou me referindo a nós. Nenhum de nós conheceu Jesus pessoalmente, em carne e osso, como os discípulos o encontraram. No entanto, por causa do Consolador, o Espírito Santo, não somos deixados sem Ele.

Jesus continuou: —"Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre. O mundo não pode receber esse Espírito porque não o pode ver, nem conhecer. Mas vocês o conhecem porque ele está com vocês e viverá em vocês. Não vou deixá-los abandonados, mas voltarei para ficar com vocês." ( João 14:15-18 )

Jesus Cristo está falando aqui sobre o Espírito Santo e descreve-o como outro consolador. Embora Jesus estivesse indo embora, Ele não iria realmente deixá-los sozinhos. Ele iria enviar OUTRO consolador, isto é, alguém que iria substituí-lo, alguém que faria tudo o que ele estava fazendo quando habitava com eles, um substituto para falar em nome de sua ausência física. Embora ele não estivesse mais presente fisicamente com eles, ele estaria presente espiritualmente, através do Consolador. Em outras palavras ter o Espírito Santo é absolutamente como ter Jesus. E o Espírito Santo faz para aqueles que seguem Jesus o que Jesus fez por seus discípulos, quando ele estava fisicamente presente, ou seja, ensiná-los, orientá-los, admoestá-los, confortá-los. É por isso que é chamado de um OUTRO Consolador. O consolador primeiro foi Jesus em sua presença física. Apenas alguns dias depois da ascensão de Jesus, o Espírito Santo, o segundo Consolador, "outro Consolador", a preencher o lugar de Jesus, que foi o consolador que veio em primeiro lugar. Como Barnes diz em seu comentário: - "Jesus tinha sido para eles um conselheiro, um guia, um amigo, enquanto estava com eles. Ele os tinha instruído, tratara seus preconceitos e ignorância, e tinha administrado consolação para eles nos tempos de desânimo. Mas ele estava prestes a deixá-los agora . O outro Consolador era para ser dado como uma compensação por sua ausência, ou para realizar a mesma função em relação a eles que Jesus teria feito se tivesse permanecido pessoalmente com eles. E deste podemos aprender, em parte, o qual é a função do Espírito. É fornecer a todos os cristãos a instrução e consolação que teria sido dada pela presença pessoal de Jesus... " (Albert Barnes’ Notes on the Bible)

Portanto, querido irmão e irmã em Cristo: você não está sozinho. JESUS não está em algum lugar longe de você. Ele está muito perto de você. JESUS, através do Consolador, O ESPÍRITO SANTO, está em você! Como Colossenses 1:26-27 nos diz: - "Essa mensagem é o segredo que ele escondeu de toda a humanidade durante os séculos passados, porém que agora ele revelou ao seu povo. O plano de Deus é fazer com que o seu povo conheça esse maravilhoso e glorioso segredo que ele tem para revelar a todos os povos. E o segredo é este: CRISTO ESTÁ EM VOCÊS, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus."

O Consolador, O ESPÍRITO SANTO está em mim e em você, para fazer tudo o que Cristo faria se estivesse fisicamente presente conosco hoje. Este é o Ministério do Espírito Santo, como descrito por Jesus: - "Mas o Auxiliador, o Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará com que lembrem de tudo o que eu disse a vocês." ( João 14:26 )

"Quando chegar o Auxiliador, o Espírito da verdade, que vem do Pai, ele falará a respeito de mim. E sou eu quem enviará esse Auxiliador a vocês da parte do Pai. E vocês também falarão a meu respeito porque estão comigo desde o começo." ( João 15:26 )

"Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma idéia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado porque não crêem em mim; estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me ver mais. E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado. Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. Ele vai ficar sabendo o que tenho para dizer, e dirá a vocês, e assim ele trará glória para mim. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai ficar sabendo o que eu lhe disser e vai anunciar a vocês." ( João 16:8-15 )

Este é o maravilhoso Ministério e a realidade maravilhosa do Espírito Santo. Muitas pessoas não acreditam realmente na atividade do Espírito Santo na vida dos seus discípulos. Eles estão, portanto, essencialmente apoiando o fato de que ficamos órfãos com apenas nossas mentes para tentarmos descobrir como viver para Ele, mas, como Jesus disse, Não somos órfãos! O Espírito Santo preenche por ele, sendo "Outro Consolador", isto é, um Consolador no lugar de Jesus, o nosso primeiro consolador.

Outros ainda atribuem ao Espírito Santo coisas que nunca vemos Jesus fazendo e que não têm apoio na Escrituras Sagradas. Essas coisas são realmente feitas pelo Espírito Santo? A resposta é NÃO. O que o Espírito Santo faz está sempre em alinhamento com a Palavra de Deus. Se algo não está de acordo com a Palavra de Deus, então não é feito pelo Espírito Santo.

Jesus Cristo foi para O Pai e não nos deixou sozinhos. Ele nos enviou Um Substituto que faz o que Jesus faria se estivesse fisicamente presente com cada um de nós hoje. Esta substituição é O Espírito Santo e sua Missão é, entre outras, nos ensinar e pôr em lembrança (João 14:26), instruir, orientar (At 16:6-10) e confortar (Atos 9:31). Não é um "espírito de medo, mas de poder, de amor e de moderação" (2 Timóteo 1:7). Este é o Dom Maravilhoso que o Pai, por causa do Seu Amor, deu aos que crêem no seu Filho e em Sua ressurreição dentre os mortos.

"Essa esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu." ( Romanos 5:5 )

O ESPIRITO SANTO oferece uma vida nova para você. Você quer viver essa vida nova com Ele vivendo dentro de você?

"As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus. Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio. E contra essas coisas não existe lei." ( Gálatas 519-23 )

"Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao seu serviço e agradável a ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus. Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele." ( Romanos 12:1,2 )

Você está com sede? Existe um vazio dentro de você que nada e ninguém consegue preencher? Beba da ÁGUA DA VIDA hoje ainda e nunca mais terá sede! Seja cheio(a) do ESPÍRITO SANTO e tenha JESUS vivo dentro de você todos os dias da sua vida aqui na terra e também na vida eterna lá no Céu. Busque por Ele lendo as Sagradas Escrituras, principalmente em todo Novo Testamento, que foi deixado para nós, os Cristãos. Congregue em uma igreja mais próxima da sua casa onde adoram O ESPÍRITO SANTO e ali busque por ELE de todo o seu coração, e por fim, Ore todos os dias, pois a oração é o único canal de comunicação entre nós e O ESPÍRITO SANTO, nosso Conselheiro Maravilhoso, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz. ( Isaías 9:6 )

Conte comigo.

WatsApp (27) 99813-1255

claubertecavalcanti@hotmail.com

Shalom

Graça & Paz

A Paz de Deus

A Paz do SENHOR

Guarapari, Estado do Espírito Santo, Brasil.

Apóstolo Cavalcanti e Escrituras Sagradas Verdades Bíblicas
Enviado por Apóstolo Cavalcanti em 31/03/2023
Reeditado em 31/03/2023
Código do texto: T7752899
Classificação de conteúdo: seguro