A MORTE E A VIDA DO PECADOR

O apóstolo Paulo, em sua carta aos Romanos, faz uma análise profunda da condição humana diante da lei de Deus. Ele afirma que, antes de conhecer a lei, ele vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e ele morreu (Rm 7:9). O que isso significa? Significa que a lei de Deus revela o pecado que habita em nós, e nos condena à morte espiritual. A lei é santa, justa e boa, mas nós somos carnais, vendidos sob o pecado (Rm 7:12-14). Por isso, não conseguimos cumprir a lei perfeitamente, e estamos sujeitos à ira de Deus.

 

Mas há uma boa notícia: Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para nos salvar da condenação da lei. Jesus cumpriu a lei perfeitamente para morrer na cruz pelos nossos pecados. Ele ressuscitou dentre os mortos, e nos oferece a vida eterna pela fé. Se cremos em Jesus, somos justificados diante de Deus, e recebemos o seu Espírito Santo, que nos capacita a viver uma nova vida. Não estamos mais debaixo da lei, mas da graça (Rm 6:14). Somos libertos do domínio do pecado, e podemos servir a Deus em novidade de espírito (Rm 7:6).

 

Portanto, devemos refletir sobre a nossa situação diante de Deus. Se ainda não conhecemos a Jesus como nosso Salvador e Senhor, estamos mortos em nossos pecados, e precisamos nos arrepender e crer nele. Se já somos cristãos, devemos agradecer a Deus por sua misericórdia e amor, e buscar viver de acordo com a sua vontade. Não devemos nos conformar com este mundo, mas nos transformar pela renovação da nossa mente (Rm 12:2). Devemos também compartilhar as boas novas do evangelho com outras pessoas, para que elas também possam experimentar a vida que há em Cristo.

 

 

🙏🙌👏